Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27362
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVEIRA, I. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7395125823207895pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, Glageane da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSouza, Glageane S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3393468945301497pt_BR
dc.contributor.referee1MARTINS, Fabíola da Cruz.-
dc.contributor.referee1IDMARTINS, F. C.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1613723905926538pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Ticiany Marques da.-
dc.contributor.referee2IDSILVA, T. M.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6499608715942749pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo analisar as principais dificuldades alunos na sala de aula e observar seus comportamentos em relação ao medo da matemática nas turmas de 1o ao 3o ano médio de uma escola estadual localizada no Estado da Paraíba. A pesquisa se iniciou com uma breve revisão sobre a origem da matemática; o porquê ela é tão importante para a sociedade e as dificuldades encontradas no ensino e aprendizagem matemáticos. Foi investigado também, a definição de mato fobia; os principais fatores que causam esse medo e o que ela influencia na comunidade na qual os alunos estão inseridos. O trabalho teve como ação principal uma pesquisa em campo por meio de um questionário aplicado aos alunos, que foram os alvos deste trabalho. Por fim, foi proposto que a temática abordada nesta pesquisa fosse trabalhada com mais frequência com os professores que já atuam em sala de aula e também para aqueles que ainda estão no processo de se tornarem profissionais na área. Assim, as melhorias no ensino da matemática serão mais efetivas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino - Aprendizagempt_BR
dc.titleMatofobia: uma breve abordagem sobre as dificuldades no ensino da Matemática.pt_BR
dc.date.issued2022-08-19-
dc.description.abstractThis work aimed to learn the main difficulties students in the classroom and observe their behavior in relation to the fear of mathematics from the 1st to the 3rd year of high school in a school located in the State of Paraíba. The research began with a brief review of the origin of mathematics; why it is so important to society and the difficulties in teaching and learning mathematics. The definition of Matophobia was also investigated; the main factors that cause this fear and what it influences in the community in which the students are inserted. The main action was the work of a research medium applied to the students, which those of this main work. Finally, it was proposed that the theme addressed in this research frequently worked with teachers who already work also in the classroom to become professionals in the area. Thus, improvements in mathematics teaching will be more effective.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27362-
dc.date.accessioned2022-09-21T17:44:28Z-
dc.date.available2022-09-21-
dc.date.available2022-09-21T17:44:28Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMatofobiapt_BR
dc.subjectMatemática - ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de matemática - dificuldadept_BR
dc.subjectMathpt_BR
dc.subjectMathematics - teachingpt_BR
dc.subjectMatophobiapt_BR
dc.subjectMathematics teaching - difficultypt_BR
dc.subjectMatemáticaspt_BR
dc.subjectMatemáticas - enseñanzapt_BR
dc.subjectEnseñanza de las matemáticas - dificultadpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVEIRA, Italo dos Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMatophobia: a brief approach to the difficulties in teaching Math.pt_BR
dc.title.alternativeMatofobia: una breve aproximación a las dificultades en la enseñanza Matemáticas.pt_BR
dc.identifier.citationSILVEIRA, Italo dos Santos. Matofobia: uma breve abordagem sobre as dificuldades no ensino da Matemática. 2022. 32 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.pt_BR
dc.description.resumenEste trabajo tuvo como objetivo analizar las principales dificultades de los alumnos en el aula y observar sus comportamientos en relación al miedo a las matemáticas en las clases de 1° a 3° grado secundaria en una escuela pública ubicada en el estado de Paraíba. La investigación comenzó con una breve repaso al origen de las matemáticas; por qué es tan importante para la sociedad y las dificultades encontradas en la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas. También se investigó la definición de matofobia; los principales factores que provocan este miedo y en qué influye comunidad en la que se insertan los estudiantes. La obra tuvo como acción principal una investigación de campo a través de un cuestionario aplicado a los estudiantes, quienes fueron los destinatarios de esta trabajo. Finalmente, se propuso que el tema abordado en esta investigación sea trabajado con más frecuentemente con los docentes que ya trabajan en el aula y también con los que todavía están en el proceso de convertirse en profesionales en el campo. Así, las mejoras en la enseñanza de las matemáticas serán más efectivas.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ITALO DOS SANTOS SILVEIRA - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2022.pdfItalo dos Santos Silveira - TCC Licenciatura em Matemática CES 2022419.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.