Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29572
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | A publicação desse livro é resultado de um trabalho colaborativo, muitos esforços e o desejo comum de disseminar conhecimentos cientíicos produzidos no âmbito da Linha de Pesquisa Práticas Educativas e Diversidade, que integra o Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG). Organizado por docentes vinculados a essa Linha, este livro torna público parte dos resultados de pesquisas desenvolvidas por docentes-pesquisadores que atuam na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Superior, em instituições públicas e privadas de vários estados brasileiros. Além disso, convida os educadores e as educadoras que atuam na Educação Básica e no Ensino Superior a refletir e colaborar com a construção de respostas para importantes desaios da práxis educativa na sociedade contemporânea. A coletânea de oito capítulos que aqui se apresenta, além da proximidade de seus temas e enfoques teórico-metodológicos, possuem em comum a investigação de temas candentes da Educação Básica brasileira na atualidade, tomando como pressuposto básico a concepção de que a formação docente se dá na confluência entre o campo teórico e as práticas escolares. Nessa direção, por meio da difusão do conhecimento produzido por intermédio desses estudos, espera-se ampliar a interlocução dos autores com pesquisadores e professores da Escola Básica, buscando oferecer aportes para ampliar a compreensão de questões que permeiam o trabalho docente, notadamente oporacerca das atualizações teóricas e práticas docentes relativos à linguagem, aos letramentos e à diversidade. Estes aspectos são abordados por meio de investigações acerca dos eventos de letramento desenvolvidos em mostras pedagógicas escolares; do papel do professor na formação do leitor literário nos anos iniciais do Ensino Fundamental; do letramento em língua de sinais em contextos de ensino bilingue bimodal; dos desaios da alfabetização e letramento de sujeitos estigmatizados pela exclusão social e escolar; dos estudos com bebês e crianças bem pequenas acerca da importância de resguardar e garantir atenção a suas necessidades especíicas de convivência, expressão e construção da identidade; da relevância da reflexão autobiográica de Paulo Freire sobre questões relativas à diversidade e suas contribuições para a pesquisa em Educação; do processo de luta pela terra e a conquista da escola em uma comunidade quilombola e a problemática de construção do currículo; assim como o estudo de gênero, sexualidade e sexting em sala de aula, abordando a importância da Escola contribuir para uma educação de respeito e igualitária, além de viabilizar uma sociedade solidária e uma cultura de paz. Assim, convidamos você, leitor(a), a construir sua trajetória de leitura dessa obra, considerando-a prenhe de sentidos, mas também aberta à geração de outros tantos! | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | Práticas de linguagem, letramentos e diversidade. | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29572 | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-08T13:48:25Z | - |
dc.date.available | 2023-05-08 | - |
dc.date.available | 2023-05-08T13:48:25Z | - |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Práticas educativas | pt_BR |
dc.subject | Língua de sinais - letramento | pt_BR |
dc.subject | Alunos remanescentes - alfabetização e letramento | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Educação cuidadora - bebês | pt_BR |
dc.subject | Paulo Freire - aprendizagens da diversidade | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa educacional | pt_BR |
dc.subject | Escola Quilombola | pt_BR |
dc.subject | Quilombolas - educação | pt_BR |
dc.subject | Escola Negros do Osso - Pesqueira - PE | pt_BR |
dc.subject | Comunidade Quilombola Negros do Osso - Pesqueira - PE | pt_BR |
dc.subject | Pesqueira - PE - Comunidade Quilombola Negros do Osso | pt_BR |
dc.subject | Gênero e sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Language | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.subject | Diversity | pt_BR |
