Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29465
Title: | Educação da resistência: reflexões e práticas. |
Other Titles: | Resistance education: reflections and practices. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Maria do Socorro. RODRIGUES, Melânia Mendonça. MELO, Naara Queiroz de. ROSAR, Maria de Fatima Felix. SANTIAGO, Eliete. MACEDO, Roseane Rodrigues de. SOUZA, Kilma Wayne Silva de. VASCONCELOS NETO, José Euriques de. SOUZA, Antônio Lisboa Leitão de. BATISTA, Simone Vieira. SALVADORI, Maria Ângela Borges. BARROS, Rosa Amélia de Queiroz. SILVA, Laís Salustiano da. LIMA, Niédja Maria Ferreira de. SILVA, Severino Bezerra da. ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares. BEZERRA, Julyanna de Oliveira. BATISTA, Geovânio Lima. LUSTOSA, Kelyana da Silva. |
Keywords: | Educação da resistência;Direito à educação infantil;Educação do Campo;Educação Popular;Educação no Nordeste Brasileiro;Educação infantil em Campina Grande - PB;Comunidades campesinas - direito à educação;Assentamento Ambrósio - PI;Fechamento de escolas;Classes multisseriadas;Multisseriação - educação;Política de inclusão;Educação inclusiva - IFPB;Educação em Direitos Humanos;Educação para os Direitos Humanos;Movimento da Educação do Campo;Território do Cariri Paraibano - políticas educacionais;Políticas educacionais;CEPLAR - Alfabetização de camponeses;Ligas Camponesas na Paraíba - educação;História como memória na educação;Resistance education;Right to early childhood education;Field Education;Popular Education;Education in the Brazilian Northeast;Early childhood education in Campina Grande - PB;Peasant communities - right to education;Ambrosio Settlement - PI;School closures;Multiserial classes;Multiseriation - education;Inclusion policy;Inclusive Education - IFPB;Human Rights Education;Education for Human Rights;Rural Education Movement;Territory of Cariri Paraiba - educational policies;Educational policies;CEPLAR - Literacy of peasants;Peasant Leagues in Paraíba - education;History as memory in education;Éducation à la résistance;Droit à l'éducation de la petite enfance;Formation sur le terrain;Éducation populaire;L'éducation dans le nord-est brésilien;Éducation de la petite enfance à Campina Grande - PB;Communautés paysannes - droit à l'éducation;Colonie d'Ambrosio - PI;Fermetures d'écoles;Classes multiséries;Multisériation - éducation;Politique d'inclusion;Éducation inclusive - IFPB;Éducation aux droits de l'homme;Mouvement d'éducation rurale;Territoire de Cariri Paraiba - politiques éducatives;Politiques éducatives;CEPLAR - Alphabétisation des paysans;Ligues paysannes à Paraíba - éducation;L'histoire comme mémoire dans l'éducation;Educación de resistencia;Derecho a la educación en la primera infancia;Educación de campo;Educación Popular;Educación en el Nordeste brasileño;Educación de la primera infancia en Campina Grande - PB;Comunidades campesinas - derecho a la educación;Asentamiento Ambrosio - PI;Cierre de escuelas;Clases multiseries;Multiseriación - educación;Política de inclusión;Educación Inclusiva - IFPB;Educación en derechos humanos;Educación para los Derechos Humanos;Movimiento de Educación Rural;Territorio de Cariri Paraiba - políticas educativas;Políticas educativas;CEPLAR - Alfabetización de campesinos;Ligas Campesinas en Paraíba - educación;La historia como memoria en la educación |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Maria do Socorro; RODRIGUES, Melânia Mendonça; MELO, Naara Queiroz de. Educação da resistência: reflexões e práticas. Campina Grande - EDUFCG, 2022. ISBN: 978-65-86302-73-8. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29465 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Os ebooks Contrarreforma gerencial da educação básica no Nordeste brasileiro e Educação da resistência: reflexões e práticas concretizam propósitos institucionais e acadêmicos da Linha 1 – História, Política e Gestão Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG), quais sejam: a disseminação do conhecimento construído nas investigações desenvolvidas pelo coletivo dos seus professores e mestrandos, bem como a instauração de um espaço de interlocução crítica acerca de temas relevantes da educação nordestina e brasileira, na perspectiva do direito e da justiça social. Com esse duplo intento, as duas publicações reúnem textos: de egressos da Linha 1, em coautoria com seus respectivos orientadores, extraídos das respectivas dissertações; de professores do PPGEd/UFCG; de pesquisadores da UFAL, UFMA, UFPB, UFPE, UFRN, USP e do Instituto Joaquim Nabuco, a quem apresentamos nossos agradecimentos pela colaboração e pela contribuição para o adensamento das reflexões sobre a atual conjuntura educacional da nossa Região e do nosso país. |
Keywords: | Educação da resistência Direito à educação infantil Educação do Campo Educação Popular Educação no Nordeste Brasileiro Educação infantil em Campina Grande - PB Comunidades campesinas - direito à educação Assentamento Ambrósio - PI Fechamento de escolas Classes multisseriadas Multisseriação - educação Política de inclusão Educação inclusiva - IFPB Educação em Direitos Humanos Educação para os Direitos Humanos Movimento da Educação do Campo Território do Cariri Paraibano - políticas educacionais Políticas educacionais CEPLAR - Alfabetização de camponeses Ligas Camponesas na Paraíba - educação História como memória na educação Resistance education Right to early childhood education Field Education Popular Education Education in the Brazilian Northeast Early childhood education in Campina Grande - PB Peasant communities - right to education Ambrosio Settlement - PI School closures Multiserial classes Multiseriation - education Inclusion policy Inclusive Education - IFPB Human Rights Education Education for Human Rights Rural Education Movement Territory of Cariri Paraiba - educational policies Educational policies CEPLAR - Literacy of peasants Peasant Leagues in Paraíba - education History as memory in education Éducation à la résistance Droit à l'éducation de la petite enfance Formation sur le terrain Éducation populaire L'éducation dans le nord-est brésilien Éducation de la petite enfance à Campina Grande - PB Communautés paysannes - droit à l'éducation Colonie d'Ambrosio - PI Fermetures d'écoles Classes multiséries Multisériation - éducation Politique d'inclusion Éducation inclusive - IFPB Éducation aux droits de l'homme Mouvement d'éducation rurale Territoire de Cariri Paraiba - politiques éducatives Politiques éducatives CEPLAR - Alphabétisation des paysans Ligues paysannes à Paraíba - éducation L'histoire comme mémoire dans l'éducation Educación de resistencia Derecho a la educación en la primera infancia Educación de campo Educación Popular Educación en el Nordeste brasileño Educación de la primera infancia en Campina Grande - PB Comunidades campesinas - derecho a la educación Asentamiento Ambrosio - PI Cierre de escuelas Clases multiseries Multiseriación - educación Política de inclusión Educación Inclusiva - IFPB Educación en derechos humanos Educación para los Derechos Humanos Movimiento de Educación Rural Territorio de Cariri Paraiba - políticas educativas Políticas educativas CEPLAR - Alfabetización de campesinos Ligas Campesinas en Paraíba - educación La historia como memoria en la educación |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29465 |
Appears in Collections: | Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EDUCAÇÃO DA RESISTÊNCIA REFLEXÕES PRÁTICAS - E-BOOK EDUFCG 2022.pdf | Educação da resistência: reflexões e práticas. - E-book Edufcg 2022 | 1.58 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.