Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27490
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3272306653706389pt_BR
dc.contributor.advisor1MIKI, Adriana Fumi Chim.-
dc.contributor.advisor1IDMIKI, A. F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6294505765908268pt_BR
dc.contributor.referee1MARACAJÁ, Kettrin Farias Bem.-
dc.contributor.referee1IDMARACAJÁ, K. F. B.pt_BR
dc.contributor.referee2ABRANTES, Luciene Alencar Firmo.-
dc.contributor.referee2IDABRANTES, L. A. F.pt_BR
dc.description.resumoO surgimento e a propagação do COVID-19 ocasionou a morte de centenas de milhares de pessoas ao redor do mundo, e gerado sobrecarga na operação dos sistemas de saúde e na economia global, levando muitos governos a tomarem medidas como a adoção do isolamento social e a restrição das atividades econômicas, desencadeando uma série de mudanças e adaptabilidade dos empreendedores. Nesta perspectiva, a criação de novas estratégias foi fundamental para sobrevivência de muitas organizações. Deste modo, este artigo objetiva identificar os impactos e as ações estratégicas adotadas pelos empreendedores para lidar com as incertezas ocasionadas pela pandemia de COVID-19. Para apoiar as análises, foi feita uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, comportando quinze empreendedores de diversos segmentos, as quais foram realizadas entrevistas semiestruturadas e, posteriormente, aplicouse à técnica da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que, enquanto alguns ramos retrataram problemas financeiros, em sua maioria, outros enxergaram grandes oportunidades e foram beneficiados pela demanda que foi gerada. Outrossim, verificou-se que algumas estratégias foram definidas para superar a crise predominando o investimento em divulgação e aperfeiçoamento das suas mídias sociais. Mas, também surgem estratégias diferenciadas, como o shopstreaming e as ações de giffiting.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleRepercussões do corona vírus no empreendedorismo: impactos e ações estratégicas.pt_BR
dc.date.issued2022-08-25-
dc.description.abstractThe emergence and spread of COVID-19 caused the death of hundreds of thousands of people around the world, and generated an overload in the operation of health systems and the global economy, leading many governments to take measures such as the adoption of social isolation and the restriction of economic activities, triggering a series of changes and adaptability of entrepreneurs. In this perspective, the creation of new strategies was fundamental for the survival of many organizations. Thus, this article aims to identify the impacts and strategic actions adopted by entrepreneurs to deal with the uncertainties caused by the COVID-19 pandemic. To support the analyses, a descriptive qualitative research was carried out, comprising fifteen entrepreneurs from different segments, which were carried out semistructured interviews and, later, the content analysis technique was applied. The results showed that, while some branches portrayed financial problems, for the most part, others saw great opportunities and benefited from the demand that was generated. Furthermore, it was found that some strategies were defined to overcome the crisis, with the predominance of investment in dissemination and improvement of their social media. But different strategies also emerge, such as shopstreaming and gifting actions.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27490-
dc.date.accessioned2022-09-28T19:16:18Z-
dc.date.available2022-09-28-
dc.date.available2022-09-28T19:16:18Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCoronavírus e empreendedorismopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectAções estratégicas - empreendedorismopt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.subjectCOVID-19 e empreendedorismo - impactospt_BR
dc.subjectCoronavirus and entrepreneurshippt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.subjectStrategic actions - entrepreneurshippt_BR
dc.subjectContent analysispt_BR
dc.subjectCOVID-19 and entrepreneurship - impactspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Thiago Vinícius de Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRepercussions of the corona virus on entrepreneurship: impacts and strategic actions.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Thiago Vinícius de Oliveira. Repercussões do corona vírus no empreendedorismo: impactos e ações estratégicas. 2022. 23f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27490pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THIAGO VINÍCIUS DE OLIVEIRA LIMA - TCC ARTIGO ADMINISTRAÇÃO CH 2022.pdfThiago Vinícius de Oliveira Lima - TCC Artigo Administração CH 2022248.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.