Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28697
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | PÔRTO, E. S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | XAVIER, Manassés Morais. | - |
dc.contributor.advisor1ID | XAVIER, M. M. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | MELO, Raniere Marques. | - |
dc.contributor.referee1ID | MELO, R. M. | pt_BR |
dc.description.resumo | O livro didático, considerado o material de maior apoio ao ensino, é o componente mais utilizado em sala de aula, por professores e alunos. Partindo dessa premissa, a pesquisa se constitui das seguintes questões-problema: 1) Qual a abordagem que um livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio apresenta a respeito da leitura?; e 2) A abordagem acontece de forma tradicional ou faz uma reflexão da leitura, dentro do meio social e cultural? Para responder a esses questionamentos, elegemos como objetivo geral da pesquisa analisar a abordagem que o livro didático “Interpretação de Textos”, dos autores William Cereja e Ciley Cleto (2013) traz em sua estrutura. Do ponto de vista dos objetivos específicos, elencamos: 1) identificar a abordagem que o livro didático de Língua Portuguesa apresenta a respeito da leitura 2) refletir sobre a abordagem encontrada no livro didático em função da formação do aluno e do trabalho docente e 3) contribuir com discussões acadêmicas a respeito da inter-relação entre ensino de leitura e livro didático. Para a efetivação de nosso trabalho, utilizamos como contribuição da pesquisa a visão teórica de autores como Koch e Elias (2011), Jouve (2002), Oliveira (2010a), Lakatos e Marconi (2003), Marcuschi (2012), dentre outros. Em se tratando da metodologia, nossa pesquisa é de tipologia documental e qualitativa; e fizemos uso do livro didático Português Linguagens, de Cereja e Cleto (2013), como corpus. Obtivemos como resultados principais na visão acerca do ensino da leitura: o livro analisado utiliza textos com uma grande diversidade de conteúdo, mas suas atividades não exploram tanto quanto poderiam a leitura e ponto de vista do aluno. O livro inova ao usar gêneros discursivos cheios informações e conteúdos que refletem o meio social e cultural da sociedade. No entanto, boa parte de atividades de leitura resumem-se à localização de sentidos, não abrindo vazão para a expansão de sentidos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística | pt_BR |
dc.title | A leitura em um livro didático de português: reflexões necessárias. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019-07-17 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28697 | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-06T19:07:36Z | - |
dc.date.available | 2023-01-06 | - |
dc.date.available | 2023-01-06T19:07:36Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Livro didático de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Análise de livro didático - português | pt_BR |
dc.subject | Leitura em livro didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio - livro didático de português | pt_BR |
dc.subject | Ensino de leitura | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language textbook | pt_BR |
dc.subject | Textbook analysis - Portuguese | pt_BR |
dc.subject | Textbook analysis - Portuguese | pt_BR |
dc.subject | High school - Portuguese textbook | pt_BR |
dc.subject | Reading teaching | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | PÔRTO, Edvania Santos. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Reading in a Portuguese textbook: necessary reflections. | pt_BR |
dc.identifier.citation | PÔRTO, Edvania Santos. A leitura em um livro didático de português: reflexões necessárias. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28697 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EDVANIA SANTOS PÔRTO - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2019.pdf | Edvania Santos Pôrto - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2019 | 2.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.