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dc.creator.IDSANTOS, A. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6713198420148002pt_BR
dc.contributor.advisor1BEZERRA, Maria Auxiliadora.-
dc.contributor.advisor1IDBEZERRA, M. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8478129683261997pt_BR
dc.contributor.referee1DANTAS, Aloísio de Medeiros.-
dc.contributor.referee1IDDANTAS, A. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1108640517726697pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Williany Miranda da.-
dc.contributor.referee2IDSILVA, W. M.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0044907035446244pt_BR
dc.description.resumoOs falantes de toda e qualquer língua utilizam estratégias variadas para garantir eficiência e eficácia em seu processo comunicacional. Dentre essas estratégias, há o uso de certas palavras em contextos linguísticos que não são os seus de origem, favorecendo uma mudança linguística. São os chamados fenômenos de lexicalização e de gramaticalização. Esse último, foco de nossa pesquisa, transforma itens lexicais em instrumentos gramaticais. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo estudar o processo de gramaticalização dos itens linguísticos pronto e (em)bora, muito recorrentes no falar dos paraibanos. Para tanto, foram feitas gravações em áudio de conversas informais entre 25 (vinte e cinco) pessoas de gênero, de nível de escolaridade e de faixa etária diferentes. As transcrições dos dados obtidos seguiram as convenções propostas pela Análise da Conversação e pela Fonética. O trabalho se fundamenta em estudos da Linguística Funcionalista, sobretudo nas contribuições teóricas de Givón (1979; 2012), Martelotta (2011) e Castilho (2010), dentre outros estudiosos da área. Os resultados obtidos nos evidenciaram que os itens linguísticos estudados estão sendo utilizados com sentidos diversos, ocasionando mudança de classe gramatical, e que a entonação com que são pronunciados também contribui para identificação de seus sentidos. Além disso, constatamos que todos os sujeitos da pesquisa estão utilizando os itens pronto e bora, independentemente de fatores como nível de escolaridade, faixa etária e gênero.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleUsos de pronto e (em)b0ra em conversas informais: um estudo descritivo de gramaticalização.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.description.abstractThe speakers of each and every language, use many strategies to ensure efficiency and effectiveness in its communication process. Among these strategies, there is the use of certain words in linguistic contexts which are not in accordance to their origin, it favors the language change. These changes are the so called phenomena of lexicalization and grammaticalization. The latter, the focus of our research, transforms the lexical items into grammatical instruments. In this direction, this work aims at studying the process of grammaticalization of the Brazilian linguistic items pronto and (em)bora, very recurring in the speech of the Paraíba‟s – a Brazilian state – people. For that, audio recordings were made from some informal conversations among 25 (twenty-five) people of different gender, education levels and ages. The transcriptions of the data followed conventions proposed by the Conversation Analysis and Phonetics. This study is grounded on the studies of Functionalist Linguistics, and based on the theoretical contributions of Givón (1979, 2012), Martelotta (2011) and Castilho (2010), among other researchers on the topic. Current outcomes suggest us that the linguistic items analyzed are being used with different meanings, causing change of the grammatical class, and that the intonation in which they are pronounced contributes to identify each meaning. In addition, we found that the people in this research are using the items pronto and bora independently of any concerning factors, such as education level, age and gender.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28529-
dc.date.accessioned2023-01-02T13:21:52Z-
dc.date.available2023-01-02-
dc.date.available2023-01-02T13:21:52Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectItem linguístico (em)borapt_BR
dc.subjectLinguistic item (in)borapt_BR
dc.subjectItem linguístico prontopt_BR
dc.subjectReady language itempt_BR
dc.subjectUsos e sentidospt_BR
dc.subjectUses and meaningspt_BR
dc.subjectSemânticapt_BR
dc.subjectSemanticspt_BR
dc.subjectGramaticalização de itens linguísticospt_BR
dc.subjectGrammaticalization of linguistic itemspt_BR
dc.subjectLinguística funcionalistapt_BR
dc.subjectFunctionalist linguisticspt_BR
dc.subjectConversas informaispt_BR
dc.subjectInformal conversationspt_BR
dc.subjectLexicalizaçãopt_BR
dc.subjectLexicalizationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Aymmée Silveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeUses of Pronto and (em)bora in informal conversations: a descriptive study of grammaticalization.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Aymmée Silveira. Usos de pronto e (em)b0ra em conversas informais: um estudo descritivo de gramaticalização. 2013. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28529pt_BR
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