Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28700
Title: Escrita de si e representação das mulheres não-brancas em Orange is the new black: My year in a women’s prison.
Other Titles: Self-writing and representation of non-white women in Orange is the new black: My year in a women’s prison.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria Albenize da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RODRIGUES, Rosângela de Melo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Tássia Tavares de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NÓBREGA, Marta.
Keywords: Escrita de si;Self writing;Seriado americano - orange is the new black;American series - orange is the new black;Orange is the new black;Orange is the new black;Mulheres negras - escrita e representação;Black women - writing and representation;Piper Eressea Kerman - crítica e interpretação;Piper Eressea Kerman - critique and interpretation;Mulheres detentas;Female detainees;Representação - mulheres não-brancas;Representation - non-white women
Issue Date: Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOARES, Maria Albenize da Silva. Escrita de si e representação das mulheres não-brancas em Orange is the new black: My year in a women’s prison. 2018. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28700
???metadata.dc.description.resumo???: Orange Is The NeW Black: My Year In a Women’s Prison é um livro de memórias escrito pela americana Piper Eressea Kerman. A obra que expõe de maneira dramática aspectos da realidade do sistema prisional da USA e destaca a desconstrução da identidade da mulher, do sujeito que ocupa esse espaço. Em 2013 a obra ganhou uma dimensão midiática mundial, após adaptação feita pelo canal Netflix. Posto isso, surgiu a necessidade de pensar a realidade das mulheres dos sistemas prisionais em vários contextos. Nosso objetivo é analisar a protagonista em ambos os enredos identificando o grau de representatividade no escrito de si da Piper Kerman - escritora- sobre o grupo ao qual ela se refere, as mulheres encarceradas não-brancas. Como objetivos específicos: 1° Verificar na obra os conceitos de autobiografia, autoficção e pós-autonomia. 2° Analisar, através da autora\narradora, traços dos escritos de si contemporâneos. 3° Identificar o grau de representação da obra, sobre as presidiarias, a partir da fragmentação identitária da protagonista. Para atingir nossos objetivos nos fundamentamos nas teorias de Martins (2014); Ludmer (2007\10); Klinger (2008); Casanova (2002); Rodrigues (2016); Davis (2016), Foucault (2014), Butler (2003) e Holanda (1994). Como resultados finais alcançados, compreendemos através das performances de ambas protagonistas (série e livro) que por um sentido amplo de representação a obra deixa algumas lacunas. Contudo, apresenta uma literatura comprometida não só com o estético e\ou entretenimento, mas, com seu papel de mecanismo de denúncia, abrindo possibilidades para questionamentos de outra ordem
Keywords: Escrita de si
Self writing
Seriado americano - orange is the new black
American series - orange is the new black
Orange is the new black
Orange is the new black
Mulheres negras - escrita e representação
Black women - writing and representation
Piper Eressea Kerman - crítica e interpretação
Piper Eressea Kerman - critique and interpretation
Mulheres detentas
Female detainees
Representação - mulheres não-brancas
Representation - non-white women
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística Literatura
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28700
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA ALBENIZE DA SILVA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2018.pdfMaria Albenize da Silva Soares - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2018419.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.