Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29905
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoAs práticas e as teorias pedagógicas fazem parte do exercício cotidiano de professores de Geografia. Em uma abordagem de projetos, a interdisciplinaridade por meio do conhecimento é valorada e as experiências exercem um papel fundamental no processo de ensino- aprendizagem. O registro de experiências teóricas e práticas sobre o ensino de Geografia é o que inicialmente pode marcar o resultado deste livro. No entanto, o desafio é maior e mais complexo. Organizar este material resulta de um longo percurso que se iniciou ainda na formulação da proposta de ação em cada componente curricular presente na formação de futuros professores de Geografia. Continuou nos estímulos e desânimos do cotidiano de uma instituição formadora de professores para educação básica. Passou pela reflexão sobre a qualidade do processo desenvolvido e em constante reelaboração. E chegou à ideia da consolidação do percurso feito, sempre em conjunto, através da escrita e do registro dos passos dados. É isto que registra este livro: de parte do percurso formativo de estudantes e professores da licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande. Dos movimentos feitos por essas pessoas atuantes na formação inicial de novos professores. Dos movimentos partilhados e realizados também com a presença de licenciandos e licenciandas em formação e que dão cara ao que havia sido planejado pelos professores. Da ideia de atuar na formação do docente de Geografia, considerando as possibilidades presentes na pedagogia de projetos efetivada mediante experiências desenvolvidas em momento importância de discutir as diversas formas de uso e apropriação dos espaços da cidade, por meio de espaços destinados à cultura e ao lazer.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titlePedagogia de projetos em Geografia: teorias e práticas.pt_BR
dc.date.issued2020
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29905
dc.date.accessioned2023-05-22T18:17:56Z
dc.date.available2023-05-22
dc.date.available2023-05-22T18:17:56Z
dc.typeLivropt_BR
dc.subjectPedagogia de projetospt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectGeografia - ensinopt_BR
dc.subjectMetodologias ativas - Geografiapt_BR
dc.subjectFormação docente - Geografiapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionado - Geografiapt_BR
dc.subjectEducação geográficapt_BR
dc.subjectCultura e lazer - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectPaisagem do bairro - interpretaçãopt_BR
dc.subjectRecursos didáticos - Geografiapt_BR
dc.subjectMateriais didáticos - Geografiapt_BR
dc.subjectUso adequado da água - Semiárido Nordestinopt_BR
dc.subjectRacismo no ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectTerra e sistema solarpt_BR
dc.subjectProject Pedagogypt_BR
dc.subjectGeography Teachingpt_BR
dc.subjectGeography - teachingpt_BR
dc.subjectActive Methodologies - Geographypt_BR
dc.subjectTeaching training - Geographypt_BR
dc.subjectSupervised Internship - Geographypt_BR
dc.subjectGeographic educationpt_BR
dc.subjectCulture and leisure - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectNeighborhood landscape - interpretationpt_BR
dc.subjectDidactic resources - Geographypt_BR
dc.subjectTeaching materials - Geographypt_BR
dc.subjectProper use of water - Northeastern Semiaridpt_BR
dc.subjectRacism in Geography Teachingpt_BR
dc.subjectEarth and solar systempt_BR
dc.subjectPédagogie du projetpt_BR
dc.subjectEnseignement de la géographiept_BR
dc.subjectGéographie - enseignementpt_BR
dc.subjectMéthodologies actives - Géographiept_BR
dc.subjectFormation pédagogique - Géographiept_BR
dc.subjectStage Encadré - Géographiept_BR
dc.subjectÉducation géographiquept_BR
dc.subjectCulture et loisirs - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectPaysage de quartier - interprétationpt_BR
dc.subjectRessources didactiques - Géographiept_BR
dc.subjectSupports pédagogiques - Géographiept_BR
dc.subjectUtilisation appropriée de l'eau - Semi-aride du nord-estpt_BR
dc.subjectLe racisme dans l'enseignement de la géographiept_BR
dc.subjectTerre et système solairept_BR
dc.subjectPedagogía del Proyectopt_BR
dc.subjectEnseñanza de la Geografíapt_BR
dc.subjectGeografía - enseñanzapt_BR
dc.subjectMetodologías Activas - Geografíapt_BR
dc.subjectFormación docente - Geografíapt_BR
dc.subjectPrácticas Supervisadas - Geografíapt_BR
dc.subjectEducación geográficapt_BR
dc.subjectCultura y ocio - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectPaisaje de barrio - interpretaciónpt_BR
dc.subjectRecursos didácticos - Geografíapt_BR
dc.subjectMaterial didáctico - Geografíapt_BR
dc.subjectUso adecuado del agua - Semiárido Nororientalpt_BR
dc.subjectRacismo en la enseñanza de la geografíapt_BR
dc.subjectTierra y sistema solarpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
dc.creatorDIAS, Angélica Mara de Lima.
dc.creatorNASCIMENTO, Aliery Araújo do.
dc.creatorLIMA, José Silvano de Sousa.
dc.creatorSARMENTO, Renalle Rodrigues dos Santos.
dc.creatorDANTAS, Denis Rodrigues.
dc.creatorLIMA, Adjael Maracajá de.
dc.creatorSANTOS, Danilo Antônio Nascimento.
dc.creatorNUNES, Diogo Soares.
dc.creatorSOUSA, Epídio Araújo de.
dc.creatorCALUÊTE, Polyanna Nayanna de Brito.
dc.creatorARAÚJO, Elânia Daniele Silva.
dc.creatorBARBOSA, Eronides Gomes.
dc.creatorRIBEIRO, Estanley Pires.
dc.creatorSILVA, Irislaldo Erik Estevam da.
dc.creatorMARQUES, Ivana Sousa.
dc.creatorPORTO, Odaiza Barros.
dc.creatorOLIVEIRA, Julia Diniz de.
dc.creatorREGO, Anizabel Costa Duarte do.
dc.creatorMIRANDA, Mylena Susan Silva.
dc.creatorTAVARES, Noaldo José Aires.
dc.creatorFARIAS, Luis Felipe Costa de.
dc.creatorOLIVEIRA, Taynan Araújo de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePedagogy of projects in Geography: theories and practices.pt_BR
dc.identifier.citationDIAS, Angélica Mara de Lima; PEREIRA, Karla Sabrina de Souza; CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira (Organizadores). Pedagogia de projetos em Geografia: teorias e práticas. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-65-86302-04-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29905pt_BR
Appears in Collections:Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PEDAGOGIA DE PROJETOS EM GEOGRAFIA - EBOOK EDUFCG 2020.pdfPedagogia de projetos em geografia - EBOOK EDUFCG 2020.2.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.