Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28671
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SABINO, R. B. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3712611802666241 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | OLIVEIRA, Tássia Tavares de. | |
dc.contributor.advisor1ID | OLIVEIRA, T. T. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2099125288463182 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | OLIVEIRA, Tássia Tavares de. | |
dc.contributor.referee2 | SILVA, Francielle Suenia da. | |
dc.description.resumo | Esta pesquisa é resultado dos estudos realizado na escola pública estadual de ensino fundamental e médio José Bronzeado Sobrinho no município de Remígio – PB, a partir dos contos ―Quantos filhos Natalina teve?‖ e ―Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos‖ da obra Olhos d`agua da escritora mineira e contemporânea Conceição Evaristo. Este estudo tem como fim intervir e atenuar nas lacunas existente no ensino de literatura na educação básica, além de verificar a recepção e reflexão dos alunos, obtendo enfoque nas diversas temáticas do século XXI e na construção do sujeito afrobrasileiro/negro no âmbito escolar. Acreditamos que o estudo em foco seja relevante, pois apresenta possibilidades para trabalhar a literatura afrobrasileira, constituindo, ferramentas fundamentais para a formação educacional brasileira, a partir dos estudos étnicos, sociais e culturais. Como pressupostos teóricos, utilizamos os estudiosos Eduardo de Assis Duarte (2011) e Luíza Lobo (1998), que contribuem para os estudos literatura negra/afrobrasileira. E os conceitos de literatura contemporânea e ou na sala de aula de Alfredo Bosi (1974) e Regina Dalcastagné (2007). Utilizamos, ainda, para metodologia, as concepções de Jauss (1994) a respeito da Estética da recepção e os método recepcionais de Bordini & Aguiar (1988), além dos princípios básicos para sequência didática básica de Cosson (2014). Esta investigação conclui que o ensino de literatura afrobrasileira/ negra é relevante e indispensável tanto quanto o ensino de língua, na formação do leitor. Para além disso, a educação brasileira necessita, prementemente, fazer uma avaliação a respeito do ensino de literatura afrobrasileira no âmbito escolar, bem como considerar novos caminhos que visibilizem pedagogicamente a questão racial no contexto social. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação Literatura | pt_BR |
dc.title | Olhos D’água de Conceição Evaristo na sala de aula: uma experiência de ensino com os contos “Quantos filhos Natalina teve?” e “Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos”. | pt_BR |
dc.date.issued | 2017-09-06 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28671 | |
dc.date.accessioned | 2023-01-05T19:58:15Z | |
dc.date.available | 2023-01-05 | |
dc.date.available | 2023-01-05T19:58:15Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Conceição Evaristo - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Literatura afro-brasileira na sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Literatura contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Estética da recepção | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject | Ensino de literatura - contos | pt_BR |
dc.subject | Contos afro-brasileiros | pt_BR |
dc.subject | Escola Estadual José Bronzeado Sobrinho - Remígio - PB | pt_BR |
dc.subject | Literatura mineira - contos | pt_BR |
dc.subject | Educação básica - contos | pt_BR |
dc.subject | Literatura negra | pt_BR |
dc.subject | Autoria feminina negra - contos | pt_BR |
dc.subject | Conceição Evaristo - criticism and interpretation | pt_BR |
dc.subject | Afro-Brazilian Literature in the Classroom | pt_BR |
dc.subject | Contemporary literature | pt_BR |
dc.subject | Reception aesthetics | pt_BR |
dc.subject | Literary literacy | pt_BR |
dc.subject | Literature teaching - short stories | pt_BR |
dc.subject | Afro-Brazilian Tales | pt_BR |
dc.subject | José Bronzeado Sobrinho State School - Remígio - PB | pt_BR |
dc.subject | Minas Gerais literature - short stories | pt_BR |
dc.subject | Basic education - short stories | pt_BR |
dc.subject | Black literature | pt_BR |
dc.subject | Black female authorship - short stories | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SABINO, Raneide Barbosa. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Olhos D’água by Conceição Evaristo in the classroom: a teaching experience with the short stories “How many children did Natalina have?” and “Zaíta forgot to put away the toys”. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SABINO, Raneide Barbosa. Olhos D’água de Conceição Evaristo na sala de aula: uma experiência de ensino com os contos “Quantos filhos Natalina teve?” e “Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos”. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28671 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RANEIDE BARBOSA SABINO - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2017.pdf | Raneide Barbosa Sabino - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2017. | 771.03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.