Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28634
Title: | Passeios Noturnos na sala de aula: uma proposta metodológica. |
Other Titles: | Night walks in the classroom: a methodological proposal. |
???metadata.dc.creator???: | FERREIRA, Sandoval Alves. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | OLIVEIRA, Tássia Tavares de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | RODRIGUES, Rosangela de Melo. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | OLIVEIRA, Paloma do Nascimento. |
Keywords: | Conto - Rubem Fonseca;Ensino de literatura - ensino médio;Sequência didática;Rubem Fonseca - contos Passeios Noturnos I e II;Literatura brasileira - contos;Gênero literário - conto;Conto nos livros didáticos;Formação de leitores literários;Story - Rubem Fonseca;Literature teaching - high school;Following teaching;Rubem Fonseca - Short Stories Night Tours I and II;Brazilian Literature - short stories;Literary Genre - Short Story;Tales in textbooks;Training of literary readers |
Issue Date: | Jun-2016 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | FERREIRA, Sandoval Alves. Passeios Noturnos na sala de aula: uma proposta metodológica. 2016. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28634 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Neste trabalho, temos como foco apresentar uma proposta de abordagem do conto em turmas do 3º ano do ensino médio com o intuito de contribuir adequadamente para a formação de leitores literários. Para isso, construímos, seguindo os moldes de Cosson (2014), uma sequência didática, nomeada pelo autor como sequência básica, que seque quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação, utilizando os contos Passeio Noturno I e II de Rubem Fonseca, após fazermos uma análise nos manuais didáticos de Sarmento e Tufano (2004) e Abaurre e Pontara (2014), observando como o conto era estudado. Também lançamos mão do método receptivo como aporte teórico metodológico fundamentador de nossas discussões e da sequência didática que fora proposta para a abordagem do gênero conto. Nosso trabalho vem mostrar que, mesmo diante do grande desafio que é a tarefa de ensinar e, ensinar literatura, e mesmo diante de um cenário educacional tão debilitado e fragilizado, é possível, por meio de um fazer pedagógico eficaz atrelado a uma metodologia adequada, trabalhar no sentido de contribuir significativamente para a formação de leitores literários. |
Keywords: | Conto - Rubem Fonseca Ensino de literatura - ensino médio Sequência didática Rubem Fonseca - contos Passeios Noturnos I e II Literatura brasileira - contos Gênero literário - conto Conto nos livros didáticos Formação de leitores literários Story - Rubem Fonseca Literature teaching - high school Following teaching Rubem Fonseca - Short Stories Night Tours I and II Brazilian Literature - short stories Literary Genre - Short Story Tales in textbooks Training of literary readers |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Literatura |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28634 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SANDOVAL ALVES FERREIRA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2016.pdf | Sandoval Alves Ferreira - MON. LIC. Língua Portuguesa CH 2016 | 338.41 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.