Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27304
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFARIAS, M. N. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2778503692271034pt_BR
dc.contributor.advisor1NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.-
dc.contributor.advisor1IDNÓBREGA, M. M. S. S.pt_BR
dc.contributor.referee1NEVES, Ana Lúcia Maria de Souza.-
dc.contributor.referee1IDNEVES, A. L. M. S.pt_BR
dc.contributor.referee2ALVES, José Hélder Pinheiro.-
dc.contributor.referee2IDALVES, J. H. P.pt_BR
dc.description.resumoO estudo de Literatura, durante décadas, esteve restrito a historiografia, através da exposição cronológica das escolas literárias, autores, datas e características principais dos períodos literários. Entretanto, pesquisas têm revelado que esse tipo de ensino não surte efeito desejado quanto à formação de leitores críticos e autônomos. Em face do exposto, surge o desejo de agregar a linha de pesquisa da Pós-graduação em Linguagem e Ensino um trabalho que se dedique aos aspectos estéticos do texto bem como sua dimensão social, que parte primordialmente da leitura. Para isso elegemos dois contos de Maria Valéria Rezende: “O mundo visto do alto” e “O tempo em que Dona Eulália foi feliz”, como objeto de estudo. A partir da análise do corpus, buscamos responder a seguinte problemática: como ocorre a recepção dos contos por parte dos alunos e quais relações poderão ser construídas a partir de contos que tematizam a condição feminina e a realidade social que os circunda? Para tanto, a pesquisa objetivou analisar a recepção dos alunos do 2° ano do ensino médio no que diz respeito à representação feminina em contos da autora citada. Desta forma, os demais objetivos foram dedicados a conhecer parte da obra da escritora paraibana e sua localização cultural num contexto em que o cânone é constituído por escritores; ler o texto literário em sala de aula e a partir dessa leitura, estimular os alunos a construir uma significação para a obra; discutir com os colaboradores acerca das identidades femininas e das práticas sociais que as envolvem; observar e refletir que caminhos os alunos construíram para expressar essa temática. A coleta de dados se deu por meio do registro de áudio, das anotações da pesquisadora no decorrer da intervenção, entrevistas não diretivas com o ex-professor da turma, questionários de pesquisa e um grupo no facebook, no qual ficaram registrados fotos e uma encenação filmada pelos alunos. Os pressupostos teóricos norteadores dessa pesquisa estão fundamentados em três vertentes: a primeira ligada ao estudo de gêneros; a segunda destinada a compreender a recepção do texto literário e a terceira, relacionada ao ensino de literatura. Deste modo, o estudo de gênero se deu a partir de Butler (2010), Holanda (2003), Falci (2002), Perrot (2013) e Duarte(2003). Quanto à recepção do texto literário, as principais bases teóricas foram Jauss (1994), Iser (1996) e a metodologia estético-recepcional proposta por Aguiar e Bordini (1988).Para isso, utilizamos a estratégia de compartilhamento de leitura, sugerida por Colomer (2007) e a mediação de leitura tal qual como trata Petit (2008). Quanto ao ensino, buscamos os documentos: Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM, 2006) e Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (2006), bem como a perspectiva de letramento literário e sistematização da leitura proposta por Cosson (2006). Os resultados da pesquisa revelam que abordar a literatura a partir da leitura do texto literário se traduz como uma tarefa que desperta a fruição estética e contribui para a formação de um letramento que se pretenda literário. Foi através da leitura, discussões, debates e produções textuais que os alunos vivenciarem a experiência estética.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturapt_BR
dc.titleDa margem para o centro da aula: leituras e discussões sobre a representação feminina em contos de Maria Valéria Rezende.pt_BR
dc.date.issued2014-09-24-
dc.description.abstractDuring decades the study of literature has been restricted to historiography, through the chronologic exposition of literary movements, their main characteristics and authors. However, this kind of teaching does not contribute to the development of readers' autonomy and criticality, as suggested by researchers. Therefore, the desire to add a study focused on the aesthetic aspects of literary texts as well as on their social dimension to the 'Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino'. Based on this will, we chose two short stories of Maria Valeria Rezende, "O Mundo visto do alto" and "O tempo em que Dona Eulalia foi feliz", as our object for study. This research aimed at describing and analyzing the reception of the texts by a group of high-school-second-year students of a public institution in the City of Campina Grande, observing how feminine issues were taken and reworked by them. Data collection was carried out through audio recording, notes taken during the intervention, non-directive interviews with students' former teacher, survey questionnaires, and a webpage on Facebook where photos of a play enacted and filmed by students were displayed. Theoretical assumptions which guided this research are divided into three tenets: the first is related to gender studies; the second to the understanding of the reception of literary texts and the third related to the teaching of literature. Concerning gender studies, we highlight the following works: Butler (2010), Holanda (2003), Falci (2002), Perrot (2013) and Duarte (2003). For the reception of literary texts, Jauss (1994), Iser (1996) and the aesthetic-recepcional methodology proposed by Aguiar and Bordini (1988). The methodology applied gave special attention to shared reading (Colomer, 2007) and reading mediation (Petit, 2008). Regarding education, the following documents were considered: 'Orientações Curriculares para o Ensino Médio' (OCEM, 2006) and 'Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba' (2006), as well as the perspective of literary literacy and systematization of reading proposed by Cosson (2006). The findings reveal that it is possible to approach literature from the reading of literary texts, through discussions, debates and text production, enabling students to experience the aesthetic experience.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27304-
dc.date.accessioned2022-09-20T09:38:35Z-
dc.date.available2022-09-19-
dc.date.available2022-09-20T09:38:35Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectMaria Valéria Rezende - escritora Paraibanapt_BR
dc.subjectEstética da recepção - contospt_BR
dc.subjectConto - recepçãopt_BR
dc.subjectAulas de literatura - ensino médiopt_BR
dc.subjectRepresentação feminina na literatura - contospt_BR
dc.subjectLiteratura Paraibanapt_BR
dc.subjectEscritora Paraibanapt_BR
dc.subjectTexto literário em sala de aulapt_BR
dc.subjectRecepção do texto literário - ensino médiopt_BR
dc.subjectCompartilhamento de leiturapt_BR
dc.subjectTeaching literaturept_BR
dc.subjectMaria Valéria Rezende - writer from Paraíbapt_BR
dc.subjectReception aesthetics - short storiespt_BR
dc.subjectTale - receptionpt_BR
dc.subjectLiterature classes - high schoolpt_BR
dc.subjectFemale representation in literature - short storiespt_BR
dc.subjectLiterature from Paraíbapt_BR
dc.subjectWriter from Paraíbapt_BR
dc.subjectLiterary text in the classroompt_BR
dc.subjectReception of the literary text - high schoolpt_BR
dc.subjectRead sharingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFARIAS, Mariana Nunes Ribeiro de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFrom the margin to the center of the class: readings and discussions about female representation in stories by Maria Valéria Rezende.pt_BR
dc.identifier.citationFARIAS, Mariana Nunes Ribeiro de. Da margem para o centro da aula: leituras e discussões sobre a representação feminina em contos de Maria Valéria Rezende. 2014. 135f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27304pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Linguagem e Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIANA NUNES RIBEIRO DE FARIAS - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2014.pdfMariana Nunes Ribeiro de Farias - Dissertação PPGLE CH 20142.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.