Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28701
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, M. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1XAVIER, Manassés Morais.
dc.contributor.advisor1IDXAVIER, M. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7230669265797896pt_BR
dc.contributor.referee1MELO, Raniere Marques de.
dc.description.resumoNa atualidade, a escrita faz parte do nosso dia a dia, tanto porque somos constantemente solicitados a produzir textos escritos (sejam formais ou informais), quanto porque somos solicitados a ler textos escritos em diversas situações. Partindo desse princípio e considerando o livro didático o material de apoio e o instrumento mais utilizado pelos professores e alunos em sala de aula nos dias atuais, no presente trabalho serão realizadas algumas análises sobre a escrita enquanto objeto de estudo e objeto de ensino nos gêneros discursivos: relatório e currículo, presentes no livro didático de Português (LDP) “Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso”, dos autores William Cereja, Carolina Dias Vianna e Christiane Damien (2016). A pesquisa parte da seguinte questão-problema: Qual a abordagem sobre escrita, enquanto objeto de estudo e enquanto objeto de ensino, é desenvolvida pelo livro didático em análise? Para responder a esse questionamento, elegemos como objetivo geral da pesquisa: analisar a abordagem que o livro didático em destaque realiza sobre a escrita enquanto objeto de estudo e enquanto objeto de ensino através dos gêneros discursivos relatório e currículo. Do ponto de vista dos objetivos específicos, elencamos: 1) identificar a abordagem que o livro didático de Língua Portuguesa trás a respeito da escrita; 2) refletir sobre a abordagem encontrada no livro didático em função da formação do aluno e do trabalho docente; 3) contribuir com discussões acadêmicas a respeito das concepções de escrita. Para a realização do nosso trabalho, utilizamos como contribuição da pesquisa a visão teórica de autores como Oliveira (2010a), Mendonça (2006), Gil (2008), Batista (2003), Bazerman (2007), dentre outros. Com relação à metodologia, nossa pesquisa é de tipologia documental, pois fizemos uso do LDP como meio norteador, como um documento oficial de ensino-aprendizagem legitimado pelo Ministério da Educação. Sobre os resultados, acentuamos que o LDP em questão não supre todas as necessidades dos alunos para uma compreensão eficaz do conteúdo, uma vez que não traz um embasamento teórico que situe a escrita dos gêneros enquanto objeto de estudo. Todavia, apesar desse ponto negativo, o LDP, em análise, também traz pontos positivos, a começar pela escolha dos autores por dois gêneros (relatório e currículo), pouco recorrentes e tão importantes para a formação dos alunos. Com isso, o livro incita o aluno no seu cotidiano fora do ambiente escolar, trazendo o social para dentro da escola e legitimando a concepção de escrita enquanto uma prática social, sobretudo no que toca a escrita lida por nós enquanto um objeto de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleO livro didático e o ensino de português: como a escrita é abordada.pt_BR
dc.date.issued2019-07-15
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28701
dc.date.accessioned2023-01-06T19:29:07Z
dc.date.available2023-01-06
dc.date.available2023-01-06T19:29:07Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLivro didático de língua portuguesapt_BR
dc.subjectAnálise de livro didático - portuguêspt_BR
dc.subjectEnsino de escrita - livro didático de portuguêspt_BR
dc.subjectEscrita no livro didático de portuguêspt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectPortuguese language textbookpt_BR
dc.subjectTextbook analysis - Portuguesept_BR
dc.subjectWriting teaching - Portuguese textbookpt_BR
dc.subjectWriting in the Portuguese textbookpt_BR
dc.subjectSpeech analysispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Meriângela Santos.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe textbook and the teaching of Portuguese: how writing is approached.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Meriângela Santos. O livro didático e o ensino de português: como a escrita é abordada. 2019. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28701pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MERIÂNGELA SANTOS SILVA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2019.pdfMeriângela Santos Silva - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2019.2.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.