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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27448
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator.ID | LIMA, M. E. S. R. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6336272300773098 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SILVA, Márcia Tavares. | |
dc.contributor.advisor1ID | SILVA, M. T. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1904168802083424 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | MELO, Bruno Santos. | |
dc.description.resumo | O livro Frankenstein ou O Prometeu Moderno, escrito por Mary Shelley em 1818, se consagrou como um mito moderno que resiste há mais de 200 anos, sendo constantemente adaptado para as mais variadas mídias, inclusive para o universo infantil. A obra apresenta a história de Victor Frankenstein e do seu propósito em criar vida a partir de cadáveres. Após muito estudo, consegue criar um monstro com consciência própria e desejos. Pensando na adaptação para as crianças, em Hotel Transilvânia (2012), há um exemplo evidente de recriação do personagem a partir da figura de Frank, sendo a observação dessa reconfiguração o objetivo de estudo deste trabalho. O filme mostra a ida dos mais variados monstros para um hotel em que os humanos não possuem acesso, para comemorar o aniversário da filha do Conde Drácula. A fundamentação teórica apresenta uma contextualização acerca do Grotesco e do Fantástico, segundo Kayser (1986), Hugo (2014) e Todorov (2017). No que diz respeito à adaptação, utilizamos os pressupostos apresentados por Hutcheon (2011), exemplificados em um panorama de adaptações da criatura de Shelley. Dessa forma, a partir de uma pesquisa de natureza qualitativa, bibliográfica e com uma abordagem comparativa, notam-se referências ao texto adaptado, bem como a ampliação do grotesco, além da permanência do fantástico na animação e no desenvolvimento da personagem. Por fim, percebemos a revisitação dos clássicos pensados e adaptados para o universo infantil a partir do humor, utilizado na construção da narrativa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Literatura | pt_BR |
dc.title | Um todo de muitas partes: recriação da personagem Frankenstein em Hotel Transilvânia. | pt_BR |
dc.date.issued | 2022-09-02 | |
dc.description.abstract | The book Frankenstein or The Modern Prometheus, written by Mary Shelley in 1818, established itself as a modern myth that has endured for over 200 years, constantly adapted to the most varied media, including the children's universe. The work presents the story of Victor Frankenstein and his purpose in creating life from dead bodies. After much study, he manages to create a monster with its conscience and desires. Thinking about the adaptation for children, in Hotel Transylvania (2012), there is an obvious example of recreating the character from the figure of Frank, and the observation of this reconfiguration is the objective of this work. The film shows the departure of the most varied monsters to a hotel that humans do not have access to celebrate the birthday of Count Dracula's daughter. The theoretical foundation presents a contextualization of the Grotesque and the Fantastic, according to Kayser (1986), Hugo (2014), and Todorov (2017). Concerning adaptation, we use the contributions presented by Hutcheon (2011), exemplified in an overview of adaptations of Shelley's creature. Thus, from qualitative, bibliographic research and with a comparative approach, we noticed references to the adapted text, as well as the enlargement of the grotesque, in addition to the permanence of the fantastic in the animation and the development of the character. Finally, we perceive the revisiting of the classic thought and adapting for the children's universe from the humor used in the narrative construction. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27448 | |
dc.date.accessioned | 2022-09-26T16:22:47Z | |
dc.date.available | 2022-09-26 | |
dc.date.available | 2022-09-26T16:22:47Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Crítica e interpretação literária | pt_BR |
dc.subject | Hotel Transilvânia | pt_BR |
dc.subject | Frankenstein - adaptação | pt_BR |
dc.subject | Filme infantil - Hotel Transilvânia | pt_BR |
dc.subject | Adaptação filmica | pt_BR |
dc.subject | Literatura inglesa | pt_BR |
dc.subject | Mary Shelley | pt_BR |
dc.subject | Literary criticism and interpretation | pt_BR |
dc.subject | Hotel Transylvania | pt_BR |
dc.subject | Frankenstein - adaptation | pt_BR |
dc.subject | Children's Film - Hotel Transylvania | pt_BR |
dc.subject | Film adaptation | pt_BR |
dc.subject | English literature | pt_BR |
dc.subject | Mary Shelley | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | LIMA, Maria Eduarda de Souza Rocha. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | A Whole of Many Parts: Re-creation of the Frankenstein Character in Hotel Transylvania. | pt_BR |
dc.identifier.citation | LIMA, Maria Eduarda de Souza Rocha Gouveia. Um todo de muitas partes: recriação da personagem Frankenstein em Hotel Transilvânia. 2022. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27448 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH |
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MARIA EDUARDA DE SOUZA ROCHA GOUVEIA LIMA - TCC LETRAS LINGUA PORTUGUESA CH 2022.pdf | Maria Eduarda de Souza Rocha Gouveia Lima -TCC Letras Língua Portuguesa CH 2022. | 1.85 MB | Adobe PDF | View/Open |
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