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dc.creator.IDLOPES, D. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4792260728708196pt_BR
dc.contributor.advisor1NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
dc.contributor.advisor1IDNÓBREGA, M. M. S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2123326909056011pt_BR
dc.contributor.referee1CARVALHO, Aluska Silva.
dc.description.resumoAlgumas obras da literatura infantil contribuem para o crescimento emocional, cognitivo e para a identificação pessoal da criança, com exceção daquelas de caráter pedagogizantes e diretivo, que podem ou não contribuir dessa forma. Mas, para que isto aconteça, é necessário um novo olhar da instituição escolar sobre o ensino de literatura na contemporaneidade, visando o desenvolvimento de práticas educativas que levem ao aperfeiçoamento das práticas de leitura. Nesse sentido observamos a necessidade de conhecer e cumprir a Lei 10.639/03, que inclui o ensino da História e Cultura Africana no currículo das escolas brasileiras, para que o aluno possa aprender valores como diversidade e apreciação da cultura negra. Sabendo disso, este trabalho objetiva: identificar os recursos que os autores usam para destacar a negritude das personagens nas obras e dentre tais recursos, como se configura a autoaceitação das personagens; verificar como se configura a autoimagem das personagens negras; investigar a configuração do meio e do espaço em que se situam as personagens negras; analisar como a caracterização dos personagens secundários colaboram para a autoaceitação das protagonistas; e resgatar quais aspectos as obras selecionadas se aproximam ou se diferem, numa análise literária dos livros As tranças de Bintou (2007) da autora Sylviane Anne Diouf, Uma princesa nada boba (2011) do autor Luiz Antônio e O cabelo de Lelê (2007) da autora Valéria Belém, num panorama que, timidamente, expõe a relevância da identidade dos negros na literatura juvenil, do esquecimento às páginas de protagonismo. Apontaremos a construção dos elementos que constituem essas obras, os diálogos existentes entre os textos visual e verbal, de modo a observar se possuem traços das culturas africanas e as possíveis contribuições que essas obras estão proporcionando para o reconhecimento da memória das princesas africanas. Nesse sentido, é importante ressaltar que a contribuição de obras que apresentem o negro não mais de maneira depreciativa é fundamental, pois embora essa mudança de atitude não vá erradicar o preconceito racial, tais medidas são imprescindíveis para ajudar as crianças e os jovens negros a se reconhecerem como descendentes africanos. A partir desses pressupostos, nossas análises estarão fundamentadas nas teorias de Gregorin Filho (2009); Sosa (1978); Coelho (1987 e 2000); Khéde (1990), Oliveira (2003), Gomes (2005), Munanga (1988), Clemente (2010) e Munanga e Gomes (2016).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturapt_BR
dc.titleEntre cachos, tranças e birotes: a construção de princesas negras na literatura infantil.pt_BR
dc.date.issued2017
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28653
dc.date.accessioned2023-01-05T17:33:11Z
dc.date.available2023-01-05
dc.date.available2023-01-05T17:33:11Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLiteratura infantil negrapt_BR
dc.subjectPersonagens infantis negras - literatura infantilpt_BR
dc.subjectNegritude - literatura infantilpt_BR
dc.subjectNegros - literatura infantilpt_BR
dc.subjectPrincesas negras - literatura infantilpt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectLei 10.639/2003 ensino de História e cultura africanapt_BR
dc.subjectEnsino de História e cultura africana - lei 10.639/2003pt_BR
dc.subjectCultura negra - literatura infantilpt_BR
dc.subjectIdentidade negra e literaturapt_BR
dc.subjectBlack children's literaturept_BR
dc.subjectBlack children's characters - children's literaturept_BR
dc.subjectNegritude - children's literaturept_BR
dc.subjectBlacks - children's literaturept_BR
dc.subjectBlack princesses - children's literaturept_BR
dc.subjectLiterature teachingpt_BR
dc.subjectLaw 10.639/2003 Teaching of African History and Culturept_BR
dc.subjectTeaching of African History and Culture - Law 10.639/2003pt_BR
dc.subjectBlack culture - children's literaturept_BR
dc.subjectBlack identity and literaturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLOPES, Dízia Araújo.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBetween curls, braids and birotes: the construction of black princesses in children's literature.pt_BR
dc.identifier.citationLOPES, Dízia Araújo. Entre cachos, tranças e birotes: a construção de princesas negras na literatura infantil. 2017. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28653pt_BR
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