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dc.creator.IDBARBOSA, T. K. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1BEZERRA, Sandra Sueli Carvalho.-
dc.contributor.advisor1IDBEZERRA, S. S. C.pt_BR
dc.contributor.referee1PATRIOTA, Luciene Maria.-
dc.contributor.referee1IDPATRIOTA, L. M.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objeto de estudo os fenômenos semânticos utilizados como estratégia argumentativa no gênero editorial. Para esse estudo, parte-se dos seguintes questionamentos: Qual o fenômeno semântico usado como estratégia de produção do editorial? Qual a funcionalidade desse fenômeno na produção do gênero em questão? Qual a importância argumentativa desse fenômeno na produção de sentido veiculada pelo editorial? Para isso, o objetivo é analisar os fenômenos semânticos como estratégia lógico-argumentativa para a produção do gênero editorial. O corpus de pesquisa é composto por quatro (04) editoriais: dois (02) editoriais do Jornal Folha de S. Paulo (FSP) e dois do Jornal da Paraíba (JP), que veicularam no mês de janeiro do corrente ano. Na análise desse corpus, observou-se a recorrência e a funcionalidade dos fenômenos semânticos analisados dentro do texto, a fim de descobrir sua importância tanto na construção formal quanto argumentativa para a produção dos efeitos de sentido que se quer veicular pelo editorial. A pesquisa ancora-se nas abordagens da Semântica Formal, da Enunciativa e da Lexical, as quais possibilitaram uma análise satisfatória do corpus. Essa ancoragem se faz com base, principalmente, nos estudos de Lyons (1979); Oliveira (2001); Cançado (2008); Muller e Viotti (2005); Pietroforte e Lopes (2005); Ducrot (1977; 1987); Marcuschi (2000 e 2008); Antunes (2005); Faria (1989). A metodologia de pesquisa utilizada classifica-se como qualitativa de caráter exploratório-descritivo. Com a pesquisa, a partir dos resultados obtidos nos quatro editoriais analisados, foi possível afirmar o seguinte: a sinonímia se constitui como estratégia argumentativa do gênero editorial, um recurso próprio, característico de sua produção, que tem sua ordem no argumentar; e a hiperonímia e hiponímia um importante recurso de progressão textual. Com esse resultado, conclui-se que esses fenômenos podem ser instrumento de ensino nas aulas de produção textual e análise linguística do gênero editorial, cabendo ao professor utilizá-lo da maneira mais eficaz, mostrando aos alunos como os fenômenos semânticos funcionam no texto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleFenômenos semânticos como estratégia argumentativa do gênero editorial.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.description.abstractThis research aims to study the semantic phenomenon used as argumentative strategy in editorial genre. To study this, it is questioned: Which semantic phenomenon is used as a strategy for the production of the editorial? What is the functionality of this phenomenon in the production of this genre? What is the argumentative importance of this phenomenon in meaning production conveyed by the editorial? For this, the goal is to analyze the semantic phenomena as logical and argumentative strategies for the editorial genre production. The corpus is constituted by four (04) editorials, two (02) Jornal da Folha de S. Paulo Newspaper (FSP) editorials and two (02) Jornal da Paraíba newspaper editorials, all aired in January of the current year. In the corpus analysis, it is observed the recurrence and functionality of the phenomena inside the text, in order to find out their importance both in the formal and argumentative construction for the production of meaning effects that are conveyed by the editorial. This research is based on Formal, Enunciative and Lexical Semantics studies, which allowed a satisfactory analysis. This research is based, mainly, on the studies of Lyons (1979); Oliveira (2001); Cançado (2008); Muller & Viotti (2005); Pietroforte & Lopes (2005); Ducrot (1977; 1987); Marcuschi (2000 e 2008); Antunes (2005); Faria (1989). It is a descriptive, exploratory and qualitative study. The results show that synonymy constitutes as argumentative strategy of the editorial genre, a feature very characteristic of its production, that has its order at arguing; and hypernym and hyponymy as important resources for textual progression. By this result, it is concluded that these phenomena can be a teaching tool in classes of textual production and linguistic analysis of the editorial genre, whereas the teacher use it most effectively, showing students how the semantic phenomena operate in the text.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28561-
dc.date.accessioned2023-01-02T20:10:33Z-
dc.date.available2023-01-02-
dc.date.available2023-01-02T20:10:33Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFenômenos semânticospt_BR
dc.subjectSemântica formalpt_BR
dc.subjectEstratégia argumentativapt_BR
dc.subjectGênero editorialpt_BR
dc.subjectSinonímiapt_BR
dc.subjectHiperonímiapt_BR
dc.subjectHiponímiapt_BR
dc.subjectEnunciativapt_BR
dc.subjectLexicalpt_BR
dc.subjectSemantic phenomenapt_BR
dc.subjectFormal semanticspt_BR
dc.subjectArgumentative strategypt_BR
dc.subjectEditorial genrept_BR
dc.subjectSynonymypt_BR
dc.subjectHyperonymypt_BR
dc.subjectHyponymypt_BR
dc.subjectEnunciativept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARBOSA, Talita Kardinally Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSemantic phenomena as an argumentative strategy of the editorial genre.pt_BR
dc.identifier.citationBARBOSA, Talita Kardinally Sousa. Fenômenos semânticos como estratégia argumentativa do gênero editorial. 2013. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28561pt_BR
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