Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28593
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | RIBEIRO, L. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2887442943123272 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | AMORIM, Karine Viana. | - |
dc.contributor.advisor1ID | AMORIM, K. V. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2828984355069221 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | RAFAEL, Edmilson Luiz. | - |
dc.contributor.referee1ID | RAFAEL, E. L. | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | PATRIOTA, Luciene Maria. | - |
dc.contributor.referee2ID | PATRIOTA, L. M. | pt_BR |
dc.description.resumo | Diversas políticas públicas promovidas pelo Governo federal têm estimulado a utilização de tecnologias no ambiente de ensino. O Livro Didático, muitas vezes a única ferramenta disponível na escola, também tem abordado gradativamente a utilização de tecnologias como forma de permitir que o aluno tenha contato com diferentes formas de utilização da linguagem. Nesse sentido, a presente pesquisa busca descrever e analisar a abordagem que o Livro Didático de Língua Portuguesa (LDLP) realiza do uso de tecnologias, tendo como objetivos geral: Investigar as práticas letradas digitais requeridas em exercícios do Livro Didático de Língua Portuguesa; e específicos: (a) Identificar os exercícios que abordam a mobilização de práticas letradas digitais; (b) Descrever e analisar as práticas letradas digitais subjacentes aos exercícios de leitura e de escrita de língua portuguesa. A hipótese de pesquisa é a de que a mobilização de práticas letradas digitais requerida nos exercícios de leitura e escrita do LDLP pressupõe predominantemente um aluno que já domina ferramentas e conhecimentos do ambiente digital. A pesquisa foi realizada em duas coleções de LDLP utilizadas em duas escolas públicas, a coleção “Contade de Saber Português” (2012) e a coleção “Português: Linguagens” (2012), mediante uma abordagem quantitativo-qualitativa, conforme destaca Moreira e Caleffe (2008), realizando a sistematização e a análise dos dados em três categorias, quais Produção, Publicação. Para análise e descrição do corpus, foi utilizado como fundamentação teórica a concepção de Letramento proposta, entre outros, por Barton e Hamilton (2000) e Lopes (2006), a de práticas letradas defendida por Silva (2009) e a de letramento digital apresentada por Botelho (2013), bem como a definição e caracterização de Livro Didático, a partir de autores como Batista e Rojo(2008), Bezerra (2001) e Marcuschi e Cavalcante (2008). Como resultados, observa-se que os exercícios do LDLP propõem a mobilização de diferentes práticas letradas digitais, contudo, pressupõem predominantemente que os alunos são sujeitos letrados digitalmente, deixando de oferecer direcionamentos necessários para a realização da proposta de atividade em ambiente digital. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística | pt_BR |
dc.title | Mobilização de práticas letradas digitais em exercícios do livro didático de língua portuguesa. | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28593 | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-03T20:19:27Z | - |
dc.date.available | 2023-01-03 | - |
dc.date.available | 2023-01-03T20:19:27Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Livro didático de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa - livro didático | pt_BR |
dc.subject | Práticas letradas digitais - livro didático | pt_BR |
dc.subject | Letramento digital | pt_BR |
dc.subject | Coleção Português : Linguagens - livro didático | pt_BR |
dc.subject | Coleção Vontade de Saber Português - livro didático | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language textbook | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language teaching - textbook | pt_BR |
dc.subject | Digital literate practices - textbook | pt_BR |
dc.subject | Digital literacy | pt_BR |
dc.subject | Portuguese Collection: Languages - didactic book | pt_BR |
dc.subject | Will to Know Portuguese Collection - textbook | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | RIBEIRO, Laís de Souza. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Mobilization of digital literate practices in Portuguese textbook exercises. | pt_BR |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Laís de Souza. Mobilização de práticas letradas digitais em exercícios do livro didático de língua portuguesa. 2014. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28593 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LAÍS DE SOUZA RIBEIRO - MON. LIC. LÍNGUA POSTUGUESA CH 2014.pdf | Laís de Souza Ribeiro - MON. LIC. Língua Portuguesa CH 2014 | 1.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.