Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28698
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | MANGUEIRA, S. O. S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | RODRIGUES, Márcia Candeia. | |
dc.contributor.advisor1ID | RODRIGUES, M. C. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9787353864767301 | pt_BR |
dc.description.resumo | “A escrita como objeto de ensino em língua portuguesa na educação básica: suas implicações e influências na formação dos pibidianos” destaca a escrita como objeto de estudo e reconhece a importância de suscitarmos questões acerca de sua didatização para a educação básica, Ensino Fundamental II (6º a 9º). A pesquisa apresenta a seguinte questão: Que concepção(ões) de escrita fundamenta(m) as propostas de atividades elaboradas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - Letras - UFCG) para os alunos do ensino fundamental II (6º a 9º ano) das escolas atendidas pelo projeto? Como objetivo geral: identificar a(s) concepção(ões) de escrita que fundamenta(m) as propostas de atividades de produção, no ensino fundamental II (6º ao 9º ano) elaboradas pelos pibidianos. Para os objetivos específicos: 1) reconhecer teórica e metodologicamente concepções de escrita nas atividades elaboradas pelos bolsistas para os alunos do Ensino Fundamental II; 2) descrever e interpretar os resultados obtidos através da análise, considerando as concepções de escrita que fundamentaram cada atividade analisada; 3) demonstrar as implicações e influências que o projeto Pibid realiza na formação dos graduandos envolvidos, futuros professores de Língua Portuguesa. Metodologicamente, esta pesquisa concretiza-se a partir da coleta de dados em campo, através das atividades elaboradas pelos pibidianos. O paradigma adotado foi o qualitativo interpretativista (TOZONI-REIS, 2008). O referencial teórico que norteia à pesquisa para as questões de concepção de escrita, texto e gênero parte das contribuições de Ivanič (2004), Coulmas (2014), Antunes (2003; 2010), Schneuwly (2004), Kock e Elias (2010), Reinaldo (2002; 2014) etc. A análise de dados se deu a partir de dois critérios: 1) concepções e objetos no ensino da escrita em LP; e 2) a recorrência dos gêneros textuais escritos na escola. A partir dos critérios adotados foi possível observar que os sujeitos assumem concepções de escrita enquanto gênero, habilidade, processo e prática social. No tocante a recorrência dos gêneros e das produções textuais, foi possível perceber que muitos dos bolsistas consideram a produção textual um fator imprescindível para as propostas de ensino em LP. Os dados demonstram que o ensino da produção textual se restringe a aspectos do texto e que há muito para se explorar em relação à linguagem em práticas sociais efetivas. Esses resultados correspondem ao ensino da escrita, mas especificamente, dos gêneros/textos nas propostas elaboradas pelos bolsistas e aplicadas nesses espaços escolares. Destacam-se assim, algumas implicações para a formação dos bolsistas: 1) explorar gêneros textuais não escolarizados; 2) envolver os alunos em práticas de leitura no cotidiano deles na escola; 3) reforçar o trabalho realizado com os gêneros textuais escolarizados, como: conto, resenha, artigo de opinião e, que em muitos casos, pouco se dá visibilidade ao propósito de leitura ou escrita desses textos; e 4) propiciar uma reflexão no ensino de LP sobre a produção dos gêneros escolares. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística | pt_BR |
dc.title | A escrita como objeto de ensino em língua portuguesa na educação básica: suas implicações e influências na formação dos Pibidianos. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018-03 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28698 | |
dc.date.accessioned | 2023-01-06T19:10:04Z | |
dc.date.available | 2023-01-06 | |
dc.date.available | 2023-01-06T19:10:04Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Ensino de escrita | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - ensino de escrita | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID | pt_BR |
dc.subject | Concepções de escrita | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Gêneros textuais escritos - escola | pt_BR |
dc.subject | Writing | pt_BR |
dc.subject | Writing teaching | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language - writing teaching | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation - PIBID | pt_BR |
dc.subject | Writing conceptions | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language teaching | pt_BR |
dc.subject | Written textual genres - school | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | MANGUEIRA, Shirley Oliveira de Souza. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Writing as an object of teaching in Portuguese in basic education: its implications and influences in the formation of Pibidians. | pt_BR |
dc.identifier.citation | MANGUEIRA, Shirley Oliveira de souza. A escrita como objeto de ensino em língua portuguesa na educação básica: suas implicações e influências na formação dos Pibidianos. 2018. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28698 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SHIRLEY OLIVEIRA DE SOUZA MANGUEIRA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2018.pdf | Shirley Oliveira de Souza Mangueira - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2018 | 778.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.