Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28626
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | CAVALCANTE JÚNIOR, J. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7765257135187314 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | XAVIER, Manassés Morais. | |
dc.contributor.advisor1ID | XAVIER, M. M. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | FELICIANO, Glenda Hilnara Meira. | |
dc.description.resumo | Sabendo que o livro didático é um elemento muito utilizado na educação até hoje, analisamos o Livro Didático de Português (doravante, LDP) com o intuito de observar, descrever e analisar as características tratadas pelo livro com relação ao conteúdo das orações subordinadas substantivas. A presente pesquisa parte da seguinte questão-problema: qual a abordagem do estudo das orações subordinadas substantivas no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio Português Linguagens, de Cereja e Magalhães (2013)?. Objetivamos refletir sobre o ensino das orações subordinadas substantivas no contexto do Ensino Médio e refletir sobre a utilização do LDP; e específicos: a) avaliar a abordagem do livro didático a respeito das orações subordinadas substantivas, tendo como referências os estudos da gramática tradicional e da análise linguística; b) perceber limitações e avanços na abordagem pensando na formação do professor. Para a concretização de nosso trabalho, tivemos a preocupação de absorvermos as contribuições teóricas e metodológicas de autores como Antunes (2014), Neves (2012), Bakhtin (2013; 2003), Bechara (2010), Bezerra e Reinaldo (2013), Gulart (2010), Mendonça (2006), Wittke (2007), dentre outros. Quanto à metodologia de trabalho, a nossa pesquisa é caracterizada como documental, uma vez que nos baseamos no LDP, Português Linguagens, de Cereja e Magalhães (2013), como norte: um documento de fácil acesso e que pode receber novas contribuições e reflexões no tocante as suas abordagens. Os resultados obtidos em nossa pesquisa mostram que o livro didático analisado se situa entre atividades que priorizam o estudo formal da gramática tradicional e práticas de análise linguística. Na primeira situação, referente à GT, com uma abordagem estrutural da língua e presa a nomenclaturas a partir de exemplos descontextualizados ou préfabricados. Na segunda, referente a AL, a partir de gêneros discursivos e inserindo, na discussão didática, o uso das orações subordinadas substantivas em contextos semânticodiscursivos diversos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística | pt_BR |
dc.title | Ensino de gramática? Prática de análise linguística?: a abordagem das orações subordinadas substantivas em um livro didático de português do ensino médio. | pt_BR |
dc.date.issued | 2016-06-06 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28626 | |
dc.date.accessioned | 2023-01-04T19:51:44Z | |
dc.date.available | 2023-01-04 | |
dc.date.available | 2023-01-04T19:51:44Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Ensino de gramática | pt_BR |
dc.subject | Análise linguística | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Orações subordinadas substantivas | pt_BR |
dc.subject | Livro didático de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio - livro didático de português | pt_BR |
dc.subject | Gramática - ensino | pt_BR |
dc.subject | Grammar teaching | pt_BR |
dc.subject | Linguistic analysis | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language teaching | pt_BR |
dc.subject | Noun subordinate clauses | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language textbook | pt_BR |
dc.subject | High school - Portuguese textbook | pt_BR |
dc.subject | Grammar - teaching | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Grammar teaching? Linguistic analysis practice?: the approach of substantive subordinate clauses in a high school Portuguese textbook. | pt_BR |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva. Ensino de gramática? Prática de análise linguística?: a abordagem das orações subordinadas substantivas em um livro didático de português do ensino médio. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28626 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JOSENILTON SILVA CAVALCANTE JÚNIOR - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2016.pdf | Josenilton Silva Cavalcante Júnior - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2016. | 2.8 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.