Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28542
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLOURENÇO, D. C. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6953425533931501pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Márcia Candeia.-
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, M. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9787353864767301pt_BR
dc.contributor.referee1RAMOS, Fabiana.-
dc.contributor.referee1IDRAMOS, F.pt_BR
dc.contributor.referee2PATRIOTA, Luciene Maria.-
dc.contributor.referee2IDPATRIOTA, L. M.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0206758132708524pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho, sob a perspectiva da Linguística Aplicada, tem como objetivos identificar as competências em escrita de acordo com a avaliação do PNLD (2011) no Livro Didático de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II; descrever as atividades de produção textual escrita no LD; e analisar o tratamento dado às atividades de produção do texto escrito no LDP do EF II. Este trabalho define-se como uma pesquisa qualitativa-interpretativista, de cunho documental e descritivo, e tem como objeto de análise propostas de produção textual da coleção do livro didático “Português: uma proposta para o letramento”, de Magda Soares. Os critérios de análise baseiam-se no desenvolvimento da competência em escrita descrita pelos PCNs, a saber competência discursiva, linguística e estilística. Para fundamentar a análise tomamos como base as contribuições de Batista (2003), Brasil (1998), Brasília (1998), Bunzen (2009), Marcuschi (2012), Perrenoud (1999), Reinaldo (2003), Santos (2009), Tagliani (2001), entre outros, que tratam do percurso histórico do livro didático brasileiro e, particularmente, do livro didático de português e dos critérios de avaliação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), bem como da noção de competência advinda da Educação, das competências em escrita em Língua Portuguesa e do tratamento dado às produções textuais escritas. Como resultado da análise da pesquisa, constatamos que as propostas textuais analisadas do livro didático privilegiam a competência linguística, algumas priorizam a competência discursiva e praticamente anulam a competência estilística textual e que a avaliação realizada pelo PNLD, mesmo representando um avanço significativo, ainda oferece uma abordagem genérica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleA competência em escrita avaliada pelo PNLD (2011) no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental II.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.description.abstractThis research, under the applied linguistics’ perspective, aims to identify the writing competences according to BNTP (2011) evaluation in Portuguese Language Textbook from Elementary School II; to describe the writing textual production activities on the TB and analyze the treatment given to the activities of written text production on the PTB from ES II. This work defines a qualitative-interpretative research, with documentary and descriptive character, which has as its object of analysis a collection of Portuguese Language Textbook from the final years of Elementary School. The analysis criteria are based on the selection of proposed textual productions inserted in the IV unit of the 5th and 8th grade textbook and on the development of the competence on writing that is described by the NCPs as a discursive, linguistic and stylistic competence. To support the analysis we take as basis the contributions of Baptist (2003), Brazil (1998), Brasilia (1998), Bunzen (2009), Marcuschi (2012), Perrenoud (1999), Reinaldo (2003), Santos (2009), Tagliani (2001 ) among others, who deal with the historical background of the Brazilian textbook, and especially about the Portuguese textbook and evaluation criteria of the Brazilian National Textbook Program (BNTP) as well as the notion of competence arising from the education, the competences on writing in Portuguese language and the treatment given to written textual productions. In relation to the object of the research we concluded that the analyzed textual proposals from the textbook emphasize the linguistic competence, some prioritize the discursive competence and practically nullify the stylistic competence and the assessment conducted by the BNTP, even representing a significant advance, yet provides a generic approach.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28542-
dc.date.accessioned2023-01-02T17:32:19Z-
dc.date.available2023-01-02-
dc.date.available2023-01-02T17:32:19Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCompetência em escritapt_BR
dc.subjectWriting skillspt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático - PNLD - 2011pt_BR
dc.subjectNational Textbook Program - PNLD - 2011pt_BR
dc.subjectLivro didático de língua portuguesa - ensino fundamental IIpt_BR
dc.subjectPortuguese language textbook - elementary school IIpt_BR
dc.subjectEscrita - competênciapt_BR
dc.subjectWriting - competencept_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectApplied Linguisticspt_BR
dc.subjectAtividades de produção textual - livro didáticopt_BR
dc.subjectText production activities - textbookpt_BR
dc.subjectProdução de texto - ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectText production - elementary schoolpt_BR
dc.subjectMagda Soares - letramentopt_BR
dc.subjectMagda Soares - literacypt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLOURENÇO, Delane Cristina Galiza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeWriting competence assessed by the PNLD (2011) in the Portuguese language textbook for elementary school II.pt_BR
dc.identifier.citationLOURENÇO, Delane Cristina Galiza. A competência em escrita avaliada pelo PNLD (2011) no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental II. 2013. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28542pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DELANE CRISTINA GALIZA LOURENÇO - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2013.pdfDelane Cristina Galiza Lourenço - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 20132.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.