Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28474
Title: | Compreensão histórias em quadrinhos (HQ) por alunos de 6º ano do ensino fundamental. |
Other Titles: | Comprehension of comics (HQ) by 6th grade elementary school students. |
???metadata.dc.creator???: | TORRES, Alba Lúcia Ferreira. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | PEREIRA, Marli. |
Keywords: | Histórias em quadrinhos;Leitura de história em quadrinhos;Multimodalidade - textos;Textos multimodais;Ensino de gênero textual;Pesquisa-ação;Ensino de leitura;Compreensão de texto - histórias em quadrinhos - HQ;Comics;Comic book reading;Multimodality - texts;Multimodal texts;Text genre teaching;Action research;Reading teaching;Comprehension of text - comics - HQ |
Issue Date: | Dec-2010 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | TORRES, Alba Lúcia Ferreira. Compreensão histórias em quadrinhos (HQ) por alunos de 6º ano do ensino fundamental. 2010. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28474 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa-ação realizada com uma turma do 6º Ano do Ensino Fundamental na área de leitura de Histórias em Quadrinhos (HQ). Nesse sentido, foram objetivos específicos: a) identificar as habilidades de leitura requeridas nas questões presentes na atividade de leitura aplicada; b)descrever o desempenho dos alunos, a partir das respostas dadas a essa atividade. O estudo desenvolveu-se baseado nas abordagens teóricas sobre leitura proposta por Pietri (2007), Kleiman (2000), Mendonça (2010) e Marcuschi (1989), sobre o gênero textual HQ. Fundamentaram também a análise dos dados, os critérios estabelecidos para o ensino de leitura, pelo PNLD/2011. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, com método interpretativista de análise reflexiva.Entendendo que a escola deve oferecer aos alunos subsídios básicos para terem acesso a leitura dos diversos textos multimodais que estão presentes no nosso cotidiano, reconhecendo a importância desses recursos para a composição do sentido do texto. Os resultados, de forma geral, revelam, nesse estudo que o desempenho dos alunos não foi satisfatório, pois apresentaram muitas dificuldades na compreensão do texto da História em Quadrinhos, particularmente nas questões cujas respostas estavam implícitas. |
Keywords: | Histórias em quadrinhos Leitura de história em quadrinhos Multimodalidade - textos Textos multimodais Ensino de gênero textual Pesquisa-ação Ensino de leitura Compreensão de texto - histórias em quadrinhos - HQ Comics Comic book reading Multimodality - texts Multimodal texts Text genre teaching Action research Reading teaching Comprehension of text - comics - HQ |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Linguística |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28474 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ALBA LÚCIA FERREIRA TORRES - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2010.pdf | Alba Lúcia Ferreira Torres - TCC Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2010 | 551.45 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.