Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29572
Title: | Práticas de linguagem, letramentos e diversidade. |
Other Titles: | Language practices, literacy and diversity. |
???metadata.dc.creator???: | RIBEIRO, Roziane Marinho. SALUSTIANO, Dorivaldo Alves. RAMOS, Fabiana. REIS, Ana Gabriela Dias. LIRA, André Augusto Diniz. SANTOS, Anita Leocádia Pereira dos. SOUSA, Elaine Tayse de. SILVA, João Estevão da. LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida. MENDES, Flaw. LUSTOSA, Francisca Geny. CAMPOS, Kátia Patrício B. BÔAS, Lúcia Villas. ANDRADE, Márcio André de. NASCIMENTO, Micaelle Ribeiro do. LUNA, Mylena Andryelle Melo de. LIMA, Niédja Maria Ferreira de. LIMA, Ritha Cordeiro de Sousa e. ROCHA, Silvia Roberta da Mota. MEDEIROS, Valmira Lúcia Matias de. |
Keywords: | Linguagem;Letramento;Diversidade;Práticas educativas;Língua de sinais - letramento;Alunos remanescentes - alfabetização e letramento;Escrita;Educação cuidadora - bebês;Paulo Freire - aprendizagens da diversidade;Pesquisa educacional;Escola Quilombola;Quilombolas - educação;Escola Negros do Osso - Pesqueira - PE;Comunidade Quilombola Negros do Osso - Pesqueira - PE;Pesqueira - PE - Comunidade Quilombola Negros do Osso;Gênero e sexualidade;Language;Literacy;Diversity;Educational practices;Sign language - literacy;Remaining students - literacy and literacy;Writing;Caring education - babies;Paulo Freire - learning from diversity;Educational research;Quilombola School;Quilombolas - education;Negros do Osso School - Pesqueira - PE;Negros do Osso Quilombola Community - Pesqueira - PE;Pesqueira - PE - Negros do Osso Quilombola Community;Gender and sexuality;Langue;l'alphabétisation;Diversité;Pratiques pédagogiques;Langue des signes - alphabétisation;Étudiants restants - alphabétisation et alphabétisation;En écrivant;Éducation bienveillante - bébés;Paulo Freire - apprendre de la diversité;Recherche éducative;École Quilombola;Quilombolas - éducation;École Negros do Osso - Pesqueira - PE;Communauté Negros do Osso Quilombola - Pesqueira - PE;Pesqueira - PE - Communauté Negros do Osso Quilombola;Genre et sexualité;Idioma;Literatura;Diversidad;Prácticas educativas;Lenguaje de señas - alfabetización;Estudiantes restantes - alfabetización y alfabetización;Escribiendo;Educación solidaria - bebés;Paulo Freire - aprendiendo de la diversidad;Investigacion Educativa;Escuela Quilombola;Quilombolas - educación;Escuela Negros do Osso - Pesqueira - PE;Comunidad Quilombola Negros do Osso - Pesqueira - PE;Pesqueira - PE - Comunidad Quilombola Negros do Osso;Género y sexualidad |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | RIBEIRO, Roziane Marinho; SALUSTIANO, Dorivaldo Alves; RAMOS, Fabiana (organizadores). Práticas de linguagem, letramento e diversidade. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2022. ISBN: 978-65-86302-72-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29572 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A publicação desse livro é resultado de um trabalho colaborativo, muitos esforços e o desejo comum de disseminar conhecimentos cientíicos produzidos no âmbito da Linha de Pesquisa Práticas Educativas e Diversidade, que integra o Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG). Organizado por docentes vinculados a essa Linha, este livro torna público parte dos resultados de pesquisas desenvolvidas por docentes-pesquisadores que atuam na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Superior, em instituições públicas e privadas de vários estados brasileiros. Além disso, convida os educadores e as educadoras que atuam na Educação Básica e no Ensino Superior a refletir e colaborar com a construção de respostas para importantes desaios da práxis educativa na sociedade contemporânea. A coletânea de oito capítulos que aqui se apresenta, além da proximidade de seus temas e enfoques teórico-metodológicos, possuem em comum a investigação de temas candentes da Educação Básica brasileira