Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27488
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBARRETO, L. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1ABRANTES, Luciene Alencar Firmo.
dc.contributor.advisor1IDABRANTES, L. A. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8402966533535337pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA, Laura Maria Aguiar.
dc.contributor.referee2ALBUQUERQUE, Mariene Cavalcante Borba de.
dc.description.resumoA tecnologia possibilitou um novo direcionamento de práticas e estratégias organizacionais fortalecidas pelo uso intensificado da internet, ocasionando no desenvolvimento de novas ferramentas e meios de comunicação que resultaram na transformação da realidade gerencial. Assim, o estudo tem como objetivo analisar o uso das mídias sociais nos processos de recrutamento e seleção de uma empresa de consultoria Paraibana. Para isso, realizou-se um estudo de caso, com abordagem quali-quantitativa, de caráter descritivo e exploratório. A aplicação do questionário, com 14 questões, envolveu 04 gestores responsáveis por processos seletivos na consultoria. Os resultados evidenciaram maior adoção das mídias sociais LinkedIn e Instagram, sendo a primeira percebida de menor interação do público, além da percepção de possibilitar facilidade de acesso e diminuição de custos, porém, a grande quantidade de candidaturas inadequadas ao perfil da vaga e melhor resposta a determinados cargos de níveis organizacionais, também foram evidenciados. Diante dos resultados, propõe-se uma análise direcionada acerca da utilização do LinkedIn como principal ferramenta e de técnicas adequadas aos cargos não alcançados através das mídias sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleO uso das mídias sociais no processo de recrutamento e seleção: um estudo de caso em uma consultoria.pt_BR
dc.date.issued2022-08-25
dc.description.abstractTechnology enabled a new direction of organizational practices and strategies strengthened by the intensified use of the internet, leading to the development of new tools and means of communication that resulted in the transformation of managerial reality. Thus, the study aims to analyze the use of social media in the recruitment and selection processes of a consulting company in Paraiba. For this, a case study was carried out, with a qualitative-quantitative approach, with a descriptive and exploratory character. The application of the questionnaire, with 14 questions, involved 04 managers responsible for selection processes in the consultancy. The results showed greater adoption of social media LinkedIn and Instagram, the first being perceived as less interaction by the public, in addition to the perception of enabling ease of access and cost reduction, however, the large number of inappropriate applications for the vacancy profile and better response to certain positions at organizational levels, were also evidenced. In view of the results, a targeted analysis is proposed about the use of LinkedIn as the main tool and techniques suitable for positions not reached through social media.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27488
dc.date.accessioned2022-09-28T18:45:25Z
dc.date.available2022-09-28
dc.date.available2022-09-28T18:45:25Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRedes sociais e recursos humanospt_BR
dc.subjectRecrutamento - recursos humanospt_BR
dc.subjectSeleção de recursos humanospt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectRecrutamento onlinept_BR
dc.subjectEmpresa de consultoria - seleção onlinept_BR
dc.subjectSocial networks and human resourcespt_BR
dc.subjectRecruitment - human resourcespt_BR
dc.subjectSelection of human resourcespt_BR
dc.subjectSocial mediapt_BR
dc.subjectPeople managementpt_BR
dc.subjectOnline recruitmentpt_BR
dc.subjectConsulting company - online selectionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARRETO, Larissa Serafim.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of social media in the recruitment and selection process: a case study in a consultancy.pt_BR
dc.identifier.citationBARRETO, Larissa Serafim. O uso das mídias sociais no processo de recrutamento e seleção: um estudo de caso em uma consultoria. 2022. 27f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27488pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LARISSA SERAFIM BARRETO - TCC ARTIGO ADMINISTRAÇÃO CH 2022.pdfLarissa Serafim Barreto -TCC Artigo Administração CH 2022.343.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.