Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28532
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SOUSA, A. C. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4867196055379392 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | RAFAEL, Edmilson Luiz. | - |
dc.contributor.advisor1ID | RAFAEL, E. L. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2629616354978358 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | AMORIM, Karine Viana. | - |
dc.contributor.referee1ID | AMORIM, K. V. | pt_BR |
dc.description.resumo | Vemos a necessidade de atentarmos na atualidade para a influência do uso e do discurso midiático e de estabelecermos sua relação com a Educação, visto que as mídias vêm modificando não só a sociedade de forma geral, mas também o contexto de ensino, exigindo novas competências do professor na tênue linha que lhe apresenta como múltiplo formador: responsável pela formação de sujeitos mais críticos e ativos diante da sociedade - os alunos, e responsável pela reconstrução de sua própria formação diante do que lhe configura como necessidade de renovação. Nesse sentido, este trabalho é apresentado com os seguintes objetivos: (1) averiguar se professores de língua portuguesa do ensino médio inovador das escolas de Campina Grande-PB utilizam mídias em sala de aula; (2) em caso afirmativo de 1, identificar de que maneira os professores mobilizam o ensino de gêneros textuais mediado por esses recursos: como recurso didático simples ou com uma finalidade pedagógica definida; e, (3) por último, observar em que consiste a inovação pretendida pelo programa representado pelos professores investigados, relacionando a mediação tecnológica à mediação pedagógica. Para tal, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo-interpretativista que teve corpus composto por questionários aplicados com os professores de Língua Portuguesa representantes da modalidade de ensino referida, na cidade de Campina Grande/PB. Esse estudo foi fundamentado em autores como Kenski (2003), Prado (2005), Almeida (2007) e Moran (2009), no que respeita ao potencial pedagógico da utilização das mídias no ensino, e em Magalhães (2001), Carvalho (2007), Rafael (2007) e Signorini (2007), no que confere reflexões acerca de formação de professor (mediador/didatizador). Os resultados sinalizaram que todos os professores participantes utilizam pelo menos três das cinco mídias focalizadas no trabalho (impressa – jornal e revista, televisiva, internet, rádio e audiovisual) com finalidades definidas, além do que, evidenciaram a intrínseca relação a ser considerada entre a mobilização adequada de mídias na educação e a formação renovada dos sujeitos representantes dessa instância: educação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | Mídias nas aulas de português do ensino médio inovador: mediação tecnológica / mediação pedagógica. | pt_BR |
dc.date.issued | 2013-03-12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28532 | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-02T13:34:09Z | - |
dc.date.available | 2022-01-02 | - |
dc.date.available | 2023-01-02T13:34:09Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Aulas de português - mídia | pt_BR |
dc.subject | Mídia e ensino de português | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa e mídias | pt_BR |
dc.subject | Mediação tecnológica - ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio inovador - aulas de português | pt_BR |
dc.subject | Mediação pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias em sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da informação e comunicação - educação | pt_BR |
dc.subject | Educação e tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada de professor mediador | pt_BR |
dc.subject | Professores de português e tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Professor inovador - ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Didatização de saberes - ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Formação docente e tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Portuguese classes - media | pt_BR |
dc.subject | Media and Portuguese teaching | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language and media | pt_BR |
dc.subject | Technological mediation - high school | pt_BR |
dc.subject | Innovative high school - Portuguese classes | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical mediation | pt_BR |
dc.subject | Technologies in the classroom | pt_BR |
dc.subject | Information and communication technologies - education | pt_BR |
dc.subject | Education and technologies | pt_BR |
dc.subject | Continuing teacher training | pt_BR |
dc.subject | Portuguese and technology teachers | pt_BR |
dc.subject | Innovative teacher - high school | pt_BR |
dc.subject | Didacticization of knowledge - high school | pt_BR |
dc.subject | Teacher training and technologies | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SOUSA, Andreza Caetano de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Media in innovative high school Portuguese classes: technological mediation / pedagogical mediation. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SOUSA, Andreza Caetano de. Mídias nas aulas de português do ensino médio inovador: mediação tecnológica / mediação pedagógica. 2013. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28532 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANDREZA CAETANO DE SOUSA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2013.pdf | Andreza Caetano de Sousa - MON. LIC. Língua Portuguesa CH 2013 | 444.23 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.