Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27869
Title: | Os bordados da tapeçaria: memórias e experiências de uma graduanda em Pedagogia. |
Other Titles: | The tapestry embroidery: memories and experiences of a graduate student in Pedagogy. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Maria Luiza Limeira da. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | RODRIGUES, Edileuza Custódio. ABREU, Ireneide Gomes de. FERNANDES, Maria Betania Sabino. |
Keywords: | Formação docente;Estágio curricular supervisionado - Pedagogia;Gestão escolar;Educação infantil;Ensino fundamental - anos iniciais;Gestão gerencial;Neoliberalismo;Educação básica brasileira;Linguagem visual - educação infantil;Narrativas por imagens;Educação ambiental - ensino fundamental;Sustentabilidade - ensino fundamental;Teacher training;Supervised Curricular Internship - Pedagogy;School management;Child education;Elementary school - early years;Managerial management;Neoliberalism;Brazilian basic education;Visual language - early childhood education;Narratives by images;Environmental education - elementary education;Sustainability - elementary education |
Issue Date: | Aug-2022 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Maria Luiza Limeira da. Os bordados da tapeçaria: memórias e experiências de uma graduanda em Pedagogia. 2022. 60f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27869 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente trabalho consiste em um relato das experiências vivenciadas nos estágios curriculares supervisionados em gestão, educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental do curso de Pedagogia da UFCG. As experiências vivenciadas no estágio em gestão ocorreram em uma escola municipal, no qual pude analisar a realidade da gestão escolar mediante o contexto de ascensão do neoliberalismo e do gerencialismo na educação. O estágio em educação infantil teve como objetivo investigar a contribuição das narrativas por imagens no desenvolvimento da linguagem visual da criança pequena, em uma creche municipal. A experiência de estágio nos anos iniciais do ensino fundamental consistiu em intervenções voltadas à disciplina Ciências Naturais, a partir das temáticas sustentabilidade e educação ambiental. Nas seções, apresento o planejamento desenvolvido, faço uma apresentação das temáticas de estudo ao longo das intervenções, e descrevo o lócus do estágio e as experiências de observação e intervenção realizadas, ressaltando os resultados obtidos. |
Keywords: | Formação docente Estágio curricular supervisionado - Pedagogia Gestão escolar Educação infantil Ensino fundamental - anos iniciais Gestão gerencial Neoliberalismo Educação básica brasileira Linguagem visual - educação infantil Narrativas por imagens Educação ambiental - ensino fundamental Sustentabilidade - ensino fundamental Teacher training Supervised Curricular Internship - Pedagogy School management Child education Elementary school - early years Managerial management Neoliberalism Brazilian basic education Visual language - early childhood education Narratives by images Environmental education - elementary education Sustainability - elementary education |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Pedagogia Educação |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27869 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CH - Relatos de Experiência |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA LUIZA LIMEIRA DA SILVA - TCC RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGOGIA CH 2022.pdf | Maria Luiza Limeira da Silva -TCC Relato de Experiência Pedagogia CH 2022. | 1.45 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.