Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28663
Title: | “Vamos juntas Campina Grande?”: um estudo dialógico de uma fanpage do facebook. |
Other Titles: | “Let's go Campina Grande together?”: a dialogical study of a facebook fanpage |
???metadata.dc.creator???: | ALMEIDA, Keity Islane de Lima. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | XAVIER, Manassés Morais. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | ARAÚJO, Patrícia Silva Rosas de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | LEAL, José Luciano Marculino. |
Keywords: | Estudo dialógico;Facebook;Fanpage do facebook;Relações dialógicas - facebook;Enunciado concreto;Sororidade feminina;Análise dialógica do discurso;Dialogic study;Facebook fan page;Dialogic relations - facebook;Concrete statement;Female sorority;Dialogic discourse analysis |
Issue Date: | 5-Oct-2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ALMEIDA, Keity Islane de Lina. “Vamos juntas Campina Grande?”: um estudo dialógico de uma fanpage do facebook. 2017. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28663 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Sob a perspectiva da Análise Dialógica do Discurso, representada por Bakhtin e o Círculo e por trabalhos de estudiosos como Brait (2005), Faraco (2003), Fiorin (2006), dentre outros, o presente trabalho objetiva analisar, dialogicamente, as réplicas enunciadas por locutores e interlocutores em um contexto específico de comunicação e interação, as fanpages do Facebook que têm como tema nesse trabalho a sororidade feminina e ainda, compreender as múltiplas representações do ponto de vista de diferentes mulheres dentro de uma representação feminista. Nosso objeto de estudo são comentários femininos que trazem um olhar crítico sobre cada enunciado a ser visto, antes de tudo, como uma resposta aos enunciados precedentes de um determinado campo da criatividade ideológica. Neste sentido, os dados analisados evidenciam que as réplicas imprimem campos de criatividade ideológica diferentes que vão ao encontro da orientação social que locutoras e interlocutoras se filiam. A pesquisa é de cunho netnográfico e o corpus selecionado constitui-se especificamente, dos enunciados concretos estraídosdos coméntarios da fanpage do Facebook “Vamos juntas Campina Grande? ”. Tal consideração aparentemente funciona como óbvia, mas abandona este estado quando compreendida como resultado de redes dialógicas que tecem, ao longo da história, a orientação do auditório social dos enunciados concretos que se estabelecem nos mais variados eventos discursivos. |
Keywords: | Estudo dialógico Fanpage do facebook Relações dialógicas - facebook Enunciado concreto Sororidade feminina Análise dialógica do discurso Dialogic study Facebook fan page Dialogic relations - facebook Concrete statement Female sorority Dialogic discourse analysis |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Linguística |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28663 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
KEITY ISLANE DE LIMA ALMEIDA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2017.pdf | Keity Islane de Lima Almeida - MON. LIC. Língua Portuguesa CH 2017 | 2.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.