Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28674
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SILVA, D. T. F. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4131360419935025 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | RODRIGUES, Márcia Candeia. | |
dc.contributor.advisor1ID | RODRIGUES, M. C. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9787353864767301 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SILVA, Williany Miranda da. | |
dc.contributor.referee2 | AMORIM, Maria Karine Viana. | |
dc.description.resumo | A citação está longe de ser conceito unívoco e seu significado varia em função da perspectiva adotada. Embora, saibamos que seja um recurso fundamental e necessário para a composição dos textos escritos e para a permanência do aluno em práticas de letramentos acadêmicos. Infelizmente, seu ensino no tratamento da escrita se restringe às prescrições técnicas e normativas (BOCH; GROSSMANN, 2015) que mesmos sendo necessárias, são insuficientes para garantir uma autonomia dos alunos no momento de integrar as diferentes vozes existentes ao seu próprio texto. Nessa direção, a presente monografia apresenta um estudo sobre citação em textos de pós-graduação, particularmente, o tratamento linguístico dado às citações em dissertações. Pretende-se responder à questão “Que tratamento linguísticos mestres em linguística ou literatura dão às citações em suas dissertações?” por meio de objetivos que permitam, de forma geral: analisar as diferentes formas de apresentação linguística da citação no texto escrito de mestres em Letras. Em termos mais específicos, objetiva-se: a) descrever a organização e a elaboração linguística das citações em dissertações da pós-graduação em Letras; b) caracterizar e/ou classificar os tipos de citação; c) descrever/ interpretar a citação como uma prática de letramentos acadêmicos. A relevância dos resultados aponta para a contribuição de características dos recursos linguísticos utilizados na citação enquanto práticas de letramentos acadêmicos ainda não investigadas. A sistematização dos dados baseou-se numa metodologia de cunho exploratória-descritiva e de abordagem qualitativa, através de estudo do tipo documental, com exemplares do gênero em estudo - a dissertação -, de mestres da Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (POSLE), da Universidade Federal de Campina Grande. Dentre os pressupostos teóricos utilizados, Hyland (2000), Bazerman (2006), Hoffnagel (2008), Castelló et al. (2011), Boch e Grossman (2015) possibilitam a reflexão e a análise das citações como prática de escrita acadêmica; Ivanic (2004), Assis e Mata (2005), Bazerman (2007), Fischer (2007), Russel (2009), Marinho (2010), Street (2010), Fiad (2011), Fonseca e Rodrigues (2016) embasaram a investigação sobre as concepções de escrita; assim como Lea e Street (1998), Barton (2001), Street (2003, 2014), Fischer (2007), Fonseca e Rodrigues (2016) possibilitaram a reflexão sobre os letramentos e as práticas acadêmicos. Os resultados obtidos dos recursos linguísticos utilizados nas citações pelos mestres são de natureza diversas e delimitam os limites entre citação indireta, menção “neutra” e comentário avaliativo, categorias utilizadas de forma integrativa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística | pt_BR |
dc.title | A citação como prática de escrita em letramentos acadêmicos. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018-03 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28674 | |
dc.date.accessioned | 2023-01-06T11:09:25Z | |
dc.date.available | 2023-01-06 | |
dc.date.available | 2023-01-06T11:09:25Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Letramentos acadêmicos | pt_BR |
dc.subject | Citação - prática de escrita | pt_BR |
dc.subject | Prática de escrita - universidade | pt_BR |
dc.subject | Linguística aplicada | pt_BR |
dc.subject | Dissertação - práticas de citação | pt_BR |
dc.subject | Dissertações - Pós-graduação em Linguagem e Ensino - POSLE UFCG | pt_BR |
dc.subject | Academic literacies | pt_BR |
dc.subject | Citation - writing practice | pt_BR |
dc.subject | Writing practice - university | pt_BR |
dc.subject | Applied Linguistics | pt_BR |
dc.subject | Dissertation - citation practices | pt_BR |
dc.subject | Dissertations - Graduate in Language and Teaching - POSLE UFCG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Danielly Thaynara da Fonseca. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Citation as a writing practice in academic literacies. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Danielly Thaynara da Fonseca. A citação como prática de escrita em letramentos acadêmicos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28674 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DANIELLY THAYNARA DA FONSECA SILVA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2018.pdf | Danielly Thaynara da Fonseca Silva - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2018. | 408.3 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.