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dc.creator.IDBRAGA, D. L. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7285011884256207pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Rosangela de Melo.-
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, R. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5027089401828835pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Tássia Tavares.-
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, T. T.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2099125288463182pt_BR
dc.contributor.referee2CARVALHO, Aluska Silva.-
dc.contributor.referee2IDCARVALHO, A. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3971744192174902pt_BR
dc.description.resumoTendo em vista a importância da escrita de si na literatura contemporânea e na literatura pós-autônoma, bem como os estudos feministas e a luta pela igualdade de gênero na contemporaneidade, o presente trabalho tem por escolha O Diário de Frida Kahlo (2015), com o intuito de contemplar os escritos de uma mulher que vivia à margem, por suas limitações físicas e emocionais, apesar de estar em um lugar de prestígio na sociedade de sua época por ser pintora e viver financeiramente bem. Nossa investigação se dá através da existência de duas ou mais personificações criadas por Frida Kahlo, através de sua vida exposta midiaticamente e sua escrita embasada de melancolia. Para estudo do corpus de pesquisa tomamos como base teórica Ludmer (2007), Klinger (2006), Schollhamer (2011), Foucault (1994), Kristeva (1989), Santos (2009) e Vasconcellos (1993). A partir da análise percebemos que a melancolia assume um papel além do âmbito emocional na escrita de Frida Kahlo; ela passa a exercer a função de cenário no texto. Além disso, percebemos também a escrita de si como performance no Diário, com o intuito de expor uma Frida desconhecida midiaticamente, mas que se expõe para o leitor no momento íntimo entre ele e o texto. A construção da personagem na narrativa também se dá através da performance; Frida Kahlo cria uma persona que diverge das características pertencentes e expostas por ela, que são ovacionadas pela mídia, mas que se afastam da personagem construída no Diário. A narrativa é considerada literatura pós-autônoma por diluir realidade e ficção, sem separá-las, além de exercer papel importante de representatividade, dando voz a quem vive à margem e precisa expor como enxerga seu próprio mundo, e como quer ser visualizada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturapt_BR
dc.titleA escrita de si, a performance e a melancolia em O Diário de Frida Kahlo.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28680-
dc.date.accessioned2023-01-06T12:35:03Z-
dc.date.available2023-01-06-
dc.date.available2023-01-06T12:35:03Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEscrita de sipt_BR
dc.subjectSelf writingpt_BR
dc.subjectFrida Kahlo - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectFrida Kahlo - criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectMelancolia - Frida Kahlopt_BR
dc.subjectMelancholy - Frida Kahlopt_BR
dc.subjectDiário - Frida Kahlopt_BR
dc.subjectDiary - Frida Kahlopt_BR
dc.subjectLiteratura pós-autônomapt_BR
dc.subjectPost-autonomous literaturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRAGA, Dhébora Letícia Diniz.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSelf-writing, performance and melancholy in O Diário de Frida Kahlo.pt_BR
dc.identifier.citationBRAGA, Dhébora Letícia Diniz. A escrita de si, a performance e a melancolia em O Diário de Frida Kahlo. 2018. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28680pt_BR
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