Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28526
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | ALVES, L. S. N. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SYLVESTRE, Fernanda Aquino. | |
dc.contributor.advisor1ID | SYLVESTRE, F. A. S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7263180497540978 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SILVA, José Mário da. | |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo estudar o livro “A Bolsa Amarela”, escrito por Lygia Bojunga (2009), abordando principalmente o imaginário da personagem Raquel no romance da escritora e como as representações desse imaginário podem estimular a criatividade do público que a lê. Para desenvolver esse objetivo, partimos de uma discussão teórica para, posteriormente, analisar a obra de modo geral. A questão do imaginário muitas vezes é ignorada pelos pais ou até mesmo por professores que não sabem como lidar com esse assunto. Foi pensando nesses aspectos que procurei estudar a obra de Lygia Bojunga, visto que é uma autora que tem o dom de dialogar com as crianças de modo simples, mas tratando de assuntos relevantes para a vida delas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Literatura | pt_BR |
dc.title | Considerações acerca do imaginário da personagem Raquel no livro “A Bolsa Amarela” de Lygia Bojunga. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work aims to study the book "A bolsa amarela" written by Lygia Bojunga (2009), addressing mainly Raquel’s imaginary and how the representations of this imaginary can stimulate the creativity of the public who reads Lygia’s masterpiece. To develop this goal, we started from a theoretical discussion to later analyze the work of Lygia. The question of imagination is often ignored by parents or even teachers who do not know how to deal with this issue. It was thinking about these things that I tried to study the work of Lygia Bojunga, since it is an author who has the gift of talking with children using a simple language, but dealing with relevant issues to their lives.. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28526 | |
dc.date.accessioned | 2023-01-02T13:14:00Z | |
dc.date.available | 2023-01-02 | |
dc.date.available | 2023-01-02T13:14:00Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantojuvenil contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Imaginário | pt_BR |
dc.subject | Análise de personagem | pt_BR |
dc.subject | Lygia Bojunga - A Bolsa Amarela | pt_BR |
dc.subject | Contemporary children's literature | pt_BR |
dc.subject | Imaginary | pt_BR |
dc.subject | Character analysis | pt_BR |
dc.subject | Lygia Bojunga - The Yellow Bag | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ALVES, Lidiane Simone do Nascimento. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Considerations about the imaginary of the character Raquel in the book “A Bolsa Amarela” by Lygia Bojunga. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ALVES, Lidiane Simone do Nascimento. Considerações acerca do imaginário da personagem Raquel no livro “A Bolsa Amarela” de Lygia Bojunga. 2012. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28526 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LIDIANE SIMONE DO NASCIMENTO ALVES - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2012.pdf | Lidiane Simone do Nascimento Alves - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2012. | 605.18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.