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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28466
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator.ID | SANTOS, E. L. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6915299029170602 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | RÉGIS, Laura Dourado Loula. | |
dc.contributor.advisor1ID | RÉGIS, L. D. L. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5086283095204422 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | XAVIER, Manassés Morais. | |
dc.contributor.referee2 | MELO, Raniere Marques de. | |
dc.description.resumo | As orações subordinadas possuem uma classificação bastante sistemática pela gramática tradicional normativa. Isso tem gerado, ao longo dos anos, repulsa nos alunos e até mesmo em alguns professores de língua portuguesa. Assim, esse trabalho apresenta o seguinte questionamento: quais as possíveis propostas destinadas às orações subordinadas substantivas objetivas diretas, enquanto objeto de ensino? O objetivo geral pretendeu descrever as formas de tratamento das orações subordinadas substantivas objetivas diretas enquanto objeto de ensino. No plano específico, pretendíamos a) reconhecer a concepção de língua/linguagem e de gramática que subjazem o tratamento dessas orações nos dois instrumentos; b) identificar quais aspectos (sintático, semântico, pragmático-discursivo) são contemplados nestes instrumentos especificamente na exploração das OSSOD; c) refletir se e de que modo o tratamento das OSSOD estão vinculadas ao estudo do gênero textual. O corpus utilizado é a coleção Português: Linguagens dos autores Cereja e Magalhães (2013). A fundamentação teórica consiste nos autores Antunes (2014), Neves (2000), Castilho (2013), Sperança-Criscuolo (2012; 2014), Bakhtin (1997) e Geraldi (1996). A pesquisa adotada se constitui em pesquisa descritiva-interpretativista documental com abordagem qualitativa. Os resultados obtidos mostramram atividades que avançam no quesito interpretação e compreensão da funcionalidade do gênero textual, porém ainda há ocorrência de atividades que limitam-se a identificação e classificação das orações subordinadas substantivas. Assim, o gênero textual não é produtivo, sendo utilizando como pretexto, algo que é motivo de discussão e (re)avaliação na academia. O trabalho ainda propõe uma sequência de atividades como forma de contribuição, tendo por concepção de gramática o funcionalismo (NEVES, 2000; CASTILHO, 2013; SPERANÇA-CRISCUOLO, 2014), como concepção de língua o interacionismo (GERALDI, 1996; BAKHTIN, 1997) e a concepção de análise metalinguística e epilinguística (FRACHI, 1988; PCN, 1998; OCEM, 2012; BNCC, 2018). Dessa forma, abrange-se os aspectos sintáticos, semânticos, pragmáticos e discursivos, respeitando a funcionalidade do gênero. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística | pt_BR |
dc.title | Orações subordinadas substantivas objetivas diretas: do posto ao proposto. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018-08-10 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28466 | |
dc.date.accessioned | 2022-12-26T13:08:11Z | |
dc.date.available | 2022-12-26 | |
dc.date.available | 2022-12-26T13:08:11Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Gramática e ensino - língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - gramática e ensino | pt_BR |
dc.subject | Orações subordinadas substantivas objetivas diretas | pt_BR |
dc.subject | Análise linguística | pt_BR |
dc.subject | Gênero textual | pt_BR |
dc.subject | Gramática e funcionalismo | pt_BR |
dc.subject | Interacionismo | pt_BR |
dc.subject | Análise metalinguística e epilinguística | pt_BR |
dc.subject | Grammar and teaching - Portuguese language | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language - grammar and teaching | pt_BR |
dc.subject | Direct objective subordinate clauses | pt_BR |
dc.subject | Linguistic analysis | pt_BR |
dc.subject | Textual genre | pt_BR |
dc.subject | Grammar and functionalism | pt_BR |
dc.subject | Interactionism | pt_BR |
dc.subject | Metalinguistic and epilinguistic analysis | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SANTOS, Ellyda Larissa Soares dos. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Direct objective substantive clauses: from the post to the proposed | pt_BR |
dc.identifier.citation | SANTOS, Elyda Larissa Soares dos. Orações subordinadas substantivas objetivas diretas: do posto ao proposto. 2018. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28466 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH |
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ELLYDA LARISSA SOARES DOS SANTOS - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2018.pdf | Ellyda Larissa Soares dos Santos - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2018. | 770.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
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