na atualidade, tomando como pressuposto básico a concepção de que a formação docente se dá na confluência entre o campo teórico e as práticas escolares. Nessa direção, por meio da difusão do conhecimento produzido por intermédio desses estudos, espera-se ampliar a interlocução dos autores com pesquisadores e professores da Escola Básica, buscando oferecer aportes para ampliar a compreensão de questões que permeiam o trabalho docente, notadamente oporacerca das atualizações teóricas e práticas docentes relativos à linguagem, aos letramentos e à diversidade. Estes aspectos são abordados por meio de investigações acerca dos eventos de letramento desenvolvidos em mostras pedagógicas escolares; do papel do professor na formação do leitor literário nos anos iniciais do Ensino Fundamental; do letramento em língua de sinais em contextos de ensino bilingue bimodal; dos desaios da alfabetização e letramento de sujeitos estigmatizados pela exclusão social e escolar; dos estudos com bebês e crianças bem pequenas acerca da importância de resguardar e garantir atenção a suas necessidades especíicas de convivência, expressão e construção da identidade; da relevância da reflexão autobiográica de Paulo Freire sobre questões relativas à diversidade e suas contribuições para a pesquisa em Educação; do processo de luta pela terra e a conquista da escola em uma comunidade quilombola e a problemática de construção do currículo; assim como o estudo de gênero, sexualidade e sexting em sala de aula, abordando a importância da Escola contribuir para uma educação de respeito e igualitária, além de viabilizar uma sociedade solidária e uma cultura de paz. Assim, convidamos você, leitor(a), a construir sua trajetória de leitura dessa obra, considerando-a prenhe de sentidos, mas também aberta à geração de outros tantos! |
Keywords: | Linguagem Letramento Diversidade Práticas educativas Língua de sinais - letramento Alunos remanescentes - alfabetização e letramento Escrita Educação cuidadora - bebês Paulo Freire - aprendizagens da diversidade Pesquisa educacional Escola Quilombola Quilombolas - educação Escola Negros do Osso - Pesqueira - PE Comunidade Quilombola Negros do Osso - Pesqueira - PE Pesqueira - PE - Comunidade Quilombola Negros do Osso Gênero e sexualidade Language Literacy Diversity Educational practices Sign language - literacy Remaining students - literacy and literacy Writing Caring education - babies Paulo Freire - learning from diversity Educational research Quilombola School Quilombolas - education Negros do Osso School - Pesqueira - PE Negros do Osso Quilombola Community - Pesqueira - PE Pesqueira - PE - Negros do Osso Quilombola Community Gender and sexuality Langue l'alphabétisation Diversité Pratiques pédagogiques Langue des signes - alphabétisation Étudiants restants - alphabétisation et alphabétisation En écrivant Éducation bienveillante - bébés Paulo Freire - apprendre de la diversité Recherche éducative École Quilombola Quilombolas - éducation École Negros do Osso - Pesqueira - PE Communauté Negros do Osso Quilombola - Pesqueira - PE Pesqueira - PE - Communauté Negros do Osso Quilombola Genre et sexualité Idioma Literatura Diversidad Prácticas educativas Lenguaje de señas - alfabetización Estudiantes restantes - alfabetización y alfabetización Escribiendo Educación solidaria - bebés Paulo Freire - aprendiendo de la diversidad Investigacion Educativa Escuela Quilombola Quilombolas - educación Escuela Negros do Osso - Pesqueira - PE Comunidad Quilombola Negros do Osso - Pesqueira - PE Pesqueira - PE - Comunidad Quilombola Negros do Osso Género y sexualidad |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29572 |
Appears in Collections: | Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PRÁTICAS DE LINGUAGEM, LETRAMENTOS E DIVERSIDADES - E-BOOK EDUFCG 2022_1.pdf | Práticas de linguagem, letramentos e diversidades - E-BOOK EDUFCG 2022 | 1.45 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.