Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28691
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | ARAÚJO, R. M. A. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | RODRIGUES, Márcia Candeia. | - |
dc.contributor.advisor1ID | RODRIGUES, M. C. | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | FELICIANO, Glenda Hilnada Meira. | - |
dc.contributor.referee1ID | FELICIANO, G. H. M. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como principal objetivo apontar quais as práticas e conceitos de avaliação e correção de escrita estão adotados pelos professores do ensino básico, assim como as concepções de língua(gem) subjacentes a tais práticas. Está pesquisa concretiza-se a partir coleta de dados em campo, através da aplicação de questionários, o paradigma de análise que seguimos foi o de fundo qualitativo interpretativista. Tivemos como colaboradores, professores da rede pública de ensino que atuassem no ensino básico, na disciplina de Língua Portuguesa e que fossem graduados em Letras – Língua Portuguesa. Utilizamos como principal aporte teórico os estudos levantados por Serafini (1989) e Ruiz (2001) a respeito das técnicas de correção de escrita, assim como os estudos de Luckesi (2011) e Suassuna (2012) a respeito de avaliação de escrita. Para as questões ligadas a concepção de escrita e língua(gem) nos norteamos a partir dos estudos de Gerldi (1984), Ivanic (2004) e Koch e Elias (2010). A análise de dados se deu a partir de quatro critérios de análise, que nortearam as respostas dadas aos questionamentos feitos aos professores. O primeiro e segundo critérios se direcionaram respectivamente para as concepções e objetos de ensino de escrita assumidos pelos professores, assim como o terceiro e quarto para as práticas de avaliação e correção. A partir destes critérios pudemos observar que os sujeitos assumem concepções de escrita enquanto gênero, habilidade, processo e prática político-social. No tocante as práticas de avaliação, foi possível perceber que ao avaliar, a grande maioria dos sujeitos considera o todo textual, deixando de lado erros localizados – ortográficos e gramaticais- com foco em questões semânticas e estruturais do textos. Já ao nos voltarmos para as práticas de correção, observamos um movimento contrário: os professores afirmaram que corrigiam principalmente as inadequações ortográficas e gramaticais, havendo pouquíssimas referências a aspectos que ultrapassassem a superfície do texto. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística | pt_BR |
dc.title | Corrigindo textos: um estudo sobre a prática avaliativa de escrita dos professores de LP do ensino básico. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018-02 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28691 | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-06T18:38:56Z | - |
dc.date.available | 2023-01-06 | - |
dc.date.available | 2023-01-06T18:38:56Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Avaliação - escrita de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Prática avaliativa - professores de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Corrigindo textos - professores de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Professores de língua portuguesa - avaliação de textos escritos | pt_BR |
dc.subject | Concepção de escrita - professores de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Correção de escrita - professores de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Linguística aplicada | pt_BR |
dc.subject | Redação escolar | pt_BR |
dc.subject | Avaliação escolar | pt_BR |
dc.subject | Assessment - Portuguese language writing | pt_BR |
dc.subject | Evaluative practice - Portuguese language teachers | pt_BR |
dc.subject | Correcting texts - Portuguese language teachers | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language teachers - evaluation of written texts | pt_BR |
dc.subject | Conception of writing - Portuguese language teachers | pt_BR |
dc.subject | Writing correction - Portuguese language teachers | pt_BR |
dc.subject | Applied Linguistics | pt_BR |
dc.subject | School writing | pt_BR |
dc.subject | School evaluation | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ARAÚJO, Regina Maria Alves de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Correcting texts: a study on the evaluative writing practice of primary school LP teachers. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Regina Maria Alves de. Corrigindo textos: um estudo sobre a prática avaliativa de escrita dos professores de LP do ensino básico. 2018. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28691 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
REGINA MARIA ALVES DE ARAÚJO - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2018.pdf | Regina Maria Alves de Araújo - MON. LIC. Língua Portuguesa CH 2018 | 389.57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.