Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28573
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | FREITAS, M. T. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9043496244948808 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | XAVIER, Manassés Morais. | |
dc.contributor.advisor1ID | XAVIER, M. M. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | PATRIOTA, Luciene Maria. | |
dc.contributor.referee2 | SANTIAGO, Zélia Maria de Arruda. | |
dc.description.resumo | A temática de formação de professores tem assumido, de certa forma, uma importância considerável para o país, uma vez que vem sendo alvo de estudos, discussões e críticas em algumas esferas da sociedade, sobretudo pelos inúmeros problemas encontrados nos cursos de licenciatura do país. Nessa perspectiva, o presente trabalho denominado “A formação inicial de professores: reflexões sobre o Projeto Pedagógico do Curso de Letras – Língua Portuguesa da UFCG” teve como objetivo geral refletir sobre o que se espera da formação inicial do Curso de Letras na contemporaneidade, sobretudo através da análise dos principais problemas enfrentados pela licenciatura no país. Como objetivos específicos destacamos: a) empreender, de forma crítica, questionamentos sobre a formação inicial no Curso de Letras – Língua Portuguesa da UFCG; b) refletir sobre os eixos de formação inicial de professores contidos no Projeto Político Curricular (PPC) do referido curso; c) descrever/analisar o quadro da estrutura organizacional das disciplinas do curso por eixos; d) a partir do objetivo específico anterior, contribuir com uma reflexão crítica sobre as bases da grade contemporânea do curso de Letras – Língua Portuguesa da UFCG. Nesse contexto, do ponto de vista documental, é oportuno investir em pesquisas que reflitam sobre a estrutura curricular dos cursos de licenciatura, bem como de outras áreas. No que se refere à fundamentação teórica utilizada, pode-se citar autores como Rampazzo (2002), Medeiros (2008), Paiva (2005), Tardif (2002), Pereira (2007), além do próprio PPC e os documentos oficiais que organizam os Cursos de Letras no país. Em relação à metodologia, o presente trabalho é uma pesquisa de natureza documental. Quanto à análise de dados, observamos que muito embora o PPC do Curso de Letras – Língua Portuguesa da UFCG esteja de acordo com o que está estabelecido nos documentos oficiais, algumas modificações, à título de sugestões trazidas ao longo do presente trabalho, precisam de certa forma ser consideradas para um melhor desenvolvimento do curso em relação aos três eixos de formação, a saber: o usuário, o docente e o especialista. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | A formação inicial de professores: reflexões sobre o Projeto Pedagógico do Curso de Letras - Língua Portuguesa da UFCG. | pt_BR |
dc.date.issued | 2014-04-16 | |
dc.description.abstract | The theme of teacher education has assumed , in a way, of considerable importance to the country as it has been the target of studies , discussions and criticism in some spheres of society , especially the numerous problems encountered in undergraduate courses in the country . In this perspective , this work called " The initial teacher education : reflections on the pedagogical project of Letter Course - Portuguese UFCG ' main goal was to reflect on what is expected from the initial training course on literature in contemporary times , especially through the analysis of the main problems faced by the degree in the country . Specific objectives include : a) undertake a critical, questioning of the initial training course on literature - Portuguese UFCG ; b ) reflect on the axes of initial teacher education contained in the said course of study Political Project (CPP ) ; c ) describe / analyze the context of the organizational structure of the course subjects by axes ; d ) from the previous specific aim to contribute to a critical reflection on the foundations of contemporary grill Bachelor's - Portuguese UFCG . In this context , the documentary point of view, it is appropriate to invest in research to reflect on the curriculum of undergraduate courses , as well as other areas . With regard to the theoretical basis used one can cite as Rampazzo authors (2002) Medeiros (2008) , Paiva (2005) , Tardif (2002) , Pereira (2007 ), and the PPC itself and official documents that organize Letters Courses in the country . Regarding methodology , this study is a survey of nature documentary . Regarding data analysis , we observed that although PPC Course of Arts - English Language UFCG agree with what is stated in official documents , some modifications to the title brought suggestions throughout this work, need a certain order to be considered for a better development of the course in relation to three areas of training , namely: the user , the teacher and the specialist. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28573 | |
dc.date.accessioned | 2023-01-03T17:24:44Z | |
dc.date.available | 2023-01-03 | |
dc.date.available | 2023-01-03T17:24:44Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Curso de Letras Língua Portuguesa - CH UFCG | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial de professores - língua portuguesa - CH UFCG | pt_BR |
dc.subject | Projeto Pedagógico do Curso de Letras - Língua Portuguesa - CH UFCG | pt_BR |
dc.subject | Professores de língua portuguesa - formação inicial | pt_BR |
dc.subject | Currículo - formação de professores de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Letras língua portuguesa - curso CH UFCG | pt_BR |
dc.subject | Portuguese Language Letters Course - CH UFCG | pt_BR |
dc.subject | Initial teacher training - Portuguese language - CH UFCG | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical Project of the Letters Course - Portuguese Language - CH UFCG | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language teachers - initial training | pt_BR |
dc.subject | Curriculum - training of Portuguese language teachers | pt_BR |
dc.subject | Portuguese Language Letters - CH UFCG course | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | FREITAS, Mayara Tavares de. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The initial training of teachers: reflections on the Pedagogical Project of the Course of Letters - Portuguese Language of UFCG. | pt_BR |
dc.identifier.citation | FREITAS, Mayara Tavares de. A formação inicial de professores: reflexões sobre o Projeto Pedagógico do Curso de Letras - Língua Portuguesa da UFCG. 2014. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28573 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MAYARA TAVARES DE FREITAS - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2014.pdf | Mayara Tavares de Freitas - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2014. | 562.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.