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dc.creator.IDNEVES, M. E. A. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1FARIAS, Washington Silva de.
dc.contributor.advisor1IDFARIAS, W. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7286804892761462pt_BR
dc.contributor.referee1XAVIER, Manassés Morais.
dc.description.resumoConsiderando que a materialização do discurso do sujeito, entre processos parafrásticos e polissêmicos, em forma de texto, revela a constituição da função-autor, objetivamos, com esta pesquisa, tendo por base um direcionamento teórico que entende a língua na sua relação com a exterioridade, compreender como se constroem as tentativas de controle da argumentação em textos produzidos por alunos em fase de preparação para o vestibular. Para efetivação desse objetivo, ancoramo-nos na Análise do Discurso de linha francesa, observando as estratégias discursivas que indicam movimentos de autoria, presentes no corpus. O corpus restrito desta pesquisa é constituído por seis produções textuais do gênero resenha escritas, em sala de aula, por alunos pré-vestibulandos do cursinho Pré-vestibular da UFCG. Com os resultados obtidos no decorrer de nossas análises, sob o contexto teórico da Análise do Discurso e a partir das regularidades presentes nos textos dos alunos, emergiram duas posições-sujeito (função-autor e forma-leitor), bem como dois movimentos de autoria (parafrástico e polissêmico). Compreendemos, com base nesses dois posicionamentos dos sujeitos-alunos, que o trabalho de produção de sentido, bem como o processo de autoria ocorre através das escolhas linguísticas, conforme o lugar discursivo em que se instala o sujeito-autor na produção textual. Logo, argumentação se dá a partir da posição-sujeito que busca no interdiscurso uns e não outros enunciados para constituir seu dizer, revelando um sujeito que interpelado pela ideologia e atravessado pelo inconsciente, ao produzir sua argumentação, retoma já-ditos reproduzindo saberes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleO (des)controle da argumentação: uma análise discursiva da escrita do gênero resenha por alunos pré-vestibulandos.pt_BR
dc.date.issued2015
dc.description.abstractWhereas the realization of subject of the speech, between paraphrastic processes processes and polysemic, in text form, reveals the constitution of the author-function, we aim, with this research, basead on a theoretical guidance to understand the language in their relationship with the externality, understand how to build the argument control attempts in texts produced by students in preparation for college entrance. For realization of this goal, we anchor us on Analyses of French Discourse, watching the discursive strategies that indicate authorship movements present in the corpus. The restricted corpus of this research consist of six textual course al productions of the genre review written in the classroom, for pre-school students preparatory course students from entrance examination UFCG. With the results obtained in the course of our analyses under the theoretical framework of discourse analyses and from the regularities present in the texts of students emerged two positions-subject (author-function and shape-player) as well as two authorship movements (paraphrastic an polysemic). We understand, based on these two positions of the subjects students, the sense of product work, as well authoring process occurs through linguistic choices as the place discourse in which settles the subject-author in the text production. Soon arguments starts from the position-guy search on a interdiscourse and no other statements to be their say, revealing a guy who stopped by ideology and crossed by the unconscious, to produce his arguments, takes abreadyreproduced said knowledge.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28601
dc.date.accessioned2023-01-04T12:27:46Z
dc.date.available2023-01-04
dc.date.available2023-01-04T12:27:46Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectGênero textual resenhapt_BR
dc.subjectResenhapt_BR
dc.subjectAlunos pré-vestibulandospt_BR
dc.subjectAnálise do discurso de linha francesapt_BR
dc.subjectArgumentationpt_BR
dc.subjectReview textual genrept_BR
dc.subjectReviewpt_BR
dc.subjectPre-university studentspt_BR
dc.subjectFrench line speech analysispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNEVES, Maria Elizete Araújo Oliveira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe (lack of) control of argumentation: a discursive analysis of the writing of the review genre by pre-university students.pt_BR
dc.identifier.citationNEVES, Maria Elizete Araújo Oliveira. O (des)controle da argumentação: uma análise discursiva da escrita do gênero resenha por alunos pré-vestibulandos. 2015. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em:pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

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