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dc.description.resumoO semiárido brasileiro se configurou ao longo da história como uma região carente e, muitas vezes, desamparada de políticas públicas que dessem conta de fato das necessidades dos seus territórios e levassem em consideração as suas especificidades–climáticas, sociais, culturais e econômicas. Contudo, nas últimas duas décadas, essa realidade vem sendo reconfigurada, principalmente a partir de organizações sociais que se mobilizaram e lutaram pela implementação de políticas públicas sérias, que resultaram em melhores condições de vida da população residente nessa região. Um exemplo disso foi a implantação de universidades, centros acadêmicos e institutos federais em vários municípios do semiárido, que trouxeram impactos positivos. O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido/ cdsa, Campus Sumé, da Universidade Federal de Campina Grande– ufcg, se constitui, desde 2009, como um espaço de formação inicial e continuada de jovens e adultos do território do Cariri Paraibano e seus circunvizinhos. Entre 2016 e 2018, ocorreu o I Curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para Convivência com o Semiárido, destinado a professores/as da rede pública estadual e municipal do território que atuavam nas áreas de Ciências, Biologia, Matemática, Física e Química; e para os egressos da área de Ciências da Natureza e da Matemática da licenciatura em Educação do Campo, tendo como ênfase a interdisciplinaridade, a convivência com o semiárido e a conexão dos saberes das áreas de conhecimento. A partir desse curso de especialização, foram produzidos artigos acadêmicos elaborados a partir de pesquisas e experiências educacionais de docentes e discentes contextualizadas com os aspectos sociais, econômicos e culturais do semiárido brasileiro. Dessa forma, o livro intitulado Ensino de Ciências e Matemática para a convivência com o semiárido: reflexões e práticas no território do Cariri Paraibano reúne uma coletânea de artigos produzidos por discentes e docentes orientadores do referido curso, apresentando reflexões e práticas educativas nas áreas de Ciências da Natureza e da Matemática. Tendo a convivência com o semiárido brasileiro como seu contexto teórico-metodológico, conforme veremos, os trabalhos apontam para o horizonte do diálogo da formação docente, da educação contextualizada e da pesquisa na área de Ciências da Natureza e da Matemática. Assim sendo, o primeiro capítulo, intitulado “Educação contextualizada para convivência com o semiárido: o algodão agroecológico contextualizado nas práticas da Escola do Campo do Assentamento Zé Marcolino”, das autoras Edigleuma Coelho da Siqueira e Denise Xavier Torres, explicita a articulação da Escola do Campo Escola Estadual Plinio Lemos para a construção de conceitos matemáticos a partir de uma prática de cultivo de algodão agroecológico pela comunidade assentada, o que possibilitou uma articulação entre escola-comunidade-produção agroecológica. O segundo capítulo, “O ensino de Matemática para a educação do campo: reflexão sobre a problemática da caprinocultura”, de Diogo Cabral de Sousa e José Luiz Cavalcante, baseado na Teoria Antropológica do Didático, traz a cadeia produtiva da caprinocultura como conteúdo para o ensino da Matemática a partir da vivência produtiva dos camponeses da região. A terceira pesquisa, intitulada “Teatro de fantoches como prática dialógica para estudos sobre o solo”, de Maria Vânia de Freitas e Adriana de Fátima Meira Vital, mostra uma metodologia dialógica de estudos sobre o solo com os estudantes do 3° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Gonçala Rodrigues de Freitas, no município de Sumé. Na quarta pesquisa, denominada “Percepções dos professores sobre gravidez na adolescência e evasão escolar no município de Sumé”, Maria Janoelma França Silva e Carolina Silva de Medeiros ressaltam as causas da gravidez na adolescência, a importância da equipe de saúde da família na escola e da relação entre a escola e a família para lidar com as situações de evasão geradas pela gravidez precoce. Já a quinta pesquisa, “Metodologia alternativa para o ensino de Física: a construção e demonstração de experimentos com materiais de baixo custo”, de Fleberson Saraiva Aires e Patrício José Felix da Silva, evidencia a importância do uso de materiais encontrados em casas, sucatas, oficinas, etc., para o estudo de fenômenos físicos, a partir de uma pesquisa ação realizada com estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bartolomeu Maracajá, localizada no município de São José dos Cordeiros-PB. Na sexta pesquisa, denominada “Refletindo a contextualização no ensino da Matemática a partir de conhecimentos do cotidiano profissional de técnicos da CAGEPA-PB”, de autoria de José da Paz Marcolino de Araújo e Nahum Isaque Santos Cavalcante, há o resgate de conhecimentos do cotidiano dos profissionais técnicos que atuam com fornecimento de água e saneamento básico para subsidiar práticas de ensino contextualizado da Matemática. Na sétima pesquisa, “A mobilização de conhecimentos matemáticos no cotidiano de um trabalhador camponês”, os autores Isaías Pereira de Araújo e Nahum Isaque dos S. Cavalcante registram os conhecimentos matemáticos utilizados para resolver situações cotidianas pelos camponeses da Comunidade Rural Sacada, do município de Sumé-PB, que foram passados de geração em geração e que se encontram ausentes dos currículos e livros didáticos. Na oitava pesquisa, intitulada “O Ensino de Matemática na Educação Básica com Grupos Interativos”, de Maria Aparecida Almeida Arruda e Marcus Bessa de Menezes, evidencia-se como os Grupos Interativos de Matemática desempenham um papel significativo na aprendizagem significativa dos conteúdos matemáticos, ressaltando a necessidade de políticas voltadas para a capacitação dos docentes. Na nona pesquisa, “A avaliação no processo didático e suas