Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28392
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, J. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6446110191349137pt_BR
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Celso Gestermeier do.
dc.contributor.advisor1IDNASCIMENTO, C. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6642058880376458pt_BR
dc.contributor.referee1CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira.
dc.contributor.referee2Sousa Júnior, José Pereira de.
dc.description.resumoOs livros didáticos são recursos metodológicos indispensáveis no processo ensino-aprendizagem. O contato cotidiano do aluno com essa fonte de estudo e pesquisa é um dos fatores que nos estimulam a refletir sobre as formas que determinados conteúdos foram e/ou são aplicados em sala de aula. Esse estudo analisa o livro didático de História do ensino médio, evidenciando como os textos abordam a construção e representação do "índio “e como esse conceito vem sendo questionado e modificado no livro didático a partir da implantação da lei 11.645/2008, que tornou obrigatório a discussão nas escolas sobre a história e cultura das populações indígenas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleA construção da imagem do “índio” no livro didático de História do ensino médio: desafios e avanços a partir da Lei 11.645/2008.pt_BR
dc.date.issued2018-12
dc.description.abstractTextbooks are indispensable methodological resources in the teaching-learning process. The daily contact of the student with this source of study and research is one of the factors that stimulate us to reflect on the forms that certain contents were and/or are applied in the classroom. This study analyzes the History`s textbook of High School, highlighting how the texts deal with the construction and representation of the "Indian" and how this concept has been questioned and modified in the textbook since the implementation of the brazlian law 11.645/2008, that made it mandatory for schools the discussion about the history and culture of indigenous peoples.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28392
dc.date.accessioned2022-12-19T18:24:59Z
dc.date.available2022-12-19
dc.date.available2022-12-19T18:24:59Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectEducação para as relações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectLei 11.645/2008pt_BR
dc.subjectÍndio - construção da imagempt_BR
dc.subjectÍndio nos livros didáticos de Históriapt_BR
dc.subjectLivros didáticos de História - Índiospt_BR
dc.subjectIdentidade indígenapt_BR
dc.subjectPovos origináriospt_BR
dc.subjectRepresentação indígena - livros didáticos de Históriapt_BR
dc.subjectHistória e cultura das populações indígenaspt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEnsino médio - livros didáticos de Históriapt_BR
dc.subjectEthnic-racial relationspt_BR
dc.subjectEducation for ethnic-racial relationspt_BR
dc.subjectLaw 11.645/2008pt_BR
dc.subjectIndian - construction of the imagept_BR
dc.subjectIndians in History textbookspt_BR
dc.subjectHistory textbooks - Indianspt_BR
dc.subjectIndigenous identitypt_BR
dc.subjectNative peoplespt_BR
dc.subjectIndigenous representation - History textbookspt_BR
dc.subjectHistory and culture of indigenous populationspt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectHigh School - History textbookspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Josefa Paula de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe construction of the image of the “indigenous” in the high school History textbook: challenges and advances from Law 11.645/2008.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Josefa Paula de. A construção da imagem do “índio” no livro didático de História do ensino médio: desafios e avanços a partir da Lei 11.645/2008. 2018. 24f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28392pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-raciais - CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSEFA PAULA DE ARAÚJO - TCC ESP. EDUC. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS CH 2018.pdfJosefa Paula de Araújo - TCC Esp. Educ. Relações Étnico-Raciais CH 2018.801.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.