Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28504
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | LIRA, D. M. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8810180824958697 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | BEZERRA, Maria Auxiliadora. | |
dc.contributor.advisor1ID | BEZERRA, M. A. | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo. | |
dc.description.resumo | Os avanços das pesquisas sobre escrita e a consequente necessidade de se adequar o ensino desse objeto às novas teorias que vêm surgindo, em especial àquelas que se relacionam com o interacionismo sócio-discursivo (Bronckart 2004, 2006, 2008), levam-nos a pensar na formação dos futuros professores de língua materna, os quais ensinarão, posteriormente, a escrita. Necessita-se que os futuros docentes desenvolvam, na graduação, tanto a proficiência em escrita, quanto a capacidade de lidar com esse objeto voltado para a futura prática docente. Para isso, é necessário que o professor formador o capacite para desempenhar tais habilidades. Pensando nisso, nossa pesquisa teve como objetivos analisar práticas docentes de duas professoras da disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos II, do Curso de Letras da UFCG, campus I, relativas ao ensino e à avaliação de escrita, e as concepções de escrita subjacentes a essas práticas. Os dados para a análise foram gerados a partir de entrevistas, observação de aulas, planos de curso da disciplina e atividades avaliativas escritas e corrigidas por essas professoras. Através da análise desses dados, percebemos que a professora 1 já se apropriou do paradigma sociointeracionista de ensino, mas ainda não consegue efetivá-lo com segurança. Percebe-se que suas atividades de avaliação escrita e seu procedimento de correção, na maioria das vezes, não condizem com as teorias estudadas, já que ela parece ainda estar apegada a uma prática de ensino reprodutivo, partindo sempre da teoria para a prática. Em relação ao processo de escrita, a professora 1 ainda mantém a predominância de uma concepção estrutural, mas parece estar passando por um processo de transformação de sua prática, através de algumas tentativas de efetivar um ensino de escrita voltado para o caráter social. Como consequência, seus alunos tenderão a desenvolver um ensino de escrita semelhante, mesclando características tradicionais e sociointeracionistas. Já a professora 2 segue uma postura sociointeracionista de ensino, levando os alunos a refletirem sobre a prática da escrita, a partir da qual discute a teoria; não se apega apenas à estrutura dos textos, mas principalmente à sua função social. Dessa forma, seus alunos, associando a prática à teoria, poderão melhor desenvolver o trabalho com a escrita em sala de aula. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística | pt_BR |
dc.title | Práticas de ensino e de avaliação e concepções de escrita em curso de formação inicial de professor de língua materna. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010-06-14 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28504 | |
dc.date.accessioned | 2022-12-28T20:46:13Z | |
dc.date.available | 2022-12-28 | |
dc.date.available | 2022-12-28T20:46:13Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Práticas docentes | pt_BR |
dc.subject | Práticas avaliativas | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores de língua materna | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores de língua materna | pt_BR |
dc.subject | Concepções de escrita | pt_BR |
dc.subject | Interacionismo sociodiscursivo | pt_BR |
dc.subject | Disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos - Letras UFCG | pt_BR |
dc.subject | Teaching practices | pt_BR |
dc.subject | Evaluative practices | pt_BR |
dc.subject | Evaluation | pt_BR |
dc.subject | Teaching practice | pt_BR |
dc.subject | Mother tongue teachers | pt_BR |
dc.subject | Training of mother tongue teachers | pt_BR |
dc.subject | Writing conceptions | pt_BR |
dc.subject | Sociodiscursive interactionism | pt_BR |
dc.subject | Practical Subject of Text Reading and Production - Letters UFCG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | LIRA, Dayena Medeiros. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching and assessment practices and conceptions of writing in an initial training course for mother tongue teachers. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.identifier.citation | LIRA, Dayena Medeiros. Práticas de ensino e de avaliação e concepções de escrita em curso de formação inicial de professor de língua materna. 2010. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28504 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DAYENA MEDEIROS LIRA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2010.pdf | Dayena Medeiros Lira - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2010. | 694.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.