Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28652
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALVES, N. N. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Márcia Candeia.-
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, M. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9787353864767301pt_BR
dc.contributor.referee1RAFAEL, Edmilson Luiz.-
dc.contributor.referee1IDRAFAEL, E. L.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2629616354978358pt_BR
dc.contributor.referee2AMORIM, Karine Viana.-
dc.contributor.referee2IDAMORIM, K. V.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2828984355069221pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho refere-se à produção textual escrita em um livro didático do ensino médio a partir de seis concepções de escrita elencadas por Ivanic (2004). Trata-se de uma pesquisa documental e descritiva realizada no livro Português Linguagens (2013), volume único, de Willian Roberto Cereja e Tereza Cochar Magalhães. A pesquisa é qualitativa, e por isso, buscamos responder ao seguinte questionamento: “Qual(is) a(s) concepção(es) de escrita que subjaz(em) o ensino da produção escrita em livro didático de língua portuguesa no ensino médio?” e elegemos como objetivo a extração das propostas de produção escrita do livro didático, bem como a identificação das concepções que as perpassam. Objetivamos também refletir sobre os objetivos do ensino da escrita, a fim de saber como eles cooperam para o fortalecimento desta prática em alunos de ensino médio. As propostas de produção textual extraídas do livro foram analisadas a partir das seis concepções de escrita elencadas por Ivanic (2004): habilidade, criatividade, processo, gênero, prática social e discurso sociopolítico. Fundamentam este trabalho as contribuições autores como Ivanic (2004), Antunes (2003), Marcuschi (2001; 2008), Koch e Elias (2014; 2015) e outros. Conforme análise, verificamos que as propostas sinalizam abrigar concepções mútuas de escrita, ou seja, uma proposta comunga simultaneamente de uma escrita que explora a habilidade, o gênero, o processo e a prática social, sendo esta última a menos recorrente. Contudo, a única concepção que não se verificou foi o discurso sociopolítico, o que faz com que os professores e demais usuários e elaboradores desse material explorem formas de escrita que permitam ao aluno saber que a escrita deve ser utilizada em diversos contextos, partilhando de experiências sociais, não alcançando o discurso sociopolítico da escrita. Desta forma, comprovamos, ao final, que as propostas podem ser compreendidas como parte importante do processo de aprendizagem da língua por meio da exploração de atividades que englobam conhecimentos de gênero, processo, habilidade, criatividade e uso social da língua. Essas concepções possibilitam ao aluno um estudo da língua aplicado às diversas situações comunicativas, que são explorados através do ensino da produção escrita.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleConcepções de escrita subjacentes às propostas de produção textual em livro didático de língua portuguesa no Ensino Médio.pt_BR
dc.date.issued2016-11-22-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28652-
dc.date.accessioned2023-01-05T13:58:01Z-
dc.date.available2023-01-05-
dc.date.available2023-01-05T13:58:01Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEscrita - ensino médiopt_BR
dc.subjectWriting - high schoolpt_BR
dc.subjectProdução textual - ensino médiopt_BR
dc.subjectTextual production - high schoolpt_BR
dc.subjectLivro didático de língua portuguesapt_BR
dc.subjectPortuguese language textbookpt_BR
dc.subjectConcepções de escritapt_BR
dc.subjectWriting conceptionspt_BR
dc.subjectEnsino de escritapt_BR
dc.subjectWriting teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Nathalia Niely Tavares.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeConceptions of writing underlying proposals for textual production in Portuguese language textbooks in high school.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Nathalia Niely Tavares. Concepções de escrita subjacentes às propostas de produção textual em livro didático de língua portuguesa no Ensino Médio. 2016. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28652pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NATHALIA NIELY TAVARES ALVES - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2016.pdfNathalia Niely Tavares Alves - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2016782.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.