Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28861
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, A.pt_BR
dc.contributor.advisor1MEDEIROS, Maria Gorete de.-
dc.contributor.advisor1IDMEDEIROS, M. G.pt_BR
dc.contributor.referee1RODRIGUES, Edileuza Custódio.-
dc.contributor.referee1IDRODRIGUES, E. C.pt_BR
dc.description.resumoO Memorial de Formação tem como finalidade descrever minha trajetória escolar que implicou na escolha do curso de Pedagogia, bem como o próprio percurso desenvolvido na graduação, dando ênfase aos componentes curriculares obrigatórios de estágio supervisionado. Este estudo está organizado na forma de memorial acadêmico, que se constitui como uma forma autobiográfica de pensar a formação docente para além da racionalização científica dos trabalhos de conclusão de curso em forma da tão disseminada monografia. Segundo Passegi (2006), etimologicamente falando, enquanto palavra com origem latina o nome memorial remete a algo que faz lembrar que o narrador vai analisar seu caminho acadêmico pontuando aspectos significativos na sua formação e traçando seu projeto de vida. Portanto, a organização desse trabalho divide-se em algumas partes, a iniciar oferecendo considerações informativas sobre a trajetória escolar antes do meu ingresso na Universidade, em busca de se conhecer refletir e dar a aproximação com a escolha de um curso superior que me capacite e exercer funções relacionadas à docência teve alguma influência relacionada com a minha história de vida anterior. Na sequência, abordo como se deu a trajetória da formação durante a graduação em Pedagogia, fazendo um recorte nas aprendizagens no âmbito dos componentes curriculares do núcleo de estudos básicos. Nesse âmbito, relato e apresento as experiências vivenciadas durante os estágios supervisionados, iniciando pelo estágio em gestão, estágio na educação infantil e o estágio nos anos iniciais do ensino fundamental. Finalizando esta parte, apresento relatos e análises acerca das aprendizagens no âmbito dos componentes curriculares do núcleo de aprofundamento e diversificação dos estudos. Após, apresento as considerações finais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqPedagogiapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleTrajetória educacional rumo à construção do ser pedagógico.pt_BR
dc.date.issued2014-09-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28861-
dc.date.accessioned2023-02-16T00:41:03Z-
dc.date.available2023-02-15-
dc.date.available2023-02-16T00:41:03Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTrajetória educacionalpt_BR
dc.subjectMemorial acadêmicopt_BR
dc.subjectFormação docente - memorialpt_BR
dc.subjectMemorial de formaçãopt_BR
dc.subjectTrajetória de formação pedagógicapt_BR
dc.subjectEducational trajectorypt_BR
dc.subjectAcademic memorialpt_BR
dc.subjectTeacher training - memorialpt_BR
dc.subjectTraining memorialpt_BR
dc.subjectTrajectory of pedagogical trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Amanda de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEducational trajectory towards the construction of the pedagogical being.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Amanda de. Trajetória educacional rumo à construção do ser pedagógico. 2014. 21f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Memorial), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28861pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CH - Memoriais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMANDA DE OLIVEIRA - TCC MEMORIAL LIC. PEDAGOGIA CH 2014.pdfAmanda de Oliveira - TCC Lic. Pedagogia CH 2014144.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.