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dc.creator.IDARAÚJO, G. S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1GOMES, Herman Martins.-
dc.contributor.advisor1IDGOMES, H. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4223020694433271pt_BR
dc.contributor.referee1MARINHO, Leandro Balby.-
dc.contributor.referee1IDMARINHO, L. B.pt_BR
dc.contributor.referee2MASSONI, Tiago Lima.-
dc.contributor.referee2IDMASSONI, T. L.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3563923906851611pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta uma solução fundamentada em redes neurais de aprendizado profundo para a classificação de peças de xadrez. O objetivo é avaliar a aplicabilidade destes algoritmos em contextos como na robótica, por exemplo. Pensando nisso, foram treinados diferentes modelos de redes neurais, com arquitetura e hiperparâmetros diferentes. Posteriormente, calculou-se as métricas acurácia, precisão, revocação e f1-score para cada modelo treinado e comparou-se estas métricas para se definir o modelo com melhor desempenho. O objetivo de cada modelo foi classificar corretamente a imagem de entrada em uma de treze classes, sendo estas classes 12 peças de xadrez e uma classe que representa o espaço do tabuleiro vazio. Desta forma, chegou-se a um modelo com 99.15% de acurácia no reconhecimento de peças de xadrez, este modelo foi fundamentado na arquitetura MobileNet e teve como melhores parâmetros encontrados: learning rate de 0.00019, 256 neurônios na camada densa e 43 das primeiras camadas congeladas. Além disso, utilizou-se os pesos pré-treinados da ImageNet neste modelo. Estes resultados mostram a eficácia das redes neurais profundas na classificação de imagens de peças de xadrezpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computação.pt_BR
dc.titleAprendizado profundo aplicado à classificação de peças de xadrez.pt_BR
dc.date.issued2023-02-14-
dc.description.abstractThis research presents a solution based on deep learning neural networks for the classification of chess pieces. The goal is to evaluate the applicability of these algorithms in contexts such as robotics, for example. With that in mind, different neural network models were trained, with different architectures and hyperparameters. Later, the metrics accuracy, precision, recall and f1-score were calculated for each trained model and these metrics were compared to define the model with the best performance. The goal of each model was to correctly classify the input image into one of thirteen classes, these classes being 12 chess pieces and one class representing the empty space of the board. In this way, a model with 99.15% accuracy in the recognition of chess pieces was reached, this model was based on the MobileNet architecture and had as the best parameters found: learning rate of 0.00019, 256 neurons in the dense layer and 43 of the first layers frozen. Furthermore, pre-trained weights from ImageNet were used in this model. These results show the effectiveness of deep neural networks in classifying chess piece images.-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29312-
dc.date.accessioned2023-04-10T16:02:32Z-
dc.date.available2023-04-10-
dc.date.available2023-04-10T16:02:32Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAprendizado profundo de máquinapt_BR
dc.subjectPeças de xadrezpt_BR
dc.subjectXadrez - peçaspt_BR
dc.subjectRedes neurais convolucionaispt_BR
dc.subjectArquitetura MobileNetpt_BR
dc.subjectProcessamento digital de imagempt_BR
dc.subjectClassificação de objetos em imagenspt_BR
dc.subjectJogo de Xadrezpt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectAlgoritmo de classificação de imagempt_BR
dc.subjectDeep machine learningpt_BR
dc.subjectChess piecespt_BR
dc.subjectConvolutional Neural Networkspt_BR
dc.subjectMobileNet Architecturept_BR
dc.subjectDigital image processingpt_BR
dc.subjectClassification of objects in imagespt_BR
dc.subjectChess gamept_BR
dc.subjectArtificial intelligencept_BR
dc.subjectImage classification algorithmpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Gabriel Schubert Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDeep learning applied to sorting chess pieces.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Gabriel Schubert Silva. Aprendizado profundo aplicado à classificação de peças de xadrez. 2023. 12f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29312pt_BR
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