dc.subject | Educational practices | pt_BR |
dc.subject | Sign language - literacy | pt_BR |
dc.subject | Remaining students - literacy and literacy | pt_BR |
dc.subject | Writing | pt_BR |
dc.subject | Caring education - babies | pt_BR |
dc.subject | Paulo Freire - learning from diversity | pt_BR |
dc.subject | Educational research | pt_BR |
dc.subject | Quilombola School | pt_BR |
dc.subject | Quilombolas - education | pt_BR |
dc.subject | Negros do Osso School - Pesqueira - PE | pt_BR |
dc.subject | Negros do Osso Quilombola Community - Pesqueira - PE | pt_BR |
dc.subject | Pesqueira - PE - Negros do Osso Quilombola Community | pt_BR |
dc.subject | Gender and sexuality | pt_BR |
dc.subject | Langue | pt_BR |
dc.subject | l'alphabétisation | pt_BR |
dc.subject | Diversité | pt_BR |
dc.subject | Pratiques pédagogiques | pt_BR |
dc.subject | Langue des signes - alphabétisation | pt_BR |
dc.subject | Étudiants restants - alphabétisation et alphabétisation | pt_BR |
dc.subject | En écrivant | pt_BR |
dc.subject | Éducation bienveillante - bébés | pt_BR |
dc.subject | Paulo Freire - apprendre de la diversité | pt_BR |
dc.subject | Recherche éducative | pt_BR |
dc.subject | École Quilombola | pt_BR |
dc.subject | Quilombolas - éducation | pt_BR |
dc.subject | École Negros do Osso - Pesqueira - PE | pt_BR |
dc.subject | Communauté Negros do Osso Quilombola - Pesqueira - PE | pt_BR |
dc.subject | Pesqueira - PE - Communauté Negros do Osso Quilombola | pt_BR |
dc.subject | Genre et sexualité | pt_BR |
dc.subject | Idioma | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Diversidad | pt_BR |
dc.subject | Prácticas educativas | pt_BR |
dc.subject | Lenguaje de señas - alfabetización | pt_BR |
dc.subject | Estudiantes restantes - alfabetización y alfabetización | pt_BR |
dc.subject | Escribiendo | pt_BR |
dc.subject | Educación solidaria - bebés | pt_BR |
dc.subject | Paulo Freire - aprendiendo de la diversidad | pt_BR |
dc.subject | Investigacion Educativa | pt_BR |
dc.subject | Escuela Quilombola | pt_BR |
dc.subject | Quilombolas - educación | pt_BR |
dc.subject | Escuela Negros do Osso - Pesqueira - PE | pt_BR |
dc.subject | Comunidad Quilombola Negros do Osso - Pesqueira - PE | pt_BR |
dc.subject | Pesqueira - PE - Comunidad Quilombola Negros do Osso | pt_BR |
dc.subject | Género y sexualidad | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | RIBEIRO, Roziane Marinho. | - |
dc.creator | SALUSTIANO, Dorivaldo Alves. | - |
dc.creator | RAMOS, Fabiana. | - |
dc.creator | REIS, Ana Gabriela Dias. | - |
dc.creator | LIRA, André Augusto Diniz. | - |
dc.creator | SANTOS, Anita Leocádia Pereira dos. | - |
dc.creator | SOUSA, Elaine Tayse de. | - |
dc.creator | SILVA, João Estevão da. | - |
dc.creator | LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida. | - |
dc.creator | MENDES, Flaw. | - |
dc.creator | LUSTOSA, Francisca Geny. | - |
dc.creator | CAMPOS, Kátia Patrício B. | - |
dc.creator | BÔAS, Lúcia Villas. | - |
dc.creator | ANDRADE, Márcio André de. | - |
dc.creator | NASCIMENTO, Micaelle Ribeiro do. | - |
dc.creator | LUNA, Mylena Andryelle Melo de. | - |
dc.creator | LIMA, Niédja Maria Ferreira de. | - |
dc.creator | LIMA, Ritha Cordeiro de Sousa e. | - |
dc.creator | ROCHA, Silvia Roberta da Mota. | - |
dc.creator | MEDEIROS, Valmira Lúcia Matias de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Language practices, literacy and diversity. | pt_BR |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Roziane Marinho; SALUSTIANO, Dorivaldo Alves; RAMOS, Fabiana (organizadores). Práticas de linguagem, letramento e diversidade. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2022. ISBN: 978-65-86302-72-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29572 | pt_BR |
Appears in Collections: | Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PRÁTICAS DE LINGUAGEM, LETRAMENTOS E DIVERSIDADES - E-BOOK EDUFCG 2022_1.pdf | Práticas de linguagem, letramentos e diversidades - E-BOOK EDUFCG 2022 | 1.45 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.