Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28701
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SILVA, M. S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | XAVIER, Manassés Morais. | |
dc.contributor.advisor1ID | XAVIER, M. M. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | MELO, Raniere Marques de. | |
dc.description.resumo | Na atualidade, a escrita faz parte do nosso dia a dia, tanto porque somos constantemente solicitados a produzir textos escritos (sejam formais ou informais), quanto porque somos solicitados a ler textos escritos em diversas situações. Partindo desse princípio e considerando o livro didático o material de apoio e o instrumento mais utilizado pelos professores e alunos em sala de aula nos dias atuais, no presente trabalho serão realizadas algumas análises sobre a escrita enquanto objeto de estudo e objeto de ensino nos gêneros discursivos: relatório e currículo, presentes no livro didático de Português (LDP) “Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso”, dos autores William Cereja, Carolina Dias Vianna e Christiane Damien (2016). A pesquisa parte da seguinte questão-problema: Qual a abordagem sobre escrita, enquanto objeto de estudo e enquanto objeto de ensino, é desenvolvida pelo livro didático em análise? Para responder a esse questionamento, elegemos como objetivo geral da pesquisa: analisar a abordagem que o livro didático em destaque realiza sobre a escrita enquanto objeto de estudo e enquanto objeto de ensino através dos gêneros discursivos relatório e currículo. Do ponto de vista dos objetivos específicos, elencamos: 1) identificar a abordagem que o livro didático de Língua Portuguesa trás a respeito da escrita; 2) refletir sobre a abordagem encontrada no livro didático em função da formação do aluno e do trabalho docente; 3) contribuir com discussões acadêmicas a respeito das concepções de escrita. Para a realização do nosso trabalho, utilizamos como contribuição da pesquisa a visão teórica de autores como Oliveira (2010a), Mendonça (2006), Gil (2008), Batista (2003), Bazerman (2007), dentre outros. Com relação à metodologia, nossa pesquisa é de tipologia documental, pois fizemos uso do LDP como meio norteador, como um documento oficial de ensino-aprendizagem legitimado pelo Ministério da Educação. Sobre os resultados, acentuamos que o LDP em questão não supre todas as necessidades dos alunos para uma compreensão eficaz do conteúdo, uma vez que não traz um embasamento teórico que situe a escrita dos gêneros enquanto objeto de estudo. Todavia, apesar desse ponto negativo, o LDP, em análise, também traz pontos positivos, a começar pela escolha dos autores por dois gêneros (relatório e currículo), pouco recorrentes e tão importantes para a formação dos alunos. Com isso, o livro incita o aluno no seu cotidiano fora do ambiente escolar, trazendo o social para dentro da escola e legitimando a concepção de escrita enquanto uma prática social, sobretudo no que toca a escrita lida por nós enquanto um objeto de ensino. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística | pt_BR |
dc.title | O livro didático e o ensino de português: como a escrita é abordada. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019-07-15 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28701 | |
dc.date.accessioned | 2023-01-06T19:29:07Z | |
dc.date.available | 2023-01-06 | |
dc.date.available | 2023-01-06T19:29:07Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Livro didático de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Análise de livro didático - português | pt_BR |
dc.subject | Ensino de escrita - livro didático de português | pt_BR |
dc.subject | Escrita no livro didático de português | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language textbook | pt_BR |
dc.subject | Textbook analysis - Portuguese | pt_BR |
dc.subject | Writing teaching - Portuguese textbook | pt_BR |
dc.subject | Writing in the Portuguese textbook | pt_BR |
dc.subject | Speech analysis | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Meriângela Santos. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The textbook and the teaching of Portuguese: how writing is approached. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Meriângela Santos. O livro didático e o ensino de português: como a escrita é abordada. 2019. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28701 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MERIÂNGELA SANTOS SILVA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2019.pdf | Meriângela Santos Silva - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2019. | 2.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.