Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28591
Title: | O gênero “resenha” em livros didáticos de português de ensino fundamental II e ensino médio. |
Other Titles: | The “review” genre in elementary and high school Portuguese textbooks. |
???metadata.dc.creator???: | OLIVEIRA, Ilcee Cortez Nogueira de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | BEZERRA, Maria Auxiliadora. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | DANTAS, Aloísio de Medeiros |
Keywords: | Gênero resenha;Ensino fundamental II;Livros didáticos de português;Análise de livro didático - língua portuguesa;Ensino médio - livro didático;Ensino fundamental II - livro didático;Organização retórica;Ensino de resenha;Multiletramentos;Resenha - livro didático |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | OLIVEIRA, Ilcee Cortez Nogueira de. O gênero “resenha” em livros didáticos de português de ensino fundamental II e ensino médio. 2015. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28591 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta monografia tem como objetivo geral contribuir para o conhecimento do tratamento dado ao gênero resenha em livros didáticos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Visto que a resenha tem lugar garantido nos jornais, revistas, periódicos, Porém no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, esse gênero ainda não detém tanta popularidade. São os seguintes os objetivos específicos deste estudo: 1. Identificar as denominações para o gênero “resenha” apresentadas em LD do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio; 2. Identificar os objetos culturais indicados para resenhas nos livros didáticos em referência. 3. Apontar as unidades retóricas presentes em resenhas de filmes nesses livros. O referencial teórico está representado pelas contribuições dos estudos sobre Letramentos (SOARES, 1998; KLEIMAN, 2008; ROJO; 2009); sobre Sociorretórica do gênero resenha (MOTTAROTH E HENDGES, 2010; ARAÚJO, 1996; BEZERRA, 2009). Foram selecionados para análise seis livros didáticos de Língua Portuguesa (exemplares do professor), sendo três do Ensino Fundamental II e três do Ensino Médio. Os resultados principais da pesquisa mostram que há uma variação na nomenclatura para o gênero resenha nos LDs pesquisados; há vários objetos culturais eleitos como objetos de resenhas; há diferenças na organização retórica das resenhas apresentadas nos LDs, se comparados com a organização retórica das resenhas acadêmicas. |
Keywords: | Gênero resenha Ensino fundamental II Livros didáticos de português Análise de livro didático - língua portuguesa Ensino médio - livro didático Ensino fundamental II - livro didático Organização retórica Ensino de resenha Multiletramentos Resenha - livro didático |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Linguística |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28591 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ILCEE CORTEZ NOGUEIRA DE OLIVEIRA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2015.pdf | Ilcee Cortez Nogueira de Oliveira - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2015 | 4.29 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.