Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27682
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, G. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1AGUIAR, Girlaine Felisberto de Caldas.-
dc.contributor.advisor1IDAGUIAR, G. F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1301144396500195pt_BR
dc.contributor.referee1CORRÊA, Adriana Moreia de Souza.-
dc.contributor.referee1IDCORRÊA, A. M. S.pt_BR
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Germana Silva de.-
dc.contributor.referee2IDOLIVEIRA, G. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7518514326875202pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de pesquisa a formação de professores na educação de surdos, mais especificamente, da Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio de a Audiocomunicação de Campina Grande Demóstenes Cunha Lima (ECIAC), onde nos propomos investigar a fluência que esses professores que têm em Língua Brasileira de Sinais. O presente estudo teve como objetivo geral examinar o papel da formação e a atuação de professores ouvintes com relação a qualidade de uso da Libras a partir de suas metodologias de ensino para alunos surdos na Educação Básica. O estudo está referenciado pela legislação da Libras em relação à formação docente ouvinte de proficiência da Libras (BRASIL, 2002; 2005; QUADROS, 2008); pelos saberes sobre o professor ouvinte da Libras como um trabalhador na eduacação bilingue de surdos (FLORES; FINGER, 2014); pelos aspectos culturais e linguísticos necessários na formação específica para surdos (MOURA, 2020). A partir da metodologia de pesquisa qualitativa (MINAYO, 1994) e quantitativa (GIL, 2008), escolhemos o questionário como instrumento para coleta dos dados e foram consideradas oito áreas para construção das perguntas que produziriam as informações sobre a aprendizagem, desenvolvimento e proficiência da Libras pelos professores. Os resultados sugerem que os professores ouvintes apesar de estudarem Libras em sua formação na graduação, se sentem inseguros quanto a qualidade de uso da Libras no primeiro momento de chegada na escola, bem como um aumento na proficiência da Libras para comunicação com os docentes e alunos surdos a medida que o tempo passa. Concluimos que a legislação (Lei 10.436/2002 e Decreto 5.626/2005) tem papel fudamental na atuação dos professores ouvintes na educação de surdos, tendo a qualidade de uso da Libras melhorado a depender do respeito e oportunidade de formação destes, conscientizados pelos estudos que a Libras é língua fundamental do processo de aprendizagem de alunos surdos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Libraspt_BR
dc.titleProfessor ouvinte para o ensino de surdos na educação básica da ECIAC em Campina Grande: um contexto de formação e atuação de ensino.pt_BR
dc.date.issued2022-03-31-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27682-
dc.date.accessioned2022-10-24T22:39:01Z-
dc.date.available2022-10-24-
dc.date.available2022-10-24T22:39:01Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de surdospt_BR
dc.subjectProfessor ouvinte - ensino de surdospt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectProficiência da libraspt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectTeaching the deafpt_BR
dc.subjectListening teacher - teaching the deafpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectPounds proficiencypt_BR
dc.subjectPoundspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Gabriela Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeListening teacher for teaching the deaf in basic education at ECIAC in Campina Grande: a context of training and teaching performance.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Gabriela Silva. Professor ouvinte para o ensino de surdos na educação básica da ECIAC em Campina Grande: um contexto de formação e atuação de ensino. 2022. 38f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27682pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Libras - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GABRIELA SILVA ARAÚJO - TCC LETRAS LIBRAS CH 2022.pdfGabriela Silva Araújo - TCC Letras Libras CH 2022574.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.