Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27362
Title: Matofobia: uma breve abordagem sobre as dificuldades no ensino da Matemática.
Other Titles: Matophobia: a brief approach to the difficulties in teaching Math.
Matofobia: una breve aproximación a las dificultades en la enseñanza Matemáticas.
???metadata.dc.creator???: SILVEIRA, Italo dos Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUZA, Glageane da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MARTINS, Fabíola da Cruz.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Ticiany Marques da.
Keywords: Matemática;Matofobia;Matemática - ensino;Ensino de matemática - dificuldade;Math;Mathematics - teaching;Matophobia;Mathematics teaching - difficulty;Matemáticas;Matemáticas - enseñanza;Enseñanza de las matemáticas - dificultad
Issue Date: 19-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVEIRA, Italo dos Santos. Matofobia: uma breve abordagem sobre as dificuldades no ensino da Matemática. 2022. 32 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho teve como objetivo analisar as principais dificuldades alunos na sala de aula e observar seus comportamentos em relação ao medo da matemática nas turmas de 1o ao 3o ano médio de uma escola estadual localizada no Estado da Paraíba. A pesquisa se iniciou com uma breve revisão sobre a origem da matemática; o porquê ela é tão importante para a sociedade e as dificuldades encontradas no ensino e aprendizagem matemáticos. Foi investigado também, a definição de mato fobia; os principais fatores que causam esse medo e o que ela influencia na comunidade na qual os alunos estão inseridos. O trabalho teve como ação principal uma pesquisa em campo por meio de um questionário aplicado aos alunos, que foram os alvos deste trabalho. Por fim, foi proposto que a temática abordada nesta pesquisa fosse trabalhada com mais frequência com os professores que já atuam em sala de aula e também para aqueles que ainda estão no processo de se tornarem profissionais na área. Assim, as melhorias no ensino da matemática serão mais efetivas.
Abstract: This work aimed to learn the main difficulties students in the classroom and observe their behavior in relation to the fear of mathematics from the 1st to the 3rd year of high school in a school located in the State of Paraíba. The research began with a brief review of the origin of mathematics; why it is so important to society and the difficulties in teaching and learning mathematics. The definition of Matophobia was also investigated; the main factors that cause this fear and what it influences in the community in which the students are inserted. The main action was the work of a research medium applied to the students, which those of this main work. Finally, it was proposed that the theme addressed in this research frequently worked with teachers who already work also in the classroom to become professionals in the area. Thus, improvements in mathematics teaching will be more effective.
???metadata.dc.description.resumen???: Este trabajo tuvo como objetivo analizar las principales dificultades de los alumnos en el aula y observar sus comportamientos en relación al miedo a las matemáticas en las clases de 1° a 3° grado secundaria en una escuela pública ubicada en el estado de Paraíba. La investigación comenzó con una breve repaso al origen de las matemáticas; por qué es tan importante para la sociedad y las dificultades encontradas en la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas. También se investigó la definición de matofobia; los principales factores que provocan este miedo y en qué influye comunidad en la que se insertan los estudiantes. La obra tuvo como acción principal una investigación de campo a través de un cuestionario aplicado a los estudiantes, quienes fueron los destinatarios de esta trabajo. Finalmente, se propuso que el tema abordado en esta investigación sea trabajado con más frecuentemente con los docentes que ya trabajan en el aula y también con los que todavía están en el proceso de convertirse en profesionales en el campo. Así, las mejoras en la enseñanza de las matemáticas serán más efectivas.
Keywords: Matemática
Matofobia
Matemática - ensino
Ensino de matemática - dificuldade
Math
Mathematics - teaching
Matophobia
Mathematics teaching - difficulty
Matemáticas
Matemáticas - enseñanza
Enseñanza de las matemáticas - dificultad
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino - Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27362
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ITALO DOS SANTOS SILVEIRA - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2022.pdfItalo dos Santos Silveira - TCC Licenciatura em Matemática CES 2022419.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.