Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27688
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SILVA, R. L. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MARTINS, Shayane Tayana. | - |
dc.contributor.advisor1ID | MARTINS, S. T. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3625457287627057 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | MARQUES, Ewerton Carlos Matos. | - |
dc.contributor.referee1ID | MARQUES, E. C. M. | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | OLIVEIRA, Germana Silva de. | - |
dc.contributor.referee2ID | OLIVEIRA, G. S. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de estudo a aprendizagem da Escrita de Sinais (ES) a partir dos perfis dos alunos surdos e ouvintes do curso de Licenciatura em Letras- Libras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O presente estudo teve como objetivo geral investigar por meio de um estudo de caso licenciandos do curso Letras-Libras para saber como se deu o conhecimento da Escrita de Sinais no Curso. E como objetivos específicos: (a) Apontar os aspectos históricos da Escrita de Sinais; (b) Discutir a relevância do ensino/aprendizagem da leitura e a escrita em ELS nos cursos de Licenciatura em Letras Libras e; (c) Analisar os relatos de experiência dos alunos graduandos que cursaram a disciplina de Escrita de Sinais, apresentando as facilidades e dificuldades neste percurso. O estudo referencial da escrita de sinais teve como elementos teóricos essenciais a ampliação da comunicação e expressão do surdo no ensino aprendizagem de Libras em relação a Escrita de Sinais I (OLIVEIRA, M. e OLIVEIRA, 2020; KLIMSA, SAMPAIO, KLIMSA, 2011); os sistemas de escrita de sinais no Brasil (SILVA, COSTA, BOZOLI E GUMIERO, 2018); e o ensino de produção textual da escrita de sinais (COELHO e PALOMANES, 2019). A metodologia da pesquisa foi qualitativa e quantitativa (GIL, 2008) e do tipo estudo de caso (ORSOLINI e OLIVEIRA, 2019). Como instrumento de coleta de dados aplicamos um questionário de quinze perguntas abertas e fechadas. As perguntas categorizam os dados em três categorias: 1- identificação do aluno; 2- perspectiva sobre escrita de sinais; 3- aprendizado na disciplina de escrita de sinais. As respostas foram dispostas em gráficos analisados buscando relacionar os dados dos gráficos com os objetivos da pesquisa. Os resultados apontam que o espaço da escrita de sinais no curso de Letras Libras interfere no processo de aprendizagem da leitura e escrita da língua de sinais no Curso; que a expressão de escrita e leitura no processo de aprendizagem é muito limitada para seu aprendizado; que as facilidades e dificuldades estimuladas na leitura e escrita são parte do conhecimento da aprendizagem de escrita de sinais por estes alunos que, formados, serão os futuros profissionais professores de Libras surdos e ouvintes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística | pt_BR |
dc.title | Processo de leitura e escrita de sinais: um estudo de caso com discentes do curso de Letras Libras da UFCG. | pt_BR |
dc.date.issued | 2022-03-31 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27688 | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-24T23:46:46Z | - |
dc.date.available | 2022-10-24 | - |
dc.date.available | 2022-10-24T23:46:46Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Leitura e escrita de sinais | pt_BR |
dc.subject | Curso de Letras Libras - UFCG | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Estudos linguísticos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Escrita de sinais | pt_BR |
dc.subject | Signal reading and writing | pt_BR |
dc.subject | Libras Letters Course - UFCG | pt_BR |
dc.subject | Pounds | pt_BR |
dc.subject | Linguistic studies | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Sign writing | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Rodrigo Lima da. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Process of reading and writing signs: a case study with students of the course of Letters Libras at UFCG. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Rodrigo Lima da. Processo de leitura e escrita de sinais: um estudo de caso com discentes do curso de Letras Libras da UFCG. 2022. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27688 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Libras - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RODRIGO LIMA DA SILVA - TCC LETRAS LIBRAS CH 2022.pdf | Rodrigo Lima da Silva - TCC Letras Libras CH 2022 | 472.11 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.