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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28465
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator.ID | EVARISTO, A. C. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8456731839665108 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | BAZARIM, Milene. | |
dc.contributor.advisor1ID | BAZARIM, M | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5086283095204422 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | CAVALCANTI, Iara Francisca Araújo. | |
dc.contributor.referee2 | REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo. | |
dc.contributor.referee3 | ALVES, Maria de Fátima. | |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a construção da interação através de cartas trocadas entre uma professora estagiária de Língua Portuguesa e alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Campina Grande-PB. O objetivo da investigação foi compreender as características dessa interação mediada pela escrita, bem como verificar os impactos da troca de cartas no processo de letramento dos alunos. Durante a interação, o gênero carta agiu como um catalisador (SIGNORINI, 2006), não sendo objeto de instrução ou de discussão durante as aulas. A troca de cartas, que ocorreu durante o estágio obrigatório de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Fundamental, foi uma atividade extraclasse iniciada pelos alunos em 2016. O corpus analisado é constituído pelas 235 cartas trocadas de 2016 a 2017, sendo 147 escritas pela professora estagiária e 88, pelos alunos. Em relação à metodologia geral, esta é uma pesquisa qualitativa (MOREIRA; CALEFFE, 2006), vinculada ao campo de investigação da Linguística Aplicada. Nela são utilizados elementos da pesquisa-ação (MORIN, 2004; BAZARIM, 2008), do estudo de caso (PALMA FILHO, 2004; ANDRÉ, 2005) e da pesquisa documental (LAKATOS; MARCONI, 1986; LANKSHEAR; KNOBEL, 2008). As análises são informadas, principalmente, pela concepção de gênero bakhtiniana, por trabalhos que analisam a interação mediada pela escrita com base na sociolinguística interacional (BAZARIM, 2006; 2013); por pesquisas que enfocam as emoções no processo de ensino-aprendizagem (BARBOSA, 2010; ANTUNES, 2008), bem como pela concepção de letramento como um conjunto de práticas sociais situadas de uso da leitura e da escrita (KLEIMAN, 1995; OLIVEIRA; KLEIMAN, 2008). Os resultados preliminares apontam que a interação estabelecida entre a professora estagiária e os alunos escapa aos padrões institucionais e tradicionais vigentes na escola, bem como ajudam a superar a concepção de estágio como uma interrupção no processo de ensinoaprendizagem. Isso se dá, principalmente, devido à construção do papel de interlocutor interessado (BAZARIM, 2006), o qual é assumido tanto pela professora estagiária quanto pelos alunos, pelo laço de afetividade e pelo discurso emotivo das interações (BARBOSA, 2010; ANTUNES, 2008). Além disso, uma análise longitudinal das cartas escritas pelos alunos mostra que, mesmo sem instrução específica da professora estagiária sobre o gênero discursivo, os alunos paulatinamente apropriam-se dos recursos linguístico-discursivos necessários à interação via carta. Assim como demostrado em Bazarim (2006), isso se deve, principalmente, ao papel de andaime que a carta escrita pela estagiária passa a desempenhar. Esses resultados são relevantes porque evidenciam o impacto da interação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, bem como o papel de andaime que as estratégias de escrita de um professor podem desempenhar na construção da escrita pelos seus alunos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística | pt_BR |
dc.title | Os efeitos da interação mediada por cartas nos letramentos de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Campina Grande - PB. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018-08-02 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28465 | |
dc.date.accessioned | 2022-12-26T12:53:33Z | |
dc.date.available | 2022-12-26 | |
dc.date.available | 2022-12-26T12:53:33Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Cartas | pt_BR |
dc.subject | Interação mediada pela escrita | pt_BR |
dc.subject | Escrita e interação | pt_BR |
dc.subject | Linguística Aplicada | pt_BR |
dc.subject | Sociolinguística interacional | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.subject | Cards | pt_BR |
dc.subject | Interaction mediated by writing | pt_BR |
dc.subject | Writing and interaction | pt_BR |
dc.subject | Applied Linguistics | pt_BR |
dc.subject | Interactional sociolinguistics | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | EVARISTO, Ana Cláudia da Silva. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The effects of interaction mediated by letters on the literacy of students in the final years of elementary school in a municipal school in Campina Grande - PB. | pt_BR |
dc.identifier.citation | EVARISTO, Ana Cláudia da Silva. Os efeitos da interação mediada por cartas nos letramentos de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Campina Grande - PB. 2018. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28465 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH |
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