Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28672
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | FRANÇA, T. I. A. P. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4690153023935714 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | RODRIGUES, Márcia Candeia. | - |
dc.contributor.advisor1ID | RODRIGUES, M. C. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9787353864767301 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | MENESES, Roberta Andrade. | - |
dc.contributor.referee1ID | MENESES, R. A. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4651746102502504 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho busca refletir acerca das contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, nas ações de ensino e de aprendizagem da língua portuguesa, particularmente, da leitura e da escrita de alunos dos anos finais do ensino fundamental de duas escolas públicas da cidade Campina Grande, estado da paraíba. Para tanto, elege os seguintes objetivos: 1) Descrever as práticas de leitura e escrita realizadas por professores e alunos envolvidos no PIBID e 2. Identificar as contribuições do PIBID na execução de práticas de leitura e escrita em aulas de Língua Portuguesa para o ensino fundamental anos finais. Para alcançar os objetivos propostos ancora-se teórica e metodologicamente em Kleiman (1995; 2005, 2007), Rojo (2000; 2001), Oliveira (2011), Geraldi (2013), entre outras contribuições que ampliarão concebe por letramento, letramento escolar e como documentos oficias da educação, os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, PCNLP, (1998) concebem o ensino de Língua Portuguesa (LP) a partir da perspectiva do letramento. Metodologicamente, a pesquisa enquadra-se como quanti e qualitativa, e conta com a interpretação de dados gerados a partir da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas. A partir dele, reconheceu-se modos de ler, de escrever e de interagir em aulas de língua portuguesa antes e depois da atuação dos bolsistas do programa nas escolas participantes. Nas considerações finais verifica-se o reconhecimento, mesmo que discreto, de diferentes gêneros textuais introduzidos pelos bolsistas do PIBIDLetras/ UFCG, assim como maiores possibilidades de interação professor e aluno em sala de aula. Outros aspectos relativos ao próprio modo de ler ficam imprecisos nas declarações dos alunos, o que não necessariamente revela que não houve mudança, mas que os alunos também têm pouca prática de avaliação do trabalho docente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística Educação | pt_BR |
dc.title | Contribuições do PIBID: práticas de leitura e escrita nas aulas de língua portuguesa anos finais do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28672 | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-05T20:04:37Z | - |
dc.date.available | 2023-01-05 | - |
dc.date.available | 2023-01-05T20:04:37Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Programa Nacional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID | pt_BR |
dc.subject | National Scholarship Program for Teaching Initiation - PIBID | pt_BR |
dc.subject | Práticas de leitura e escrita - PIBID | pt_BR |
dc.subject | Reading and writing practices - PIBID | pt_BR |
dc.subject | Aulas de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language classes | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental - língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Elementary education - Portuguese language | pt_BR |
dc.subject | Leitura e escrita | pt_BR |
dc.subject | Reading and writing | pt_BR |
dc.subject | Letramento escolar | pt_BR |
dc.subject | School literacy | pt_BR |
dc.subject | Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa - PCNLP | pt_BR |
dc.subject | Portuguese Language National Curriculum Parameters - PCNLP | pt_BR |
dc.subject | Iniciação à docência | pt_BR |
dc.subject | Introduction to teaching | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | FRANÇA, Tatianna Issa Arruda Pessoa. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | PIBID contributions: reading and writing practices in Portuguese language classes in the final years of elementary school. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Capes | pt_BR |
dc.identifier.citation | FRANÇA, Tatianna Issa Arruda Pessoa. Contribuições do PIBID: práticas de leitura e escrita nas aulas de língua portuguesa anos finais do ensino fundamental. 2017. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28672 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TATIANNA ISSA ARRUDA PESSOA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2017.pdf | Tatianna Issa Arruda Pessoa França - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2017 | 463.35 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.