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dc.creator.IDFARIAS, D. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0496909801374231pt_BR
dc.contributor.advisor1AGUIAR, Edvan Cruz.-
dc.contributor.advisor1IDAGUIAR, E. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1131661295484485pt_BR
dc.contributor.referee1MACHADO, Petruska de Araújo.-
dc.contributor.referee1IDMACHADO, V. A.pt_BR
dc.contributor.referee2POLICARPO, Manoela Costa.-
dc.contributor.referee2IDPOLICARPO, M. C.pt_BR
dc.description.resumoApesar da crescente atenção de acadêmicos e praticantes quanto ao uso de Chatbots em serviços, poucos trabalhos tentaram compreender a extensão da literatura sobre Chatbots na perspectiva dos consumidores. Assim, por meio de uma revisão bibliométrica, este artigo objetivou mapear a literatura concernente à utilização de Chatbots em serviços. O pacote Bibliometrix do Software R e o VOSviewer foram utilizados para realizar a análise dos 44 artigos obtidos na base de dados Web of Science. Além de caracterizar as pesquisas em termos de publicações, periódicos, autores e países, o presente trabalho apresenta análises de acoplamento bibliométrico, coocorrência de palavras-chave e mapa temático conceitual. Os resultados evidenciaram que as publicações no campo começaram a crescer em 2021. Além disso, verificou-se que a China assume a liderança entre os países mais produtivos. Os achados revelaram ainda a existência de dois grandes clusters: o primeiro, voltado para os estudos que focam no desempenho dos Chatbots, na experiência e na satisfação, considerando, especialmente, o impacto de fatores como a confiança. E, o segundo, direcionado para as pesquisas que concentram-se em compreender as interações entre consumidores e Chatbots, sobretudo, analisando o efeito de fatores como o antropomorfismo. Portanto, o artigo contribui para uma melhor compreensão acerca da estrutura intelectual e temática do campo investigado, complementando as revisões qualitativas existentes e sugerindo futuras direções de pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleChabots em serviços na perspectiva dos consumidores: uma análise bibliométrica.pt_BR
dc.date.issued2022-08-24-
dc.description.abstractDespite the growing attention of academics and practitioners regarding the use of Chatbots in services, few works have attempted to understand the extent of the literature on Chatbots from the perspective of consumers. Thus, through a bibliometric review, this article aimed to map the literature concerning the use of Chatbots in services. The Bibliometrix package of Software R and VOSviewer were used to analyze the 44 articles obtained from the Web of Science database. In addition to characterizing research in terms of publications, journals, authors and countries, the present work presents analyzes of bibliometric coupling, keyword co-occurrence and conceptual thematic map. The results showed that publications in the field began to grow in 2021. In addition, it was found that China takes the lead among the most productive countries. The findings also revealed the existence of two large clusters: the first, focused on studies that focus on the performance of Chatbots, experience and satisfaction, especially considering the impact of factors such as trust. And, the second, directed to research that focuses on understanding the interactions between consumers and Chatbots, above all, analyzing the effect of factors such as anthropomorphism. Therefore, the article contributes to a better understanding of the intellectual and thematic structure of the investigated field, complementing existing qualitative reviews and suggesting future research directions.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27480-
dc.date.accessioned2022-09-28T17:10:05Z-
dc.date.available2022-09-28-
dc.date.available2022-09-28T17:10:05Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectChatbotspt_BR
dc.subjectBibliometriapt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectServiços chatbotspt_BR
dc.subjectSoftware VOSviewerpt_BR
dc.subjectWeb of Science - base de dadospt_BR
dc.subjectBase de dados - Web of Sciencept_BR
dc.subjectMapa temático conceituralpt_BR
dc.subjectBibliometricspt_BR
dc.subjectConsumer behaviorpt_BR
dc.subjectChatbot servicespt_BR
dc.subjectVOSviewer softwarept_BR
dc.subjectWeb of Science - databasept_BR
dc.subjectDatabase - Web of Sciencept_BR
dc.subjectConceptual thematic mappt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFARIAS, Diliane Salustiano de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeChabots in services from the perspective of consumers: a bibliometric analysis.pt_BR
dc.identifier.citationFARIAS, Diliane Salustiano de. Chabots em serviços na perspectiva dos consumidores: uma análise bibliométrica. 2022. 21f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27480pt_BR
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