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Title: Aprendizado profundo aplicado à classificação de peças de xadrez.
Other Titles: Deep learning applied to sorting chess pieces.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Gabriel Schubert Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GOMES, Herman Martins.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MARINHO, Leandro Balby.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MASSONI, Tiago Lima.
Keywords: Aprendizado profundo de máquina;Peças de xadrez;Xadrez - peças;Redes neurais convolucionais;Arquitetura MobileNet;Processamento digital de imagem;Classificação de objetos em imagens;Jogo de Xadrez;Inteligência artificial;Algoritmo de classificação de imagem;Deep machine learning;Chess pieces;Convolutional Neural Networks;MobileNet Architecture;Digital image processing;Classification of objects in images;Chess game;Artificial intelligence;Image classification algorithm
Issue Date: 14-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Gabriel Schubert Silva. Aprendizado profundo aplicado à classificação de peças de xadrez. 2023. 12f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29312
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa apresenta uma solução fundamentada em redes neurais de aprendizado profundo para a classificação de peças de xadrez. O objetivo é avaliar a aplicabilidade destes algoritmos em contextos como na robótica, por exemplo. Pensando nisso, foram treinados diferentes modelos de redes neurais, com arquitetura e hiperparâmetros diferentes. Posteriormente, calculou-se as métricas acurácia, precisão, revocação e f1-score para cada modelo treinado e comparou-se estas métricas para se definir o modelo com melhor desempenho. O objetivo de cada modelo foi classificar corretamente a imagem de entrada em uma de treze classes, sendo estas classes 12 peças de xadrez e uma classe que representa o espaço do tabuleiro vazio. Desta forma, chegou-se a um modelo com 99.15% de acurácia no reconhecimento de peças de xadrez, este modelo foi fundamentado na arquitetura MobileNet e teve como melhores parâmetros encontrados: learning rate de 0.00019, 256 neurônios na camada densa e 43 das primeiras camadas congeladas. Além disso, utilizou-se os pesos pré-treinados da ImageNet neste modelo. Estes resultados mostram a eficácia das redes neurais profundas na classificação de imagens de peças de xadrez
Abstract: This research presents a solution based on deep learning neural networks for the classification of chess pieces. The goal is to evaluate the applicability of these algorithms in contexts such as robotics, for example. With that in mind, different neural network models were trained, with different architectures and hyperparameters. Later, the metrics accuracy, precision, recall and f1-score were calculated for each trained model and these metrics were compared to define the model with the best performance. The goal of each model was to correctly classify the input image into one of thirteen classes, these classes being 12 chess pieces and one class representing the empty space of the board. In this way, a model with 99.15% accuracy in the recognition of chess pieces was reached, this model was based on the MobileNet architecture and had as the best parameters found: learning rate of 0.00019, 256 neurons in the dense layer and 43 of the first layers frozen. Furthermore, pre-trained weights from ImageNet were used in this model. These results show the effectiveness of deep neural networks in classifying chess piece images.
Keywords: Aprendizado profundo de máquina
Peças de xadrez
Xadrez - peças
Redes neurais convolucionais
Arquitetura MobileNet
Processamento digital de imagem
Classificação de objetos em imagens
Jogo de Xadrez
Inteligência artificial
Algoritmo de classificação de imagem
Deep machine learning
Chess pieces
Convolutional Neural Networks
MobileNet Architecture
Digital image processing
Classification of objects in images
Chess game
Artificial intelligence
Image classification algorithm
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29312
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