Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28869
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGONÇALVES, E. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3332497929798489pt_BR
dc.contributor.advisor1ABREU, Ireneide Gomes de.-
dc.contributor.advisor1IDABREU, I. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7967580792029663pt_BR
dc.contributor.advisor2RODRIGUES, Edileuza Custódio.-
dc.contributor.advisor2IDRODRIGUES, E. C.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2062847108369493pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo apresentar as memórias e reflexões teóricas e práticas vivenciadas ao longo de minha trajetória escolar e acadêmica, constituída por lembranças e recordações vividas no decorrer de minha trajetória inicial, durante os primeiros anos de escolarização, nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, no ensino médio e durante os quatro anos de licenciatura em pedagogia na Universidade Federal de Campina Grande. Além destas experiências aqui tomadas como memórias de formação social e profissional, são tomadas como destaque as experiências vivenciadas nos Estágios Supervisionados da grade curricular do curso, correlacionando com as disciplinas teóricas, sendo estes: Estágio Supervisionado I, em gestão escolar; Estágio Supervisionado II, na educação infantil e Estágio Supervisionado III, nos primeiros anos do ensino fundamental. O estágio supervisionado no contexto da educação superior tem fundamental importância, por destacar-se como etapa que possibilita aproximação entre os conhecimentos adquiridos em sala de aula e o convívio prático em seu futuro ambiente de trabalho. Sendo assim, o estagiário entra em contato com o mundo escolar, coletando informações, observando, registrando tudo o que poderá auxiliá-lo a diagnosticar as e relatar os pontos positivos e negativos observados nas instituições de ensino. Por fim, traçam algumas expectativas acerca da realidade escolar: a escola que temos e a escola que queremos, buscando refletir sobre a necessidade de reconfigurar o papel docente junto às demandas sociais e educativas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqPedagogia Educaçãopt_BR
dc.titleRememorando e refletindo a trajetória da minha formação acadêmica.pt_BR
dc.date.issued2015-03-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28869-
dc.date.accessioned2023-02-16T11:30:12Z-
dc.date.available2023-02-16-
dc.date.available2023-02-16T11:30:12Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMemorial acadêmicopt_BR
dc.subjectAcademic memorialpt_BR
dc.subjectMemóriaspt_BR
dc.subjectMemoirspt_BR
dc.subjectTrajetória acadêmicapt_BR
dc.subjectAcademic trajectorypt_BR
dc.subjectFormação docente - memorialpt_BR
dc.subjectTeacher training - memorialpt_BR
dc.subjectFormação em Pedagogia - memorialpt_BR
dc.subjectTraining in Pedagogy - memorialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGONÇALVES, Edilene da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRecalling and reflecting on the trajectory of my academic training.pt_BR
dc.identifier.citationGONÇALVES, Edilene da Silva. Rememorando e refletindo a trajetória da minha formação acadêmica. 2014. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Memorial), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28869pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CH - Memoriais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDILENE DA SILVA GONÇALVES - TCC MEMORIAL LIC PEDAGOGIA CH 2014.pdfEdilene da Silva Gonçalves - TCC Memorial Lic. Pedagogia CH 2014308.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.