Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28678
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | OLIVEIRA, A. K. S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SILVA, Márcia Tavares. | - |
dc.contributor.advisor1ID | SILVA, M. T. | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | PATRIOTA, Luciene Maria. | - |
dc.contributor.referee1ID | PATRIOTA, L. M. | pt_BR |
dc.description.resumo | As relações entre o texto literário e educação são históricas e conflituosas. O uso do texto literário como pretexto para o ensino gramatical ou de valores e normas de comportamento são alguns dos desdobramentos da literatura no ambiente escolar. Diante desse cenário, as pesquisas envolvendo a abordagem da literatura na escola têm afirmado a necessidade de se formar leitores capazes de se apropriarem da dimensão estética da literatura, privilegiando a fruição, e ampliarem suas habilidades de leitura (COSSON, 2014). Entende-se que o ensino da literatura na escola deve contribuir com a formação de um leitor autônomo. Na contramão de abordagens que assumem fins prioritariamente didatizantes, e em busca de alternativas que sistematizem as práticas de leitura e auxiliem a formação de leitores estratégicos, este trabalho tem como objetivo geral analisar uma experiência de leitura com a obra O carteiro chegou, de Janet e Allan Ahlberg (2007), mediada pelo uso das estratégias de compreensão leitora (GIROTTO e SOUZA, 2010) desenvolvida em uma turma de 5º ano do ensino fundamental, numa escola particular do agreste pernambucano. A abordagem teve por base as etapas da oficina de leitura proposta por Girotto e Souza (2010) que são: aula introdutória, prática guiada e leitura independente. Em um primeiro momento, montamos uma antologia reunindo todos os contos tradicionais que a obra revisita, para que os alunos realizassem sua leitura; em seguida, selecionamos as estratégias conexão texto-texto e conhecimento de mundo e realizamos a leitura da obra. Primeiro, assumimos o papel de modelo para mediar a leitura por meio das estratégias, depois, possibilitamos que o aluno tivesse mais autonomia diante do texto, fazendoo protagonizar a leitura, e, por fim, solicitamos um produto final para que o leitor pudesse atuar de forma independente, fazendo uso da estratégia aprendida para auxiliar a leitura. Essa última etapa possibilita que o professor verifique em que medida os alunos se apropriaram dos mecanismos ensinados para construir os sentidos do texto. Assim, o produto final da experiência em questão constitui o corpus do nosso trabalho e para analisá-lo, estabelecemos, especificamente, os seguintes objetivos: a) verificar a relevância da conexão texto-texto para a construção das marcas textuais que permanecem do reconto ou das versões tradicionais nas produções dos alunos; e b) investigar a recriação e/ou introdução de elementos novos nas produções dos alunos, comparando dados das versões originais e do reconto. Compreendemos que a formação de um leitor proficiente e faz a partir da construção de um repertório significativo de referências de obras e autores por meio da diversidade de gêneros e da valorização das experiências leitoras. Nesse sentido, além de priorizar a leitura do texto literário na escola, deve-se reconhecer os pares de leitores e estabelecer o lugar da mediação para o leitor/professor e o espaço da autonomia para o leitor/aluno. A estratégia de conexão se mostrou produtiva porque exigiu que o aluno se voltasse para a materialidade linguística dos textos lidos e porque estimulou a ativação de diferentes estratégias para atribuir sentido a atividade de leitura desempenhada. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Literatura | pt_BR |
dc.title | O carteiro chegou!!! Estratégias de conexão e leitura literária. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28678 | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-06T12:16:45Z | - |
dc.date.available | 2023-01-06 | - |
dc.date.available | 2023-01-06T12:16:45Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Leitura literária | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de leitura | pt_BR |
dc.subject | Literatura infanto-juvenil | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject | Texto literário | pt_BR |
dc.subject | Ensino de literatura - escola | pt_BR |
dc.subject | Obra O Carteiro Chegou | pt_BR |
dc.subject | Janet e Allan Ahlberg - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Contos de fada | pt_BR |
dc.subject | Literatura brasileira - contos de fadas | pt_BR |
dc.subject | Literary reading | pt_BR |
dc.subject | Reading strategies | pt_BR |
dc.subject | Children's Literature | pt_BR |
dc.subject | Literary literacy | pt_BR |
dc.subject | Literary text | pt_BR |
dc.subject | Literature teaching - school | pt_BR |
dc.subject | Artwork The Postman Has Arrived | pt_BR |
dc.subject | Janet and Allan Ahlberg - criticism and interpretation | pt_BR |
dc.subject | Fairy tales | pt_BR |
dc.subject | Brazilian Literature - Fairy Tales | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | OLIVEIRA, Ana Karla da Silva. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The postman has arrived!!! Connection strategies and literary reading. | pt_BR |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Ana Karla da Silva. O carteiro chegou!!! Estratégias de conexão e leitura literária. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28678 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANA KARLA DA SILVA OLIVEIRA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2018.pdf | Ana Karla da Silva Oliveira - MON. LIC. LÍíngua Portuguesa CH 2018 | 864.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.