Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28576
Title: | Literatura de cordel em sala de aula: relato de uma vivência. |
Other Titles: | Cordel literature in the classroom: report of an experience. |
???metadata.dc.creator???: | ARAÚJO, Rosângela Luna de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | ALVES, José Hélder Pinheiro. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva. |
Keywords: | Literatura de cordel;Literatura popular;Recepção da literatura de cordel - sala de aula;Sextilhas;João Ferreira de Lima - cordelista - recepção;Leitura de cordel;Interpretação textual - cordel;História da literatura de cordel;Literature of twine;Popular literature;Cordel literature reception - classroom;Sextiles;João Ferreira de Lima - cordelist - reception;String reading;Textual interpretation - string;History of string literature |
Issue Date: | May-2014 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ARAÚJO, Rosângela Luna de. Literatura de cordel em sala de aula: relato de uma vivência. 2014. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28576 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente trabalho propõe estudar a recepção do folheto As Proezas de João Grilo, de João Ferreira de Lima, com alunos de escola pública, na turma do 8º ano do fundamental II, e com uma turma do 6° ano, o livro Pássaros e Bichos na voz de poetas populares, organizado por Hélder Pinheiro, através da leitura e interpretação textual. A partir do estímulo à leitura das sextilhas e de folhetos e realização de atividades orais, relacionando a literatura de cordel ao contexto sócio-cultural do aluno, além do incentivo à musicalização das sextilhas e a apresentação oral. Logo, o objetivo do trabalho é, consequentemente, apresentar um relato de experiência a partir das ideias de Pinheiro (2011), no que tange a pesquisa em Literatura, as de Cascudo (1994), ao estudar sobre a história da literatura popular, as de Luyten (1983), no que é literatura de cordel, as de Moura (2009), com o trabalho dissertativo sobre a literatura de sextilhas e folhetos no ensino fundamental I, e as de Pinheiro (2007) sobre a poesia na sala de aula. Entre os resultados mais expressivos da pesquisa, podemos destacar que a leitura de folhetos possibilitou aos alunos uma experiência nova, já que para eles que moram e estudam numa escola desfavorecida socialmente, a leitura de folhetos pôde ajudá-los a fazer uma verdadeira viagem pelo mundo da literatura popular. |
Keywords: | Literatura de cordel Literatura popular Recepção da literatura de cordel - sala de aula Sextilhas João Ferreira de Lima - cordelista - recepção Leitura de cordel Interpretação textual - cordel História da literatura de cordel Literature of twine Popular literature Cordel literature reception - classroom Sextiles João Ferreira de Lima - cordelist - reception String reading Textual interpretation - string History of string literature |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Literatura |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28576 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ROSÂNGELA LUNA DE ARAÚJO - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2014.pdf | Rosângela Luna de Araújo - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2014 | 1.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.