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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28636
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DC Field | Value | Language |
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dc.creator.ID | GOMES, A. K. C. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4151201185627858 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | DANTAS, Aloísio de Medeiros. | |
dc.contributor.advisor1ID | DANTAS, A. M. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1108640517726697 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | RÉGIS, Laura Dourado Loula. | |
dc.description.resumo | Este trabalho é feito à luz da Análise do Discurso, com auxílio de outras áreas da Linguística que se unem num mesmo objetivo: construir diálogos. A Análise do Discurso trabalha com muitas definições e uma delas é a de interdiscurso, que se concretiza por meio da linguagem e define a memória compartilhada socialmente. O interdiscurso é o que já foi dito e que volta em outros lugares e contextos fazendo novos sentidos. É um saber constituído. O Sociocognitivismo é uma área de estudos que compreende a linguagem como um instrumento de interação entre os indivíduos. A Estilística estuda a língua e sua função expressiva. É um recurso utilizado na linguagem para demonstrar emotividade. São três áreas que parecem desvinculadas ou avulsas entre si, mas verificaremos que juntas podem influenciar e trazer uma alta carga de informação através da comunicação e isso pode acontecer em diversos textos e gêneros textuais de várias áreas, até mesmo os de cunho literário, como é o caso do nosso trabalho, que tem por objetivo observar como estão construídos os diálogos em Bóris e Dóris, uma novela do autor Luiz Vilela que se constitui através da conversa do casal que dá nome a obra. Utilizamos como base teórica dos estudos da Análise do Discurso Francesa e do Interdiscurso alguns autores, dentre eles, Pêcheux (1988, 1990), Brandão (1991), Orlandi (1942, 1999 e 2001) e Cardoso (1999). No que concerne aos estudos Sociocognitivos, nos recorremos as observações de Jubran e Koch (2006) e Castilho (2010) e, nos estudos estilísticos, Melo (1976), Câmara Júnior (1978), Martins (1989) e Monteiro (1991). Teremos como objeto de análise a novela acima citada e faremos um estudo de caráter interpretativo-qualitativo, caracterizado como sendo mais subjetivo e mais interativo. A partir de nossas leituras e pesquisas, podemos perceber que todo o discurso possui uma porção de memórias do dizer (interdiscursos) que são produzidos num contexto histórico-social, com sujeitos e ideologias e que se renovam a cada novo discurso. Também veremos que todo esse interdiscurso pode se constituir por meio de elementos do sociocognitivismo e da estilística, notando então que as três áreas se juntam numa mesma proposta. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística Literatura | pt_BR |
dc.title | Interdiscursividade e estilo: a relação dialógica do texto literário. | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28636 | |
dc.date.accessioned | 2023-01-05T11:46:24Z | |
dc.date.available | 2023-01-05 | |
dc.date.available | 2023-01-05T11:46:24Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Texto literário - relação dialógica | pt_BR |
dc.subject | Interdiscursividade - diálogos | pt_BR |
dc.subject | Interdiscurso | pt_BR |
dc.subject | Sociocognitivismo | pt_BR |
dc.subject | Estilística linguística | pt_BR |
dc.subject | Estilística literária | pt_BR |
dc.subject | Literary text - dialogical relationship | pt_BR |
dc.subject | Interdiscursivity - dialogues | pt_BR |
dc.subject | Interdiscourse | pt_BR |
dc.subject | Sociocognitivism | pt_BR |
dc.subject | L/inguistic stylistics | pt_BR |
dc.subject | Literary stylistics | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | GOMES, Adilza Ker-Leem Correia. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Interdiscursivity and style: the dialogical relationship of the literary text. | pt_BR |
dc.identifier.citation | GOMES, Adailza Ker-Leem Correia. Interdiscursividade e estilo: a relação dialógica do texto literário. 2017. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28636 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH |
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