Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27682
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | ARAÚJO, G. S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | AGUIAR, Girlaine Felisberto de Caldas. | - |
dc.contributor.advisor1ID | AGUIAR, G. F. C. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1301144396500195 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | CORRÊA, Adriana Moreia de Souza. | - |
dc.contributor.referee1ID | CORRÊA, A. M. S. | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | OLIVEIRA, Germana Silva de. | - |
dc.contributor.referee2ID | OLIVEIRA, G. S. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7518514326875202 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de pesquisa a formação de professores na educação de surdos, mais especificamente, da Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio de a Audiocomunicação de Campina Grande Demóstenes Cunha Lima (ECIAC), onde nos propomos investigar a fluência que esses professores que têm em Língua Brasileira de Sinais. O presente estudo teve como objetivo geral examinar o papel da formação e a atuação de professores ouvintes com relação a qualidade de uso da Libras a partir de suas metodologias de ensino para alunos surdos na Educação Básica. O estudo está referenciado pela legislação da Libras em relação à formação docente ouvinte de proficiência da Libras (BRASIL, 2002; 2005; QUADROS, 2008); pelos saberes sobre o professor ouvinte da Libras como um trabalhador na eduacação bilingue de surdos (FLORES; FINGER, 2014); pelos aspectos culturais e linguísticos necessários na formação específica para surdos (MOURA, 2020). A partir da metodologia de pesquisa qualitativa (MINAYO, 1994) e quantitativa (GIL, 2008), escolhemos o questionário como instrumento para coleta dos dados e foram consideradas oito áreas para construção das perguntas que produziriam as informações sobre a aprendizagem, desenvolvimento e proficiência da Libras pelos professores. Os resultados sugerem que os professores ouvintes apesar de estudarem Libras em sua formação na graduação, se sentem inseguros quanto a qualidade de uso da Libras no primeiro momento de chegada na escola, bem como um aumento na proficiência da Libras para comunicação com os docentes e alunos surdos a medida que o tempo passa. Concluimos que a legislação (Lei 10.436/2002 e Decreto 5.626/2005) tem papel fudamental na atuação dos professores ouvintes na educação de surdos, tendo a qualidade de uso da Libras melhorado a depender do respeito e oportunidade de formação destes, conscientizados pelos estudos que a Libras é língua fundamental do processo de aprendizagem de alunos surdos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras - Libras | pt_BR |
dc.title | Professor ouvinte para o ensino de surdos na educação básica da ECIAC em Campina Grande: um contexto de formação e atuação de ensino. | pt_BR |
dc.date.issued | 2022-03-31 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27682 | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-24T22:39:01Z | - |
dc.date.available | 2022-10-24 | - |
dc.date.available | 2022-10-24T22:39:01Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Ensino de surdos | pt_BR |
dc.subject | Professor ouvinte - ensino de surdos | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Proficiência da libras | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Teaching the deaf | pt_BR |
dc.subject | Listening teacher - teaching the deaf | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Special education | pt_BR |
dc.subject | Pounds proficiency | pt_BR |
dc.subject | Pounds | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ARAÚJO, Gabriela Silva. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Listening teacher for teaching the deaf in basic education at ECIAC in Campina Grande: a context of training and teaching performance. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Gabriela Silva. Professor ouvinte para o ensino de surdos na educação básica da ECIAC em Campina Grande: um contexto de formação e atuação de ensino. 2022. 38f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27682 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Libras - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GABRIELA SILVA ARAÚJO - TCC LETRAS LIBRAS CH 2022.pdf | Gabriela Silva Araújo - TCC Letras Libras CH 2022 | 574.94 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.