influências”, de Alíson Márcio Rafael Nascimento e Marcus Bessa de Menezes, foi realizada com uma turma de 6° ano do Ensino Fundamental a veriicação da influência da avaliação na transposição didática e no contrato didático na sala de aula de Matemática. A décima pesquisa, que trata sobre “O potencial de captação de água de chuvas: uma proposta para o uso de modelagem matemática”, de Rubenildo Campos da Silva e Aldinete Bezerra Barreto, foi realizada nas edificações do CDSA/UFCG para verificar a acumulação do volume da água captada e a acumulação da demanda, a partir do uso da modelagem matemática como estratégia de ensino-aprendizagem, associada à problematização e à investigação da realidade. Na décima primeira pesquisa, “A contribuição da geometria ao desenvolvimento socioeconômico do semiárido”, Maria José Batista da Silva e José Ozildo dos Santos realizam um levantamento do uso da geometria nas atividades produtivas, na melhoria da qualidade de vida da população e na convivência com o semiárido, evidenciando a importância dos conhecimentos matemáticos no cotidiano. A décima segunda pesquisa, intitulada “As tecnologias de convivência com o semiárido: o feito e o aprendido pelos agricultores no município de Livramento-Paraíba”, de Gessika Campos da Silva e Maria do Socorro Silva, teve como objetivo analisar e observar quais as tecnologias utilizadas pelos/as agricultores/ as, como aprenderam a usar e como fazem para conviver com os longos períodos de estiagem enfrentados nesta região a partir da diversiicação da prática com as tecnologias sociais de convivência com o semiárido. Desejamos que estas diversas pesquisas despertem seu interesse para a leitura!pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleEnsino de ciências e matemática para a convivência com o semiárido: reflexões e práticas no território do Cariri Paraibano.pt_BR
dc.date.issued2022
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29385
dc.date.accessioned2023-04-13T22:19:07Z
dc.date.available2023-04-13
dc.date.available2023-04-13T22:19:07Z
dc.typeLivropt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectConvivência com o semiáridopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeatro de fantoches - educação em solospt_BR
dc.subjectEducação em solospt_BR
dc.subjectGravidez na adolescênciapt_BR
dc.subjectEstudo de percepção - professorespt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectContextualização no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectAvaliação no processo didáticopt_BR
dc.subjectModelagem matemática - captação de águas da chuvapt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectTecnologias de convivência com o semiáridopt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectMathematics Teachingpt_BR
dc.subjectLiving with the semi-aridpt_BR
dc.subjectMathematics Educationpt_BR
dc.subjectContextualized educationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectPuppet theater - education in soilspt_BR
dc.subjectEducation in soilspt_BR
dc.subjectTeenage pregnancypt_BR
dc.subjectStudy of perception - teacherspt_BR
dc.subjectPhysics Teachingpt_BR
dc.subjectContextualization in mathematics teachingpt_BR
dc.subjectAssessment in the didactic processpt_BR
dc.subjectMathematical modeling - rainwater harvestingpt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectTechnologies of coexistence with the semi-arid regionpt_BR
dc.subjectEnseñanza de las cienciaspt_BR
dc.subjectEnseñanza de las Matemáticaspt_BR
dc.subjectVivir con el semiáridopt_BR
dc.subjectEducación Matemáticapt_BR
dc.subjectEducación contextualizadapt_BR
dc.subjectFormación de profesorespt_BR
dc.subjectTeatro de títeres - educación en suelospt_BR
dc.subjectEducación en suelospt_BR
dc.subjectEmbarazo en la adolescenciapt_BR
dc.subjectEstudio de la percepción - profesorespt_BR
dc.subjectEnseñanza de la Físicapt_BR
dc.subjectContextualización en la enseñanza de las matemáticaspt_BR
dc.subjectEvaluación en el proceso didácticopt_BR
dc.subjectModelado matemático - recolección de agua de lluviapt_BR
dc.subjectGeometríapt_BR
dc.subjectTecnologías de convivencia con la región semiáridapt_BR
dc.subjectEnseignement des sciencespt_BR
dc.subjectEnseignement des mathématiquespt_BR
dc.subjectVivre avec le semi-aridept_BR
dc.subjectEnseignement des mathématiquespt_BR
dc.subjectÉducation contextualiséept_BR
dc.subjectFormation des enseignantspt_BR
dc.subjectThéâtre de marionnettes - éducation aux terroirspt_BR
dc.subjectL'éducation dans les solspt_BR
dc.subjectGrossesse chez les adolescentespt_BR
dc.subjectÉtude de la perception - enseignantspt_BR
dc.subjectEnseignement de la physiquept_BR
dc.subjectContextualisation dans l'enseignement des mathématiquespt_BR
dc.subjectÉvaluation dans le processus didactiquept_BR
dc.subjectModélisation mathématique - récupération des eaux de pluiept_BR
dc.subjectGéométriept_BR
dc.subjectTechnologies de coexistence avec la région semi-aridept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.creatorLIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching science and mathematics for living with the semi-arid region: reflections and practices in the territory of Cariri Paraíba.pt_BR
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; LIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro (organizadores). Ensino de ciências e matemática para a convivência com o semiárido: reflexões e práticas no território do Cariri Paraibano. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2022. ISBN: 978-65-86302-71-4 Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29385pt_BR
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ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO - E-BOOK EDUFCG 2022.docxEnsino de ciências e matemática para a convivência com o semiárido: reflexões e práticas no território do Cariri Paraibano. - EBOOK Edufcg 20229.34 kBMicrosoft Word XMLView/Open


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